Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANJOS,HILDETE PEREIRA DOS
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300619
Resumo: RESUMOO trabalho apresenta uma proposta de percurso metodológico que visa possibilitar incorporar os saberes das professoras das salas de recursos na produção de conhecimento, de modo que faça avançar as políticas e as práticas de inclusão escolar no país, objetivo maior do Observatório Nacional de Educação Especial. Para tanto, apresenta uma experiência de pesquisa-formação que incorpora à proposta metodológica as histórias de vida das educadoras de um dos municípios que participaram da pesquisa do Observatório. Apresenta-se tal percurso metodológico argumentando sobre as possibilidades de interação, na prática, entre pesquisa-formação e história de vida. A participação efetiva das professoras das salas de recursos no levantamento dos saberes acerca de si, das políticas e da própria história da educação especial mostrou grande potencial heurístico no estudo de como esses saberes estão imbricados nas ações e no processo formativo dessas educadoras.
id EAA-1_f5fc62a0715e0c3f6df71a94b2c6a18c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782015000300619
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusivapolíticas públicasinclusãosalas de recursos multifuncionaishistória de vidapesquisa-formaçãoRESUMOO trabalho apresenta uma proposta de percurso metodológico que visa possibilitar incorporar os saberes das professoras das salas de recursos na produção de conhecimento, de modo que faça avançar as políticas e as práticas de inclusão escolar no país, objetivo maior do Observatório Nacional de Educação Especial. Para tanto, apresenta uma experiência de pesquisa-formação que incorpora à proposta metodológica as histórias de vida das educadoras de um dos municípios que participaram da pesquisa do Observatório. Apresenta-se tal percurso metodológico argumentando sobre as possibilidades de interação, na prática, entre pesquisa-formação e história de vida. A participação efetiva das professoras das salas de recursos no levantamento dos saberes acerca de si, das políticas e da própria história da educação especial mostrou grande potencial heurístico no estudo de como esses saberes estão imbricados nas ações e no processo formativo dessas educadoras.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300619Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206204info:eu-repo/semantics/openAccessANJOS,HILDETE PEREIRA DOSpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000300619Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva
title Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva
spellingShingle Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva
ANJOS,HILDETE PEREIRA DOS
políticas públicas
inclusão
salas de recursos multifuncionais
história de vida
pesquisa-formação
title_short Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva
title_full Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva
title_fullStr Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva
title_full_unstemmed Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva
title_sort Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva
author ANJOS,HILDETE PEREIRA DOS
author_facet ANJOS,HILDETE PEREIRA DOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANJOS,HILDETE PEREIRA DOS
dc.subject.por.fl_str_mv políticas públicas
inclusão
salas de recursos multifuncionais
história de vida
pesquisa-formação
topic políticas públicas
inclusão
salas de recursos multifuncionais
história de vida
pesquisa-formação
description RESUMOO trabalho apresenta uma proposta de percurso metodológico que visa possibilitar incorporar os saberes das professoras das salas de recursos na produção de conhecimento, de modo que faça avançar as políticas e as práticas de inclusão escolar no país, objetivo maior do Observatório Nacional de Educação Especial. Para tanto, apresenta uma experiência de pesquisa-formação que incorpora à proposta metodológica as histórias de vida das educadoras de um dos municípios que participaram da pesquisa do Observatório. Apresenta-se tal percurso metodológico argumentando sobre as possibilidades de interação, na prática, entre pesquisa-formação e história de vida. A participação efetiva das professoras das salas de recursos no levantamento dos saberes acerca de si, das políticas e da própria história da educação especial mostrou grande potencial heurístico no estudo de como esses saberes estão imbricados nas ações e no processo formativo dessas educadoras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300619
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782015206204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491628879872