INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bernardi, Vanessa, Foltran, Elenice Parise, Oliveira, Rita de Cássia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553
Resumo: Este artigo busca refletir sobre as mudanças que ocorreram no cotidiano escolar, a partir da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, por meio da implementação do ensino remoto emergencial – ERE, no período de pandemia, ocasionada pelo COVID-19, nas salas de recursos multifuncionais – SRM. Em especial, este trabalho tenta vislumbrar sobre a formação continuada dos professores para o atendimento dessa nova demanda, no que tange o uso das TDIC para um público específico. A questão norteadora deste trabalho foi: os professores receberam formação continuada suficiente para inserir as TDIC nas SRM durante a pandemia? A pesquisa assentou-se teoricamente em autores que discutem sobre as TDIC no ensino, desses destacam-se: Moran (2005), Masetto (2000), Valente (2005) entre outros e autores que discutem sobre a Educação Inclusiva e a inserção das TDIC como: Cortelazzo (2012), Loureiro et al (2020), Viana et al. (2019) e Silva Neto et al (2018). Foi elaborado como instrumento de coleta de dados, um questionário do Google Forms, o qual foi respondido por 17 educadores, atuantes nas salas de recursos multifuncionais da rede pública do Estado do Paraná. Como resultado, percebeu-se que os docentes se esforçaram para dar conta do ensino no período de pandemia, que novas dificuldades surgiram, principalmente em relação à sua formação continuada e ao manuseio das TDIC de forma efetiva. Por isso, o estudo apontou que o trabalho pós-pandemia carece de maior atenção tanto no atendimento dos alunos das SRM como da formação continuada do professor. 
id UEMA-1_c56f1b566af27778d0588022784705d1
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/553
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAISPandemia de COVID-19. Formação Continuada. Salas de Recursos Multifuncionais.Este artigo busca refletir sobre as mudanças que ocorreram no cotidiano escolar, a partir da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, por meio da implementação do ensino remoto emergencial – ERE, no período de pandemia, ocasionada pelo COVID-19, nas salas de recursos multifuncionais – SRM. Em especial, este trabalho tenta vislumbrar sobre a formação continuada dos professores para o atendimento dessa nova demanda, no que tange o uso das TDIC para um público específico. A questão norteadora deste trabalho foi: os professores receberam formação continuada suficiente para inserir as TDIC nas SRM durante a pandemia? A pesquisa assentou-se teoricamente em autores que discutem sobre as TDIC no ensino, desses destacam-se: Moran (2005), Masetto (2000), Valente (2005) entre outros e autores que discutem sobre a Educação Inclusiva e a inserção das TDIC como: Cortelazzo (2012), Loureiro et al (2020), Viana et al. (2019) e Silva Neto et al (2018). Foi elaborado como instrumento de coleta de dados, um questionário do Google Forms, o qual foi respondido por 17 educadores, atuantes nas salas de recursos multifuncionais da rede pública do Estado do Paraná. Como resultado, percebeu-se que os docentes se esforçaram para dar conta do ensino no período de pandemia, que novas dificuldades surgiram, principalmente em relação à sua formação continuada e ao manuseio das TDIC de forma efetiva. Por isso, o estudo apontou que o trabalho pós-pandemia carece de maior atenção tanto no atendimento dos alunos das SRM como da formação continuada do professor. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/55310.18817/ticsead.v7i2.553TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-292447-572610.18817/ticsead.v7i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553/383Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos Bernardi, VanessaFoltran, Elenice Parise Oliveira, Rita de Cássia da Silva 2021-12-23T03:29:51Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/553Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:54.158276TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
title INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
spellingShingle INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos
Pandemia de COVID-19. Formação Continuada. Salas de Recursos Multifuncionais.
title_short INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
title_full INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
title_fullStr INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
title_full_unstemmed INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
title_sort INCLUSÃO DAS TDICS DURANTE PANDEMIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
author Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos
author_facet Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos
Bernardi, Vanessa
Foltran, Elenice Parise
Oliveira, Rita de Cássia da Silva
author_role author
author2 Bernardi, Vanessa
Foltran, Elenice Parise
Oliveira, Rita de Cássia da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos
Bernardi, Vanessa
Foltran, Elenice Parise
Oliveira, Rita de Cássia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia de COVID-19. Formação Continuada. Salas de Recursos Multifuncionais.
topic Pandemia de COVID-19. Formação Continuada. Salas de Recursos Multifuncionais.
description Este artigo busca refletir sobre as mudanças que ocorreram no cotidiano escolar, a partir da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, por meio da implementação do ensino remoto emergencial – ERE, no período de pandemia, ocasionada pelo COVID-19, nas salas de recursos multifuncionais – SRM. Em especial, este trabalho tenta vislumbrar sobre a formação continuada dos professores para o atendimento dessa nova demanda, no que tange o uso das TDIC para um público específico. A questão norteadora deste trabalho foi: os professores receberam formação continuada suficiente para inserir as TDIC nas SRM durante a pandemia? A pesquisa assentou-se teoricamente em autores que discutem sobre as TDIC no ensino, desses destacam-se: Moran (2005), Masetto (2000), Valente (2005) entre outros e autores que discutem sobre a Educação Inclusiva e a inserção das TDIC como: Cortelazzo (2012), Loureiro et al (2020), Viana et al. (2019) e Silva Neto et al (2018). Foi elaborado como instrumento de coleta de dados, um questionário do Google Forms, o qual foi respondido por 17 educadores, atuantes nas salas de recursos multifuncionais da rede pública do Estado do Paraná. Como resultado, percebeu-se que os docentes se esforçaram para dar conta do ensino no período de pandemia, que novas dificuldades surgiram, principalmente em relação à sua formação continuada e ao manuseio das TDIC de forma efetiva. Por isso, o estudo apontou que o trabalho pós-pandemia carece de maior atenção tanto no atendimento dos alunos das SRM como da formação continuada do professor. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553
10.18817/ticsead.v7i2.553
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v7i2.553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/553/383
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29
TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 12-29
2447-5726
10.18817/ticsead.v7i2
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056277176320