Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAGAS,JULIA CHAMUSCA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MARQUES,RICARDO HENRIQUE BRITO, PEDROZA,REGINA LÚCIA SUCUPIRA, PULINO,LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO, SILVA,SANDRA FRANCISCA LIMA DA, SIQUEIRA,ISABELLE BORGES, SOUSA,TAÍSA RESENDE, SUDBRACK,MARIA FÁTIMA OLIVIER
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400234
Resumo: RESUMO Partiu-se da concepção de escola como lugar de formação de aprendizes na relação com educadores, privilegiado para trabalhar questões relevantes à vivência social, como o uso de drogas, desde o início da escolarização. Objetivou-se levantar concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram da quinta edição do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas sobre os conteúdos abordados e sua prática cotidiana. Buscou-se refletir sobre a importância de criar formas pedagógicas pautadas no acolhimento às vivências das crianças. Realizou-se entrevistas com vinte e uma professoras ex-cursistas do Distrito Federal. A análise das categorias construídas permitiu refletir sobre a prática educativa cotidiana e a necessidade da escuta dos discursos das crianças sobre as drogas. As professoras puderam perceber que há abertura para abordar essas questões e demandaram formação teórico-prática como instrumento que auxilie o trabalho pedagógico.
id EAA-1_e85003a59ad6462452f773f7c39b2129
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000400234
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogasESCOLA: formação de professoresdrogasinfânciaRESUMO Partiu-se da concepção de escola como lugar de formação de aprendizes na relação com educadores, privilegiado para trabalhar questões relevantes à vivência social, como o uso de drogas, desde o início da escolarização. Objetivou-se levantar concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram da quinta edição do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas sobre os conteúdos abordados e sua prática cotidiana. Buscou-se refletir sobre a importância de criar formas pedagógicas pautadas no acolhimento às vivências das crianças. Realizou-se entrevistas com vinte e uma professoras ex-cursistas do Distrito Federal. A análise das categorias construídas permitiu refletir sobre a prática educativa cotidiana e a necessidade da escuta dos discursos das crianças sobre as drogas. As professoras puderam perceber que há abertura para abordar essas questões e demandaram formação teórico-prática como instrumento que auxilie o trabalho pedagógico.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400234Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227179info:eu-repo/semantics/openAccessCHAGAS,JULIA CHAMUSCAMARQUES,RICARDO HENRIQUE BRITOPEDROZA,REGINA LÚCIA SUCUPIRAPULINO,LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTOSILVA,SANDRA FRANCISCA LIMA DASIQUEIRA,ISABELLE BORGESSOUSA,TAÍSA RESENDESUDBRACK,MARIA FÁTIMA OLIVIERpor2017-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000400234Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-12-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
title Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
spellingShingle Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
CHAGAS,JULIA CHAMUSCA
ESCOLA: formação de professores
drogas
infância
title_short Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
title_full Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
title_fullStr Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
title_full_unstemmed Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
title_sort Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
author CHAGAS,JULIA CHAMUSCA
author_facet CHAGAS,JULIA CHAMUSCA
MARQUES,RICARDO HENRIQUE BRITO
PEDROZA,REGINA LÚCIA SUCUPIRA
PULINO,LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO
SILVA,SANDRA FRANCISCA LIMA DA
SIQUEIRA,ISABELLE BORGES
SOUSA,TAÍSA RESENDE
SUDBRACK,MARIA FÁTIMA OLIVIER
author_role author
author2 MARQUES,RICARDO HENRIQUE BRITO
PEDROZA,REGINA LÚCIA SUCUPIRA
PULINO,LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO
SILVA,SANDRA FRANCISCA LIMA DA
SIQUEIRA,ISABELLE BORGES
SOUSA,TAÍSA RESENDE
SUDBRACK,MARIA FÁTIMA OLIVIER
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CHAGAS,JULIA CHAMUSCA
MARQUES,RICARDO HENRIQUE BRITO
PEDROZA,REGINA LÚCIA SUCUPIRA
PULINO,LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO
SILVA,SANDRA FRANCISCA LIMA DA
SIQUEIRA,ISABELLE BORGES
SOUSA,TAÍSA RESENDE
SUDBRACK,MARIA FÁTIMA OLIVIER
dc.subject.por.fl_str_mv ESCOLA: formação de professores
drogas
infância
topic ESCOLA: formação de professores
drogas
infância
description RESUMO Partiu-se da concepção de escola como lugar de formação de aprendizes na relação com educadores, privilegiado para trabalhar questões relevantes à vivência social, como o uso de drogas, desde o início da escolarização. Objetivou-se levantar concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram da quinta edição do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas sobre os conteúdos abordados e sua prática cotidiana. Buscou-se refletir sobre a importância de criar formas pedagógicas pautadas no acolhimento às vivências das crianças. Realizou-se entrevistas com vinte e uma professoras ex-cursistas do Distrito Federal. A análise das categorias construídas permitiu refletir sobre a prática educativa cotidiana e a necessidade da escuta dos discursos das crianças sobre as drogas. As professoras puderam perceber que há abertura para abordar essas questões e demandaram formação teórico-prática como instrumento que auxilie o trabalho pedagógico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400234
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017227179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492104933376