Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330 |
Resumo: | Esta investigação examina o papel da inteligência emocional (IE) no desempenho académico, numa amostra de 111 estudantes em frequência do ensino universitário português. Os resultados evidenciam que os alunos com melhores desempenhos académicos denotam níveis superiores de inteligência emocional, mas não foram encontradas associações significativas entre a IE e o desempenho académico, sugerindo a necessidade de mais estudos com vista ao aprofundamento desta recente e complexa área de pesquisa. Emotional Intelligence and College Students' Academic Achievement This research examines the role of emotional intelligence (EI) in academic achievement in a sample of 111 college students. The results show that students with better academic outcomes demonstrate higher emotional intelligence, though there are no significant associations between EI and academic achievement, suggesting the need for further studies in order to deepening this recent and complex research area.Keywords: Emotional Intelligence (EI), college students, academic achievement. |
id |
RCAP_afc35be8f5dc15408e3d811c7b0be4b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/330 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino SuperiorInteligência emocional (IE)estudantes do ensino superiordesempenho académicoEsta investigação examina o papel da inteligência emocional (IE) no desempenho académico, numa amostra de 111 estudantes em frequência do ensino universitário português. Os resultados evidenciam que os alunos com melhores desempenhos académicos denotam níveis superiores de inteligência emocional, mas não foram encontradas associações significativas entre a IE e o desempenho académico, sugerindo a necessidade de mais estudos com vista ao aprofundamento desta recente e complexa área de pesquisa. Emotional Intelligence and College Students' Academic Achievement This research examines the role of emotional intelligence (EI) in academic achievement in a sample of 111 college students. The results show that students with better academic outcomes demonstrate higher emotional intelligence, though there are no significant associations between EI and academic achievement, suggesting the need for further studies in order to deepening this recent and complex research area.Keywords: Emotional Intelligence (EI), college students, academic achievement.Instituto Superior Miguel Torga2013-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 21Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 21Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 212184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330/337Sousa, Ana Botelho deDias, José Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:46:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:05.134726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior |
title |
Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior |
spellingShingle |
Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior Sousa, Ana Botelho de Inteligência emocional (IE) estudantes do ensino superior desempenho académico |
title_short |
Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior |
title_full |
Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior |
title_fullStr |
Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior |
title_sort |
Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior |
author |
Sousa, Ana Botelho de |
author_facet |
Sousa, Ana Botelho de Dias, José Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Dias, José Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Botelho de Dias, José Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência emocional (IE) estudantes do ensino superior desempenho académico |
topic |
Inteligência emocional (IE) estudantes do ensino superior desempenho académico |
description |
Esta investigação examina o papel da inteligência emocional (IE) no desempenho académico, numa amostra de 111 estudantes em frequência do ensino universitário português. Os resultados evidenciam que os alunos com melhores desempenhos académicos denotam níveis superiores de inteligência emocional, mas não foram encontradas associações significativas entre a IE e o desempenho académico, sugerindo a necessidade de mais estudos com vista ao aprofundamento desta recente e complexa área de pesquisa. Emotional Intelligence and College Students' Academic Achievement This research examines the role of emotional intelligence (EI) in academic achievement in a sample of 111 college students. The results show that students with better academic outcomes demonstrate higher emotional intelligence, though there are no significant associations between EI and academic achievement, suggesting the need for further studies in order to deepening this recent and complex research area.Keywords: Emotional Intelligence (EI), college students, academic achievement. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330 |
url |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330 https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330/337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Miguel Torga |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Miguel Torga |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 21 Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 21 Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 21 2184-3929 0873-0725 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130364942221312 |