Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Vinicius José Gonçalves do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5506
Resumo: A educação inclusiva busca garantir a participação de todos os estudantes no ambiente escolar. No entanto, diversos obstáculos, como a falta de preparo das instituições de ensino e dos professores em lidar com as particularidades das pessoas com deficiência, podem dificultar a efetivação dessa inclusão. Nesse contexto, a Tecnologia Assistiva (TA) surge como um campo inovador, oferecendo recursos para promover a inclusão e a autonomia de indivíduos com diversas habilidades e necessidades. O objetivo da TA é eliminar barreiras e facilitar o acesso a uma vida mais independente, proporcionando igualdade de oportunidades para pessoas com diferentes habilidades. Este estudo teve como propósito investigar o papel da TA na promoção da inclusão educacional no Nordeste. Para isso, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, buscando trabalhos científicos publicados entre os anos de 2013 e 2023 em plataformas como Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), SBC-OpenLib (SOL), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE). Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para avaliar os trabalhos recuperados, resultando na inclusão de 32 estudos. Os resultados obtidos revelaram que, durante o período considerado, o estado da Paraíba foi o que mais desenvolveu pesquisa utilizando TA para a promoção da inclusão educacional. Além disso, constatou-se que a deficiência visual foi o tipo mais explorado nos estudos e que o desenvolvimento de software foi a solução mais explorada nos estudos. Essas descobertas destacam não apenas a aplicação da TA como um recurso fundamental na promoção da inclusão educacional, mas também apontam para a necessidade de maior abrangência e diversificação na utilização de TAs para atender às variadas necessidades dos alunos com deficiência, visando uma inclusão mais efetiva e abrangente.
id UFRPE_95e87d7a8e84817d78812d01c0dee763
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5506
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literaturaTecnologia assistivaEducação inclusivaPessoas com deficiência físicaA educação inclusiva busca garantir a participação de todos os estudantes no ambiente escolar. No entanto, diversos obstáculos, como a falta de preparo das instituições de ensino e dos professores em lidar com as particularidades das pessoas com deficiência, podem dificultar a efetivação dessa inclusão. Nesse contexto, a Tecnologia Assistiva (TA) surge como um campo inovador, oferecendo recursos para promover a inclusão e a autonomia de indivíduos com diversas habilidades e necessidades. O objetivo da TA é eliminar barreiras e facilitar o acesso a uma vida mais independente, proporcionando igualdade de oportunidades para pessoas com diferentes habilidades. Este estudo teve como propósito investigar o papel da TA na promoção da inclusão educacional no Nordeste. Para isso, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, buscando trabalhos científicos publicados entre os anos de 2013 e 2023 em plataformas como Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), SBC-OpenLib (SOL), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE). Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para avaliar os trabalhos recuperados, resultando na inclusão de 32 estudos. Os resultados obtidos revelaram que, durante o período considerado, o estado da Paraíba foi o que mais desenvolveu pesquisa utilizando TA para a promoção da inclusão educacional. Além disso, constatou-se que a deficiência visual foi o tipo mais explorado nos estudos e que o desenvolvimento de software foi a solução mais explorada nos estudos. Essas descobertas destacam não apenas a aplicação da TA como um recurso fundamental na promoção da inclusão educacional, mas também apontam para a necessidade de maior abrangência e diversificação na utilização de TAs para atender às variadas necessidades dos alunos com deficiência, visando uma inclusão mais efetiva e abrangente.Inclusive education aims to ensure the participation of all students within the school environment. However, various obstacles, such as the lack of preparedness within educational institutions and teachers to address the specificities of people with disabilities, can hinder the realization of this inclusion. In this context, Assistive Technology (AT) emerges as an innovative field, offering resources to promote the inclusion and autonomy of individuals with diverse abilities and needs. The goal of AT is to remove barriers and facilitate access to a more independent life, providing equal opportunities for people with different abilities. This study aimed to investigate the role of AT in promoting educational inclusion in the Northeast region. To achieve this, a systematic literature review was conducted, seeking scientific works published between 2013 and 2023 on platforms such as Google Scholar, Portal de Periódicos CAPES, Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), SBC-OpenLib (SOL), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE). Inclusion and exclusion criteria were established to evaluate the retrieved works, resulting in the inclusion of 32 studies. The findings revealed that, during the considered period, the state of Paraíba was the most active in conducting research using AT to promote educational inclusion. Furthermore, it was found that visual impairment was the most explored type in the studies, and software development was the most explored solution. These findings not only highlight the application of AT as a fundamental resource in promoting educational inclusion but also underscore the need for broader and diversified utilization of AT to address the varied needs of students with disabilities, aiming for a more effective and comprehensive inclusion.BrasilFrança, Rozelma Soares deCarmo, Vinicius José Gonçalves do2024-01-26T12:27:28Z2024-01-26T12:27:28Z2023-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34 f.application/pdfCARMO, Vinicius José Gonçalves do. Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5506porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-26T12:27:33Zoai:dspace:123456789/5506Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-26T12:27:33Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura
title Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura
spellingShingle Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura
Carmo, Vinicius José Gonçalves do
Tecnologia assistiva
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência física
title_short Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura
title_full Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura
title_fullStr Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura
title_full_unstemmed Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura
title_sort Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura
author Carmo, Vinicius José Gonçalves do
author_facet Carmo, Vinicius José Gonçalves do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Rozelma Soares de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Vinicius José Gonçalves do
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência física
topic Tecnologia assistiva
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência física
description A educação inclusiva busca garantir a participação de todos os estudantes no ambiente escolar. No entanto, diversos obstáculos, como a falta de preparo das instituições de ensino e dos professores em lidar com as particularidades das pessoas com deficiência, podem dificultar a efetivação dessa inclusão. Nesse contexto, a Tecnologia Assistiva (TA) surge como um campo inovador, oferecendo recursos para promover a inclusão e a autonomia de indivíduos com diversas habilidades e necessidades. O objetivo da TA é eliminar barreiras e facilitar o acesso a uma vida mais independente, proporcionando igualdade de oportunidades para pessoas com diferentes habilidades. Este estudo teve como propósito investigar o papel da TA na promoção da inclusão educacional no Nordeste. Para isso, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, buscando trabalhos científicos publicados entre os anos de 2013 e 2023 em plataformas como Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), SBC-OpenLib (SOL), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE). Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para avaliar os trabalhos recuperados, resultando na inclusão de 32 estudos. Os resultados obtidos revelaram que, durante o período considerado, o estado da Paraíba foi o que mais desenvolveu pesquisa utilizando TA para a promoção da inclusão educacional. Além disso, constatou-se que a deficiência visual foi o tipo mais explorado nos estudos e que o desenvolvimento de software foi a solução mais explorada nos estudos. Essas descobertas destacam não apenas a aplicação da TA como um recurso fundamental na promoção da inclusão educacional, mas também apontam para a necessidade de maior abrangência e diversificação na utilização de TAs para atender às variadas necessidades dos alunos com deficiência, visando uma inclusão mais efetiva e abrangente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
2024-01-26T12:27:28Z
2024-01-26T12:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARMO, Vinicius José Gonçalves do. Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5506
identifier_str_mv CARMO, Vinicius José Gonçalves do. Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 34 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277163976785920