Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZAULI,EDUARDO MEIRA
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia Política
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572000000300267
Resumo: RESUMO Este artigo analisa as novas condições criadas pelo Regime Automotivo Brasileiro desde o segundo semestre de 1995. Primeiro, discute as principais controvérsias em torno da implementação de uma nova modalidade de política industrial por parte do governo federal e os incentivos concedidos pelo Estado governos às empresas do setor automobilístico no Brasil. Segundo, o artigo esboça uma imagem da situação desse setor industrial, com ênfase nas mudanças que estão acontecendo nas relações entre a indústria de montagem e a indústria de autopeças. No contexto do novo clima de competição criado pelas tendências à globalização dos mercados e pelas novas diretrizes da política industrial em vigor, este artigo mostra que novos modos de governança nas relações entre as montadoras locais e seus fornecedores são importantes. substituindo as antigas estratégias competitivas.
id EDITORA_34-1_628b3c5c6be32f19487d6d53f64bcb5a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-31572000000300267
network_acronym_str EDITORA_34-1
network_name_str Revista de Economia Política
repository_id_str
spelling Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico BrasileiroPolítica industrialregime automotivo brasileirosetor automotivoRESUMO Este artigo analisa as novas condições criadas pelo Regime Automotivo Brasileiro desde o segundo semestre de 1995. Primeiro, discute as principais controvérsias em torno da implementação de uma nova modalidade de política industrial por parte do governo federal e os incentivos concedidos pelo Estado governos às empresas do setor automobilístico no Brasil. Segundo, o artigo esboça uma imagem da situação desse setor industrial, com ênfase nas mudanças que estão acontecendo nas relações entre a indústria de montagem e a indústria de autopeças. No contexto do novo clima de competição criado pelas tendências à globalização dos mercados e pelas novas diretrizes da política industrial em vigor, este artigo mostra que novos modos de governança nas relações entre as montadoras locais e seus fornecedores são importantes. substituindo as antigas estratégias competitivas.Centro de Economia Política2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572000000300267Brazilian Journal of Political Economy v.20 n.3 2000reponame:Revista de Economia Políticainstname:EDITORA 34instacron:EDITORA_3410.1590/0101-31572000-1052info:eu-repo/semantics/openAccessZAULI,EDUARDO MEIRApor2022-02-14T00:00:00Zoai:scielo:S0101-31572000000300267Revistahttps://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journalONGhttps://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/oai||cecilia.heise@bjpe.org.br1809-45380101-3157opendoar:2022-02-14T00:00Revista de Economia Política - EDITORA 34false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro
title Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro
spellingShingle Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro
ZAULI,EDUARDO MEIRA
Política industrial
regime automotivo brasileiro
setor automotivo
title_short Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro
title_full Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro
title_fullStr Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro
title_full_unstemmed Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro
title_sort Políticas Públicas e Targeting Setorial - Efeitos da Nova Política Industrial sobre o Setor Automobilístico Brasileiro
author ZAULI,EDUARDO MEIRA
author_facet ZAULI,EDUARDO MEIRA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZAULI,EDUARDO MEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Política industrial
regime automotivo brasileiro
setor automotivo
topic Política industrial
regime automotivo brasileiro
setor automotivo
description RESUMO Este artigo analisa as novas condições criadas pelo Regime Automotivo Brasileiro desde o segundo semestre de 1995. Primeiro, discute as principais controvérsias em torno da implementação de uma nova modalidade de política industrial por parte do governo federal e os incentivos concedidos pelo Estado governos às empresas do setor automobilístico no Brasil. Segundo, o artigo esboça uma imagem da situação desse setor industrial, com ênfase nas mudanças que estão acontecendo nas relações entre a indústria de montagem e a indústria de autopeças. No contexto do novo clima de competição criado pelas tendências à globalização dos mercados e pelas novas diretrizes da política industrial em vigor, este artigo mostra que novos modos de governança nas relações entre as montadoras locais e seus fornecedores são importantes. substituindo as antigas estratégias competitivas.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572000000300267
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572000000300267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0101-31572000-1052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Economia Política
publisher.none.fl_str_mv Centro de Economia Política
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Political Economy v.20 n.3 2000
reponame:Revista de Economia Política
instname:EDITORA 34
instacron:EDITORA_34
instname_str EDITORA 34
instacron_str EDITORA_34
institution EDITORA_34
reponame_str Revista de Economia Política
collection Revista de Economia Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia Política - EDITORA 34
repository.mail.fl_str_mv ||cecilia.heise@bjpe.org.br
_version_ 1754122479404580864