Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
Texto Completo: | https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1197 |
Resumo: | O direito fundamental à boa administração pública vem ganhando reconhecimento expressivo em boa parte da doutrina nacional, como exigência da cidadania e da concretização da principiologia do regime jurídico administrativo. Neste trabalho, que se utiliza de metodologia exploratória e qualitativa, problematiza-se que o direito fundamental à boa administração também exige, por seu turno, que sejam concedidas prerrogativas especiais aos servidores públicos para que atuem com independência e liberdade, dentre as quais se destaca a estabilidade, que volta ao destaque na cena política e jurídica do país por meio do PLS 116/2017-Complementar, que se propõe a regulamentar a exoneração por insuficiência de desempenho. Necessária à continuidade e à eficiência dos serviços públicos, fundamentais à boa administração, a estabilidade dos servidores vem sendo mitigada desde a Reforma administrativa operada pela Emenda constitucional n.º 19/98, mas o princípio da vedação ao retrocesso social deve impedir que essa importante conquista, vital ao serviço público, seja ainda mais enfraquecida, inclusive mediante a realização de avaliações periódicas de desempenho utilizadas abusivamente. |
id |
ED-FO-1_70a3b0e02c07406c209c772966a7c02e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaaec.com:article/1197 |
network_acronym_str |
ED-FO-1 |
network_name_str |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso socialEstabilidade. Garantia ao serviço público. Direito fundamental à boa administração. Serviço público adequado. Princípio da vedação ao retrocesso social.O direito fundamental à boa administração pública vem ganhando reconhecimento expressivo em boa parte da doutrina nacional, como exigência da cidadania e da concretização da principiologia do regime jurídico administrativo. Neste trabalho, que se utiliza de metodologia exploratória e qualitativa, problematiza-se que o direito fundamental à boa administração também exige, por seu turno, que sejam concedidas prerrogativas especiais aos servidores públicos para que atuem com independência e liberdade, dentre as quais se destaca a estabilidade, que volta ao destaque na cena política e jurídica do país por meio do PLS 116/2017-Complementar, que se propõe a regulamentar a exoneração por insuficiência de desempenho. Necessária à continuidade e à eficiência dos serviços públicos, fundamentais à boa administração, a estabilidade dos servidores vem sendo mitigada desde a Reforma administrativa operada pela Emenda constitucional n.º 19/98, mas o princípio da vedação ao retrocesso social deve impedir que essa importante conquista, vital ao serviço público, seja ainda mais enfraquecida, inclusive mediante a realização de avaliações periódicas de desempenho utilizadas abusivamente.Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/119710.21056/aec.v20i80.1197A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 20 No. 80 (2020): April/June; 125-152A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 20 Núm. 80 (2020): abril/junio; 125-152A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 20 n. 80 (2020): abril/junho; 125-1521516-321010.21056/aec.v20i80reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1197/851Copyright (c) 2020 Cynara Monteiro Mariano, Francisco Arlem Queiroz Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessMariano, Cynara MonteiroSousa, Francisco Arlem Queiroz2021-07-20T22:43:19Zoai:ojs.revistaaec.com:article/1197Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2021-07-20T22:43:19A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso social |
title |
Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso social |
spellingShingle |
Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso social Mariano, Cynara Monteiro Estabilidade. Garantia ao serviço público. Direito fundamental à boa administração. Serviço público adequado. Princípio da vedação ao retrocesso social. |
title_short |
Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso social |
title_full |
Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso social |
title_fullStr |
Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso social |
title_full_unstemmed |
Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso social |
title_sort |
Estabilidade no serviço público: privilégio ou garantia ao próprio serviço público? Entre o direito à boa administração Pública e a vedação ao retrocesso social |
author |
Mariano, Cynara Monteiro |
author_facet |
Mariano, Cynara Monteiro Sousa, Francisco Arlem Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Francisco Arlem Queiroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, Cynara Monteiro Sousa, Francisco Arlem Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estabilidade. Garantia ao serviço público. Direito fundamental à boa administração. Serviço público adequado. Princípio da vedação ao retrocesso social. |
topic |
Estabilidade. Garantia ao serviço público. Direito fundamental à boa administração. Serviço público adequado. Princípio da vedação ao retrocesso social. |
description |
O direito fundamental à boa administração pública vem ganhando reconhecimento expressivo em boa parte da doutrina nacional, como exigência da cidadania e da concretização da principiologia do regime jurídico administrativo. Neste trabalho, que se utiliza de metodologia exploratória e qualitativa, problematiza-se que o direito fundamental à boa administração também exige, por seu turno, que sejam concedidas prerrogativas especiais aos servidores públicos para que atuem com independência e liberdade, dentre as quais se destaca a estabilidade, que volta ao destaque na cena política e jurídica do país por meio do PLS 116/2017-Complementar, que se propõe a regulamentar a exoneração por insuficiência de desempenho. Necessária à continuidade e à eficiência dos serviços públicos, fundamentais à boa administração, a estabilidade dos servidores vem sendo mitigada desde a Reforma administrativa operada pela Emenda constitucional n.º 19/98, mas o princípio da vedação ao retrocesso social deve impedir que essa importante conquista, vital ao serviço público, seja ainda mais enfraquecida, inclusive mediante a realização de avaliações periódicas de desempenho utilizadas abusivamente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1197 10.21056/aec.v20i80.1197 |
url |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1197 |
identifier_str_mv |
10.21056/aec.v20i80.1197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1197/851 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cynara Monteiro Mariano, Francisco Arlem Queiroz Sousa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cynara Monteiro Mariano, Francisco Arlem Queiroz Sousa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar |
dc.source.none.fl_str_mv |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 20 No. 80 (2020): April/June; 125-152 A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 20 Núm. 80 (2020): abril/junio; 125-152 A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 20 n. 80 (2020): abril/junho; 125-152 1516-3210 10.21056/aec.v20i80 reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional instname:Editora Fórum instacron:ED-FO |
instname_str |
Editora Fórum |
instacron_str |
ED-FO |
institution |
ED-FO |
reponame_str |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
collection |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
repository.name.fl_str_mv |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórum |
repository.mail.fl_str_mv |
aec.revista@gmail.com |
_version_ |
1798313434226360320 |