Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Teresa N. R.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000300013
Resumo: No âmbito educativo, a promoção do desenvolvimento cognitivo tem-se materializado em distintas propostas de intervenção conhecidas como programas de "ensinar a pensar" ou programas de desenvolvimento cognitivo (PDC). A partir da constatação da necessidade de uma aproximação crítica ao enquadramento conceptual e design dos referidos programas, o artigo apresenta um modelo de análise que parte do questionamento dos modelos teóricos que estão na base dos PDC. Propõe como referenciais teóricos da análise empreendida as teorias do desenvolvimento e da cognição emergentes das neurociências cognitivas e da biologia evolutiva, integradas no paradigma da complexidade, e elabora, com base nelas, um modelo de análise aplicado a um conjunto de programas seleccionados. O modelo proposto pode contribuir para repensar os programas existentes e propor novas formas de intervir neste campo em particular.
id EAA-1_ec2f5c0a35468efeae47cd18f0e64bdd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782010000300013
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivoprogramas de desenvolvimento cognitivocomplexidademodelos da cogniçãoNo âmbito educativo, a promoção do desenvolvimento cognitivo tem-se materializado em distintas propostas de intervenção conhecidas como programas de "ensinar a pensar" ou programas de desenvolvimento cognitivo (PDC). A partir da constatação da necessidade de uma aproximação crítica ao enquadramento conceptual e design dos referidos programas, o artigo apresenta um modelo de análise que parte do questionamento dos modelos teóricos que estão na base dos PDC. Propõe como referenciais teóricos da análise empreendida as teorias do desenvolvimento e da cognição emergentes das neurociências cognitivas e da biologia evolutiva, integradas no paradigma da complexidade, e elabora, com base nelas, um modelo de análise aplicado a um conjunto de programas seleccionados. O modelo proposto pode contribuir para repensar os programas existentes e propor novas formas de intervir neste campo em particular.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000300013Revista Brasileira de Educação v.15 n.45 2010reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782010000300013info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Teresa N. R.por2010-12-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782010000300013Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2010-12-22T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo
title Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo
spellingShingle Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo
Gonçalves,Teresa N. R.
programas de desenvolvimento cognitivo
complexidade
modelos da cognição
title_short Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo
title_full Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo
title_fullStr Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo
title_full_unstemmed Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo
title_sort Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo
author Gonçalves,Teresa N. R.
author_facet Gonçalves,Teresa N. R.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Teresa N. R.
dc.subject.por.fl_str_mv programas de desenvolvimento cognitivo
complexidade
modelos da cognição
topic programas de desenvolvimento cognitivo
complexidade
modelos da cognição
description No âmbito educativo, a promoção do desenvolvimento cognitivo tem-se materializado em distintas propostas de intervenção conhecidas como programas de "ensinar a pensar" ou programas de desenvolvimento cognitivo (PDC). A partir da constatação da necessidade de uma aproximação crítica ao enquadramento conceptual e design dos referidos programas, o artigo apresenta um modelo de análise que parte do questionamento dos modelos teóricos que estão na base dos PDC. Propõe como referenciais teóricos da análise empreendida as teorias do desenvolvimento e da cognição emergentes das neurociências cognitivas e da biologia evolutiva, integradas no paradigma da complexidade, e elabora, com base nelas, um modelo de análise aplicado a um conjunto de programas seleccionados. O modelo proposto pode contribuir para repensar os programas existentes e propor novas formas de intervir neste campo em particular.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782010000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.15 n.45 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490893828096