Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Antonio Flavio Barbosa
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Candau,Vera Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000200012
Resumo: Defende a necessidade de currículos pautados por justiça curricular, entendendo-a como o grau em que os currículos contribuem para reduzir diferenças e desigualdades sociais. Em outras palavras, sustenta que, além da preocupação com a desigualdade econômica, a escola e o currículo precisam levar em conta a pluralidade cultural de nossa sociedade, buscando desafiar as relações de poder que produzem e preservam as diferenças. Discute a centralidade da cultura na sociedade contemporânea, analisa estratégias pedagógicas para lidar com a pluralidade cultural e apresenta pontos a serem incluídos na formação de professores(as) multiculturalmente orientados.
id EAA-1_e937b38adaa4712e5b94434a2eb37f4c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782003000200012
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação escolar e cultura(s): construindo caminhosmulticulturalismocurrículoestratégia pedagógicaformação docenteDefende a necessidade de currículos pautados por justiça curricular, entendendo-a como o grau em que os currículos contribuem para reduzir diferenças e desigualdades sociais. Em outras palavras, sustenta que, além da preocupação com a desigualdade econômica, a escola e o currículo precisam levar em conta a pluralidade cultural de nossa sociedade, buscando desafiar as relações de poder que produzem e preservam as diferenças. Discute a centralidade da cultura na sociedade contemporânea, analisa estratégias pedagógicas para lidar com a pluralidade cultural e apresenta pontos a serem incluídos na formação de professores(as) multiculturalmente orientados.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000200012Revista Brasileira de Educação n.23 2003reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782003000200012info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Antonio Flavio BarbosaCandau,Vera Mariapor2006-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782003000200012Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-11-06T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos
title Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos
spellingShingle Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos
Moreira,Antonio Flavio Barbosa
multiculturalismo
currículo
estratégia pedagógica
formação docente
title_short Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos
title_full Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos
title_fullStr Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos
title_full_unstemmed Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos
title_sort Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos
author Moreira,Antonio Flavio Barbosa
author_facet Moreira,Antonio Flavio Barbosa
Candau,Vera Maria
author_role author
author2 Candau,Vera Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Antonio Flavio Barbosa
Candau,Vera Maria
dc.subject.por.fl_str_mv multiculturalismo
currículo
estratégia pedagógica
formação docente
topic multiculturalismo
currículo
estratégia pedagógica
formação docente
description Defende a necessidade de currículos pautados por justiça curricular, entendendo-a como o grau em que os currículos contribuem para reduzir diferenças e desigualdades sociais. Em outras palavras, sustenta que, além da preocupação com a desigualdade econômica, a escola e o currículo precisam levar em conta a pluralidade cultural de nossa sociedade, buscando desafiar as relações de poder que produzem e preservam as diferenças. Discute a centralidade da cultura na sociedade contemporânea, analisa estratégias pedagógicas para lidar com a pluralidade cultural e apresenta pontos a serem incluídos na formação de professores(as) multiculturalmente orientados.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782003000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.23 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489790726144