Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000fgqh |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. |
id |
UFSM_fa04bb88524aa7ed6f2d1b8b01265122 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1528 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionaisAttending to the education necessities of pupils with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources.InclusãoAltas habilidadesSuperdotaçãoSala de recursos multifuncionaisArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.The article emphasizes the importance of the multifunctional rooms in the current educational system. An inclusive school provides an education concerned with all. Independent if the pupil presents or not special education needs. It is important that all the pupils have conditions of knowing, learning and living in an environment without prejudice which stimulates their creativity and which respect their rhythm of learning. The pupil with High abilities/Superendowment is regularly registered in a common school. But he does not receive the adequate attendance to his educational necessities, what causes, most of the time, lack of motivation and abandonment of the activities at school. Therefore, the attendance of the pupil with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources has the function of supplementing the school curriculum, in other words, the room of multifunctional resources must be a place where this pupil can better develop his knowledge and abilities accordin to the interests. Using the bibliographical research as methodology for the investigation, two important points are detached as conclusion of this study: first, for acting in this room, the teacher must be enabled in the area to carry out the attendance. The teacher who works in the room of multifunctional resources, beyond to help the pupil with high abilities/superendowment, he must help the school servants in which this pupil studies, in order the process of the school inclusion can occur. Second, the pupils with high abilities need adequate attendances that can promote academic, psychomotor and social development, which includes education methods suitable to their special necessities.O artigo destaca a importância das salas multifuncionais no atual sistema educacional. Uma escola inclusiva proporciona uma educação voltada para todos, independente do aluno apresentar ou não necessidades educacionais especiais. É importante que todos os alunos tenham condições de conhecer, aprender e viver num ambiente sem preconceitos, que estimule suas potencialidades e respeite seu ritmo de aprendizagem. O aluno com altas habilidades/superdotação está regularmente matriculado na escola comum. No entanto, não recebe o atendimento adequado às suas necessidades educacionais, ocasionando, na maioria das vezes, desmotivação e abandono das atividades escolares. Portanto, o atendimento do aluno com altas habilidades/superdotação em sala de recursos multifuncionais tem a função de complementar o currículo escolar, ou seja, a sala de recursos multifuncionais deve ser um local onde este aluno possa melhor desenvolver seus conhecimentos e habilidades no que se tem interesse. Utilizando a pesquisa bibliográfica como metodologia para a investigação, dois pontos importantes podem ser destacados como conclusão desse estudo: em primeiro lugar, para atuar nesta sala, o professor deve estar capacitado na área para realizar o atendimento. O professor que atua em sala de recursos multifuncionais, além de auxiliar o aluno com altas habilidades/superdotação, deve auxiliar os funcionários da escola em que este aluno estuda para que se possa ocorrer o processo de inclusão escolar. Em segundo lugar, os alunos com altas habilidades necessitam de atendimentos educacionais adequados que possam promover desenvolvimento acadêmico, psicomotor e social, o que inclui métodos de ensino adaptados às suas necessidades especiais.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoVieira, Nara Joyce WellausenDiniz, Laura Ediane Paz2016-04-27T14:00:24Z2016-04-27T14:00:24Z2008-10-252008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528ark:/26339/001300000fgqhporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais Attending to the education necessities of pupils with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources. |
title |
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais |
spellingShingle |
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais Diniz, Laura Ediane Paz Inclusão Altas habilidades Superdotação Sala de recursos multifuncionais |
title_short |
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais |
title_full |
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais |
title_fullStr |
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais |
title_full_unstemmed |
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais |
title_sort |
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais |
author |
Diniz, Laura Ediane Paz |
author_facet |
Diniz, Laura Ediane Paz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Nara Joyce Wellausen |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Laura Ediane Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Altas habilidades Superdotação Sala de recursos multifuncionais |
topic |
Inclusão Altas habilidades Superdotação Sala de recursos multifuncionais |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-25 2008 2016-04-27T14:00:24Z 2016-04-27T14:00:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000fgqh |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000fgqh |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172333453705216 |