A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hachem, Daniel Wunder
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
Texto Completo: https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/542
Resumo: Um dos principais problemas que se apresenta hodiernamente, no que tange à efetividade dos direitos fundamentais, reside na inércia dos Poderes Legislativo e Executivo em regulamentá-los, impedindo-os de produzir os seus efeitos. Não se pode, contudo, admitir que a omissão do Poder Público fulmine a força normativa das disposições constitucionais, sobretudo quando se tratar de direitos fundamentais, aos quais o constituinte atribuiu um regime jurídico reforçado, timbrado pela aplicabilidade imediata. Deve-se, nesses casos, buscar a tutela jurisdicional para garantir a efetividade dos direitos fundamentais nãoregulamentados. Para situações como essa, o constituinte muniu o cidadão com o mandado de injunção, ação constitucional que, durante muito tempo, teve seu potencial bélico esvaziado pelo STF, em razão de compreensões atreladas a paradigmas ultrapassados. Desta sorte, faz-se imperioso promover uma releitura do instituto no direito brasileiro, à luz das concepções de Constituição, jurisdição, ação e processo consolidadas com a transição paradigmática do Estado Legislativo para o Estado Constitucional. Somente assim, com fundamento nessas quatro paredes sólidas, é que se pode construir um novo mandado de injunção no direito brasileiro, colocando-se tijolo com tijolo num desenho mágico para, enfim, encontrar a técnica processual adequada à tutela jurisdicional dos direitos fundamentais não regulamentados.
id ED-FO-1_235d57a10f4bf80fa2baa9304d90e552
oai_identifier_str oai:ojs.revistaaec.com:article/542
network_acronym_str ED-FO-1
network_name_str A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
repository_id_str
spelling A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunçãoDireitos fundamentaisomissões estataismandado de injunçãodireito constitucionaltutela jurisdicionalDireito ConstitucionalDireito AdministrativoUm dos principais problemas que se apresenta hodiernamente, no que tange à efetividade dos direitos fundamentais, reside na inércia dos Poderes Legislativo e Executivo em regulamentá-los, impedindo-os de produzir os seus efeitos. Não se pode, contudo, admitir que a omissão do Poder Público fulmine a força normativa das disposições constitucionais, sobretudo quando se tratar de direitos fundamentais, aos quais o constituinte atribuiu um regime jurídico reforçado, timbrado pela aplicabilidade imediata. Deve-se, nesses casos, buscar a tutela jurisdicional para garantir a efetividade dos direitos fundamentais nãoregulamentados. Para situações como essa, o constituinte muniu o cidadão com o mandado de injunção, ação constitucional que, durante muito tempo, teve seu potencial bélico esvaziado pelo STF, em razão de compreensões atreladas a paradigmas ultrapassados. Desta sorte, faz-se imperioso promover uma releitura do instituto no direito brasileiro, à luz das concepções de Constituição, jurisdição, ação e processo consolidadas com a transição paradigmática do Estado Legislativo para o Estado Constitucional. Somente assim, com fundamento nessas quatro paredes sólidas, é que se pode construir um novo mandado de injunção no direito brasileiro, colocando-se tijolo com tijolo num desenho mágico para, enfim, encontrar a técnica processual adequada à tutela jurisdicional dos direitos fundamentais não regulamentados.Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2009-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/54210.21056/aec.v9i38.542A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 9, n. 38 (2009); 129-166A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 9, n. 38 (2009); 129-166A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 9, n. 38 (2009); 129-1661516-321010.21056/aec.v9i38reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/542/8Copyright (c) 2017 Daniel Wunder Hacheminfo:eu-repo/semantics/openAccessHachem, Daniel Wunder2017-06-10T21:05:41Zoai:ojs.revistaaec.com:article/542Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2017-06-10T21:05:41A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunção
title A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunção
spellingShingle A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunção
Hachem, Daniel Wunder
Direitos fundamentais
omissões estatais
mandado de injunção
direito constitucional
tutela jurisdicional
Direito Constitucional
Direito Administrativo
title_short A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunção
title_full A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunção
title_fullStr A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunção
title_full_unstemmed A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunção
title_sort A construção de uma configuração jurídica para o mandado de injunção
author Hachem, Daniel Wunder
author_facet Hachem, Daniel Wunder
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hachem, Daniel Wunder
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos fundamentais
omissões estatais
mandado de injunção
direito constitucional
tutela jurisdicional
Direito Constitucional
Direito Administrativo
topic Direitos fundamentais
omissões estatais
mandado de injunção
direito constitucional
tutela jurisdicional
Direito Constitucional
Direito Administrativo
description Um dos principais problemas que se apresenta hodiernamente, no que tange à efetividade dos direitos fundamentais, reside na inércia dos Poderes Legislativo e Executivo em regulamentá-los, impedindo-os de produzir os seus efeitos. Não se pode, contudo, admitir que a omissão do Poder Público fulmine a força normativa das disposições constitucionais, sobretudo quando se tratar de direitos fundamentais, aos quais o constituinte atribuiu um regime jurídico reforçado, timbrado pela aplicabilidade imediata. Deve-se, nesses casos, buscar a tutela jurisdicional para garantir a efetividade dos direitos fundamentais nãoregulamentados. Para situações como essa, o constituinte muniu o cidadão com o mandado de injunção, ação constitucional que, durante muito tempo, teve seu potencial bélico esvaziado pelo STF, em razão de compreensões atreladas a paradigmas ultrapassados. Desta sorte, faz-se imperioso promover uma releitura do instituto no direito brasileiro, à luz das concepções de Constituição, jurisdição, ação e processo consolidadas com a transição paradigmática do Estado Legislativo para o Estado Constitucional. Somente assim, com fundamento nessas quatro paredes sólidas, é que se pode construir um novo mandado de injunção no direito brasileiro, colocando-se tijolo com tijolo num desenho mágico para, enfim, encontrar a técnica processual adequada à tutela jurisdicional dos direitos fundamentais não regulamentados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/542
10.21056/aec.v9i38.542
url https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/542
identifier_str_mv 10.21056/aec.v9i38.542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/542/8
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Daniel Wunder Hachem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Daniel Wunder Hachem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
dc.source.none.fl_str_mv A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 9, n. 38 (2009); 129-166
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 9, n. 38 (2009); 129-166
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; ano 9, n. 38 (2009); 129-166
1516-3210
10.21056/aec.v9i38
reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
instname:Editora Fórum
instacron:ED-FO
instname_str Editora Fórum
instacron_str ED-FO
institution ED-FO
reponame_str A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
collection A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
repository.name.fl_str_mv A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórum
repository.mail.fl_str_mv aec.revista@gmail.com
_version_ 1798313432925077504