Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Laura Ediane Paz
Data de Publicação: 2008
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000fgqh
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.
id UFSM_fa04bb88524aa7ed6f2d1b8b01265122
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1528
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionaisAttending to the education necessities of pupils with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources.InclusãoAltas habilidadesSuperdotaçãoSala de recursos multifuncionaisArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.The article emphasizes the importance of the multifunctional rooms in the current educational system. An inclusive school provides an education concerned with all. Independent if the pupil presents or not special education needs. It is important that all the pupils have conditions of knowing, learning and living in an environment without prejudice which stimulates their creativity and which respect their rhythm of learning. The pupil with High abilities/Superendowment is regularly registered in a common school. But he does not receive the adequate attendance to his educational necessities, what causes, most of the time, lack of motivation and abandonment of the activities at school. Therefore, the attendance of the pupil with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources has the function of supplementing the school curriculum, in other words, the room of multifunctional resources must be a place where this pupil can better develop his knowledge and abilities accordin to the interests. Using the bibliographical research as methodology for the investigation, two important points are detached as conclusion of this study: first, for acting in this room, the teacher must be enabled in the area to carry out the attendance. The teacher who works in the room of multifunctional resources, beyond to help the pupil with high abilities/superendowment, he must help the school servants in which this pupil studies, in order the process of the school inclusion can occur. Second, the pupils with high abilities need adequate attendances that can promote academic, psychomotor and social development, which includes education methods suitable to their special necessities.O artigo destaca a importância das salas multifuncionais no atual sistema educacional. Uma escola inclusiva proporciona uma educação voltada para todos, independente do aluno apresentar ou não necessidades educacionais especiais. É importante que todos os alunos tenham condições de conhecer, aprender e viver num ambiente sem preconceitos, que estimule suas potencialidades e respeite seu ritmo de aprendizagem. O aluno com altas habilidades/superdotação está regularmente matriculado na escola comum. No entanto, não recebe o atendimento adequado às suas necessidades educacionais, ocasionando, na maioria das vezes, desmotivação e abandono das atividades escolares. Portanto, o atendimento do aluno com altas habilidades/superdotação em sala de recursos multifuncionais tem a função de complementar o currículo escolar, ou seja, a sala de recursos multifuncionais deve ser um local onde este aluno possa melhor desenvolver seus conhecimentos e habilidades no que se tem interesse. Utilizando a pesquisa bibliográfica como metodologia para a investigação, dois pontos importantes podem ser destacados como conclusão desse estudo: em primeiro lugar, para atuar nesta sala, o professor deve estar capacitado na área para realizar o atendimento. O professor que atua em sala de recursos multifuncionais, além de auxiliar o aluno com altas habilidades/superdotação, deve auxiliar os funcionários da escola em que este aluno estuda para que se possa ocorrer o processo de inclusão escolar. Em segundo lugar, os alunos com altas habilidades necessitam de atendimentos educacionais adequados que possam promover desenvolvimento acadêmico, psicomotor e social, o que inclui métodos de ensino adaptados às suas necessidades especiais.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoVieira, Nara Joyce WellausenDiniz, Laura Ediane Paz2016-04-27T14:00:24Z2016-04-27T14:00:24Z2008-10-252008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528ark:/26339/001300000fgqhporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
Attending to the education necessities of pupils with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources.
title Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
spellingShingle Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
Diniz, Laura Ediane Paz
Inclusão
Altas habilidades
Superdotação
Sala de recursos multifuncionais
title_short Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
title_full Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
title_fullStr Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
title_full_unstemmed Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
title_sort Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
author Diniz, Laura Ediane Paz
author_facet Diniz, Laura Ediane Paz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Nara Joyce Wellausen
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Laura Ediane Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Altas habilidades
Superdotação
Sala de recursos multifuncionais
topic Inclusão
Altas habilidades
Superdotação
Sala de recursos multifuncionais
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-25
2008
2016-04-27T14:00:24Z
2016-04-27T14:00:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000fgqh
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528
identifier_str_mv ark:/26339/001300000fgqh
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172333453705216