A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felgueiras,Margarida Louro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300006
Resumo: Na historiografia da história da educação, vários autores têm salientado a posição "entre-dois" que a disciplina ocupa (Nóvoa, 1994, p. 21; Depaepe, 1993, p. 31). Disciplina histórica, elemento estruturante da incipiente ciência da educação, só se desenvolveu historicamente no campo institucional da formação de professores, a que ficou vinculada. A partir dessa situação, propomo-nos analisar a questão de forma semi-retrospectiva, evocando recordações da experiência pessoal. A partir delas, caminhamos na interrogação ao passado, tomando Portugal por campo de observação, ao mesmo tempo em que lançamos um olhar sobre a situação da história da educação em outros países europeus. Pretendemos problematizar o lugar da história da educação no sistema de ensino, compreender como se sedimentou a história da educação na área da formação dos docentes e que papel aí representou. Da sistematização de algumas questões em torno dessa problemática pretendemos discutir o carácter híbrido da história da educação, com as dificuldades e oportunidades daí decorrentes.
id EAA-1_e8fe619836ffd7bab957a90d7761f4b4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782008000300006
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógicohistória da educaçãosaber pedagógicoformação de professoresensino da história da educaçãoNa historiografia da história da educação, vários autores têm salientado a posição "entre-dois" que a disciplina ocupa (Nóvoa, 1994, p. 21; Depaepe, 1993, p. 31). Disciplina histórica, elemento estruturante da incipiente ciência da educação, só se desenvolveu historicamente no campo institucional da formação de professores, a que ficou vinculada. A partir dessa situação, propomo-nos analisar a questão de forma semi-retrospectiva, evocando recordações da experiência pessoal. A partir delas, caminhamos na interrogação ao passado, tomando Portugal por campo de observação, ao mesmo tempo em que lançamos um olhar sobre a situação da história da educação em outros países europeus. Pretendemos problematizar o lugar da história da educação no sistema de ensino, compreender como se sedimentou a história da educação na área da formação dos docentes e que papel aí representou. Da sistematização de algumas questões em torno dessa problemática pretendemos discutir o carácter híbrido da história da educação, com as dificuldades e oportunidades daí decorrentes.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300006Revista Brasileira de Educação v.13 n.39 2008reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782008000300006info:eu-repo/semantics/openAccessFelgueiras,Margarida Louropor2009-01-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782008000300006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2009-01-20T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
title A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
spellingShingle A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
Felgueiras,Margarida Louro
história da educação
saber pedagógico
formação de professores
ensino da história da educação
title_short A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
title_full A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
title_fullStr A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
title_full_unstemmed A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
title_sort A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
author Felgueiras,Margarida Louro
author_facet Felgueiras,Margarida Louro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felgueiras,Margarida Louro
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação
saber pedagógico
formação de professores
ensino da história da educação
topic história da educação
saber pedagógico
formação de professores
ensino da história da educação
description Na historiografia da história da educação, vários autores têm salientado a posição "entre-dois" que a disciplina ocupa (Nóvoa, 1994, p. 21; Depaepe, 1993, p. 31). Disciplina histórica, elemento estruturante da incipiente ciência da educação, só se desenvolveu historicamente no campo institucional da formação de professores, a que ficou vinculada. A partir dessa situação, propomo-nos analisar a questão de forma semi-retrospectiva, evocando recordações da experiência pessoal. A partir delas, caminhamos na interrogação ao passado, tomando Portugal por campo de observação, ao mesmo tempo em que lançamos um olhar sobre a situação da história da educação em outros países europeus. Pretendemos problematizar o lugar da história da educação no sistema de ensino, compreender como se sedimentou a história da educação na área da formação dos docentes e que papel aí representou. Da sistematização de algumas questões em torno dessa problemática pretendemos discutir o carácter híbrido da história da educação, com as dificuldades e oportunidades daí decorrentes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782008000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.13 n.39 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490531020800