Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400234 |
Resumo: | RESUMO Partiu-se da concepção de escola como lugar de formação de aprendizes na relação com educadores, privilegiado para trabalhar questões relevantes à vivência social, como o uso de drogas, desde o início da escolarização. Objetivou-se levantar concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram da quinta edição do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas sobre os conteúdos abordados e sua prática cotidiana. Buscou-se refletir sobre a importância de criar formas pedagógicas pautadas no acolhimento às vivências das crianças. Realizou-se entrevistas com vinte e uma professoras ex-cursistas do Distrito Federal. A análise das categorias construídas permitiu refletir sobre a prática educativa cotidiana e a necessidade da escuta dos discursos das crianças sobre as drogas. As professoras puderam perceber que há abertura para abordar essas questões e demandaram formação teórico-prática como instrumento que auxilie o trabalho pedagógico. |
id |
EAA-1_e85003a59ad6462452f773f7c39b2129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782017000400234 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogasESCOLA: formação de professoresdrogasinfânciaRESUMO Partiu-se da concepção de escola como lugar de formação de aprendizes na relação com educadores, privilegiado para trabalhar questões relevantes à vivência social, como o uso de drogas, desde o início da escolarização. Objetivou-se levantar concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram da quinta edição do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas sobre os conteúdos abordados e sua prática cotidiana. Buscou-se refletir sobre a importância de criar formas pedagógicas pautadas no acolhimento às vivências das crianças. Realizou-se entrevistas com vinte e uma professoras ex-cursistas do Distrito Federal. A análise das categorias construídas permitiu refletir sobre a prática educativa cotidiana e a necessidade da escuta dos discursos das crianças sobre as drogas. As professoras puderam perceber que há abertura para abordar essas questões e demandaram formação teórico-prática como instrumento que auxilie o trabalho pedagógico.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400234Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227179info:eu-repo/semantics/openAccessCHAGAS,JULIA CHAMUSCAMARQUES,RICARDO HENRIQUE BRITOPEDROZA,REGINA LÚCIA SUCUPIRAPULINO,LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTOSILVA,SANDRA FRANCISCA LIMA DASIQUEIRA,ISABELLE BORGESSOUSA,TAÍSA RESENDESUDBRACK,MARIA FÁTIMA OLIVIERpor2017-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000400234Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-12-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas |
title |
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas |
spellingShingle |
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas CHAGAS,JULIA CHAMUSCA ESCOLA: formação de professores drogas infância |
title_short |
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas |
title_full |
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas |
title_fullStr |
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas |
title_full_unstemmed |
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas |
title_sort |
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas |
author |
CHAGAS,JULIA CHAMUSCA |
author_facet |
CHAGAS,JULIA CHAMUSCA MARQUES,RICARDO HENRIQUE BRITO PEDROZA,REGINA LÚCIA SUCUPIRA PULINO,LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO SILVA,SANDRA FRANCISCA LIMA DA SIQUEIRA,ISABELLE BORGES SOUSA,TAÍSA RESENDE SUDBRACK,MARIA FÁTIMA OLIVIER |
author_role |
author |
author2 |
MARQUES,RICARDO HENRIQUE BRITO PEDROZA,REGINA LÚCIA SUCUPIRA PULINO,LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO SILVA,SANDRA FRANCISCA LIMA DA SIQUEIRA,ISABELLE BORGES SOUSA,TAÍSA RESENDE SUDBRACK,MARIA FÁTIMA OLIVIER |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHAGAS,JULIA CHAMUSCA MARQUES,RICARDO HENRIQUE BRITO PEDROZA,REGINA LÚCIA SUCUPIRA PULINO,LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO SILVA,SANDRA FRANCISCA LIMA DA SIQUEIRA,ISABELLE BORGES SOUSA,TAÍSA RESENDE SUDBRACK,MARIA FÁTIMA OLIVIER |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESCOLA: formação de professores drogas infância |
topic |
ESCOLA: formação de professores drogas infância |
description |
RESUMO Partiu-se da concepção de escola como lugar de formação de aprendizes na relação com educadores, privilegiado para trabalhar questões relevantes à vivência social, como o uso de drogas, desde o início da escolarização. Objetivou-se levantar concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram da quinta edição do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas sobre os conteúdos abordados e sua prática cotidiana. Buscou-se refletir sobre a importância de criar formas pedagógicas pautadas no acolhimento às vivências das crianças. Realizou-se entrevistas com vinte e uma professoras ex-cursistas do Distrito Federal. A análise das categorias construídas permitiu refletir sobre a prática educativa cotidiana e a necessidade da escuta dos discursos das crianças sobre as drogas. As professoras puderam perceber que há abertura para abordar essas questões e demandaram formação teórico-prática como instrumento que auxilie o trabalho pedagógico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400234 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782017227179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492104933376 |