Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
Texto Completo: | https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1596 |
Resumo: | Busca-se fixar o conceito e extensão da “tecnologia assistiva” como um instrumental essencial à garantia da acessibilidade à educação – aspecto essencial do direito à educação inclusiva. Para tanto, adota-se a noção de acessibilidade adotada pela Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD). Como objetivos específicos, o texto visa estabelecer as conexões entre o direito à educação e os recursos da tecnologia assistiva, identificando os desafios para a sua implementação, no âmbito da educação inclusiva voltada para crianças com deficiência. O texto, que se subdivide em duas partes, inicia-se com a análise conceitual da locução “tecnologia assistiva”, considerando, em primeiro lugar, o arcabouço principiológico da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, em especial, a acessibilidade, o desenho universal e os ajustes razoáveis. O segundo tópico dispõe sobre o Direito à Educação segundo Tomasevski, levando em consideração o Comentário Geral nº 3 do Comitê sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Comentário Geral nº 4 do Comitê sobre Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. Por fim, aborda-se três desafios para a consideração da tecnologia assistiva cibernética como prestação de direito pertinente ao direito à educação inclusiva de pessoas com deficiência. |
id |
ED-FO-1_ab8a9368dfbd07851d15fce886594cf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaaec.com:article/1596 |
network_acronym_str |
ED-FO-1 |
network_name_str |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-lineTecnologia AssistivaDireito à EducaçãoEducação InclusivaPessoas com DeficiênciaAcessibilidadeBusca-se fixar o conceito e extensão da “tecnologia assistiva” como um instrumental essencial à garantia da acessibilidade à educação – aspecto essencial do direito à educação inclusiva. Para tanto, adota-se a noção de acessibilidade adotada pela Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD). Como objetivos específicos, o texto visa estabelecer as conexões entre o direito à educação e os recursos da tecnologia assistiva, identificando os desafios para a sua implementação, no âmbito da educação inclusiva voltada para crianças com deficiência. O texto, que se subdivide em duas partes, inicia-se com a análise conceitual da locução “tecnologia assistiva”, considerando, em primeiro lugar, o arcabouço principiológico da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, em especial, a acessibilidade, o desenho universal e os ajustes razoáveis. O segundo tópico dispõe sobre o Direito à Educação segundo Tomasevski, levando em consideração o Comentário Geral nº 3 do Comitê sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Comentário Geral nº 4 do Comitê sobre Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. Por fim, aborda-se três desafios para a consideração da tecnologia assistiva cibernética como prestação de direito pertinente ao direito à educação inclusiva de pessoas com deficiência.Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2022-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/159610.21056/aec.v22i88.1596A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 22 No. 88 (2022): abril/junho; 233-262A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 22 Núm. 88 (2022): abril/junho; 233-262A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 22 n. 88 (2022): abril/junho; 233-2621516-321010.21056/aec.v22i88reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1596/953Copyright (c) 2022 Joyceane Bezerra de Menezes, Luana Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra de Menezes, JoyceaneAdriano, Luana2022-11-17T19:16:07Zoai:ojs.revistaaec.com:article/1596Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2022-11-17T19:16:07A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-line |
title |
Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-line |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-line Bezerra de Menezes, Joyceane Tecnologia Assistiva Direito à Educação Educação Inclusiva Pessoas com Deficiência Acessibilidade |
title_short |
Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-line |
title_full |
Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-line |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-line |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-line |
title_sort |
Tecnologia assistiva e direito à educação de crianças com deficiência: críticas e desafios da mediação educacional on-line |
author |
Bezerra de Menezes, Joyceane |
author_facet |
Bezerra de Menezes, Joyceane Adriano, Luana |
author_role |
author |
author2 |
Adriano, Luana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra de Menezes, Joyceane Adriano, Luana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva Direito à Educação Educação Inclusiva Pessoas com Deficiência Acessibilidade |
topic |
Tecnologia Assistiva Direito à Educação Educação Inclusiva Pessoas com Deficiência Acessibilidade |
description |
Busca-se fixar o conceito e extensão da “tecnologia assistiva” como um instrumental essencial à garantia da acessibilidade à educação – aspecto essencial do direito à educação inclusiva. Para tanto, adota-se a noção de acessibilidade adotada pela Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD). Como objetivos específicos, o texto visa estabelecer as conexões entre o direito à educação e os recursos da tecnologia assistiva, identificando os desafios para a sua implementação, no âmbito da educação inclusiva voltada para crianças com deficiência. O texto, que se subdivide em duas partes, inicia-se com a análise conceitual da locução “tecnologia assistiva”, considerando, em primeiro lugar, o arcabouço principiológico da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, em especial, a acessibilidade, o desenho universal e os ajustes razoáveis. O segundo tópico dispõe sobre o Direito à Educação segundo Tomasevski, levando em consideração o Comentário Geral nº 3 do Comitê sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Comentário Geral nº 4 do Comitê sobre Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. Por fim, aborda-se três desafios para a consideração da tecnologia assistiva cibernética como prestação de direito pertinente ao direito à educação inclusiva de pessoas com deficiência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1596 10.21056/aec.v22i88.1596 |
url |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1596 |
identifier_str_mv |
10.21056/aec.v22i88.1596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1596/953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joyceane Bezerra de Menezes, Luana Adriano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joyceane Bezerra de Menezes, Luana Adriano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar |
dc.source.none.fl_str_mv |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 22 No. 88 (2022): abril/junho; 233-262 A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 22 Núm. 88 (2022): abril/junho; 233-262 A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 22 n. 88 (2022): abril/junho; 233-262 1516-3210 10.21056/aec.v22i88 reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional instname:Editora Fórum instacron:ED-FO |
instname_str |
Editora Fórum |
instacron_str |
ED-FO |
institution |
ED-FO |
reponame_str |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
collection |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
repository.name.fl_str_mv |
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórum |
repository.mail.fl_str_mv |
aec.revista@gmail.com |
_version_ |
1798313434658373632 |