Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia Política |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572000000300267 |
Resumo: | RESUMO Este artigo analisa as novas condições criadas pelo Regime Automotivo Brasileiro desde o segundo semestre de 1995. Primeiro, discute as principais controvérsias em torno da implementação de uma nova modalidade de política industrial por parte do governo federal e os incentivos concedidos pelo Estado governos às empresas do setor automobilístico no Brasil. Segundo, o artigo esboça uma imagem da situação desse setor industrial, com ênfase nas mudanças que estão acontecendo nas relações entre a indústria de montagem e a indústria de autopeças. No contexto do novo clima de competição criado pelas tendências à globalização dos mercados e pelas novas diretrizes da política industrial em vigor, este artigo mostra que novos modos de governança nas relações entre as montadoras locais e seus fornecedores são importantes. substituindo as antigas estratégias competitivas. |
id |
EDITORA_34-1_628b3c5c6be32f19487d6d53f64bcb5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-31572000000300267 |
network_acronym_str |
EDITORA_34-1 |
network_name_str |
Revista de Economia Política |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico BrasileiroPolítica industrialregime automotivo brasileirosetor automotivoRESUMO Este artigo analisa as novas condições criadas pelo Regime Automotivo Brasileiro desde o segundo semestre de 1995. Primeiro, discute as principais controvérsias em torno da implementação de uma nova modalidade de política industrial por parte do governo federal e os incentivos concedidos pelo Estado governos às empresas do setor automobilístico no Brasil. Segundo, o artigo esboça uma imagem da situação desse setor industrial, com ênfase nas mudanças que estão acontecendo nas relações entre a indústria de montagem e a indústria de autopeças. No contexto do novo clima de competição criado pelas tendências à globalização dos mercados e pelas novas diretrizes da política industrial em vigor, este artigo mostra que novos modos de governança nas relações entre as montadoras locais e seus fornecedores são importantes. substituindo as antigas estratégias competitivas.Centro de Economia Política2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572000000300267Brazilian Journal of Political Economy v.20 n.3 2000reponame:Revista de Economia Políticainstname:EDITORA 34instacron:EDITORA_3410.1590/0101-31572000-1052info:eu-repo/semantics/openAccessZAULI,EDUARDO MEIRApor2022-02-14T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31572000000300267Revistahttps://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journalONGhttps://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/oai||cecilia.heise@bjpe.org.br1809-45380101-3157opendoar:2022-02-14T00:00Revista de Economia Política - EDITORA 34false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro |
title |
Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro |
spellingShingle |
Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro ZAULI,EDUARDO MEIRA Política industrial regime automotivo brasileiro setor automotivo |
title_short |
Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro |
title_full |
Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro |
title_fullStr |
Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro |
title_full_unstemmed |
Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro |
title_sort |
Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro |
author |
ZAULI,EDUARDO MEIRA |
author_facet |
ZAULI,EDUARDO MEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ZAULI,EDUARDO MEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política industrial regime automotivo brasileiro setor automotivo |
topic |
Política industrial regime automotivo brasileiro setor automotivo |
description |
RESUMO Este artigo analisa as novas condições criadas pelo Regime Automotivo Brasileiro desde o segundo semestre de 1995. Primeiro, discute as principais controvérsias em torno da implementação de uma nova modalidade de política industrial por parte do governo federal e os incentivos concedidos pelo Estado governos às empresas do setor automobilístico no Brasil. Segundo, o artigo esboça uma imagem da situação desse setor industrial, com ênfase nas mudanças que estão acontecendo nas relações entre a indústria de montagem e a indústria de autopeças. No contexto do novo clima de competição criado pelas tendências à globalização dos mercados e pelas novas diretrizes da política industrial em vigor, este artigo mostra que novos modos de governança nas relações entre as montadoras locais e seus fornecedores são importantes. substituindo as antigas estratégias competitivas. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572000000300267 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572000000300267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0101-31572000-1052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Economia Política |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Economia Política |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Political Economy v.20 n.3 2000 reponame:Revista de Economia Política instname:EDITORA 34 instacron:EDITORA_34 |
instname_str |
EDITORA 34 |
instacron_str |
EDITORA_34 |
institution |
EDITORA_34 |
reponame_str |
Revista de Economia Política |
collection |
Revista de Economia Política |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Economia Política - EDITORA 34 |
repository.mail.fl_str_mv |
||cecilia.heise@bjpe.org.br |
_version_ |
1754122479404580864 |