Lei de conflitos de interesses e Lei de Improbidade Administrativa reformada
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
Texto Completo: | https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1746 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o conflito de interesse, como prática de ato de improbidade administrativa, à luz da Lei de Improbidade Administrativa Revisada. O delineamento normativo do conflito de interesses quer proteger a confiabilidade do exercício de funções públicas, em prol de interesses públicos. O tratamento da matéria é medida estruturante contra a corrupção, no setor público, onde agentes públicos agem em nome da coletividade, no exercício de competências públicas, em vínculos com caráter fiduciário invariável. Ausência de potencial ou efetivo conflito de interesses imprime confiabilidade, e, como corolário, assegura impessoalidade e imparcialidade à ação do agente público, revelando proteção ao bem jurídico da probidade no aparelho e funcionamento do Estado. |
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Lei de conflitos de interesses e Lei de Improbidade Administrativa reformadaImprobidade AdministrativaConflito de InteressesLei n. 14.230/2021Lei nº 12.813/2013Direito Administrativo.O presente trabalho analisa o conflito de interesse, como prática de ato de improbidade administrativa, à luz da Lei de Improbidade Administrativa Revisada. O delineamento normativo do conflito de interesses quer proteger a confiabilidade do exercício de funções públicas, em prol de interesses públicos. O tratamento da matéria é medida estruturante contra a corrupção, no setor público, onde agentes públicos agem em nome da coletividade, no exercício de competências públicas, em vínculos com caráter fiduciário invariável. Ausência de potencial ou efetivo conflito de interesses imprime confiabilidade, e, como corolário, assegura impessoalidade e imparcialidade à ação do agente público, revelando proteção ao bem jurídico da probidade no aparelho e funcionamento do Estado. Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2023-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/174610.21056/aec.v23i92.1746A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 23 No. 92 (2023): April/June; 173-220A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 23 Núm. 92 (2023): abril/junio; 173-220A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 23 n. 92 (2023): abril/junho; 173-2201516-321010.21056/aec.v23i92reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1746/987Copyright (c) 2023 jose roberto pimenta oliveira, Dinorá Adelaide Musetti Grottiinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jose Roberto PimentaGrotti, Dinorá Adelaide Musetti2023-10-04T12:39:21Zoai:ojs.revistaaec.com:article/1746Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2023-10-04T12:39:21A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse |
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