A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natale, Julio Cesar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Gabrielle Martins de, Freitas, Victor Gonçalves Gloria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289
Resumo: Resumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço na atualidade devido à demanda tanto do mercado de trabalho quanto da própria sociedade. O entendimento sobre a importância da EaD na realidade do ensino no Brasil e sobre o papel do professor e sua diferenciação da atuação do tutor na EaD, reforça a abertura de espaço nesta modalidade educacional. O presente estudo visa descrever como o tutor e o professor, em Educação à distância, atuam e as peculiaridades de cada um, respondendo a questões como: Quem ensina é o tutor ou o professor? Quais os seis papéis na EaD? Através da revisão bibliográfica reunimos tópicos relevantes a esse tema, passando por autores como Belloni, Moran, Rodrigues, e outros, além de mostrar como está regulamentada, atualmente, a EaD. Certifica-se, por fim, a importância do trabalho do professor e do tutor nessa modalidade.Palavras-Chave: Educação a distância. Tutor. Professor.Abstract: Distance Education (DE) is a teaching modality that has been gaining importance nowadays due to the demand from both the labor market and the society itself. The understanding of its importance in Brazil’s teaching reality, the teacher’s role and how different this is from the tutor’s role in DE reinforces the opening of space in this educational modality. This study aims to describe how DE tutors and teachers work, including their peculiarities, by answering questions such as: who teaches, the tutor or the teacher? and what are the six DE roles? Based on a literature review, we have gathered topics relevant to this theme, including authors such as Belloni, Moran, Rodrigues, and others, as well as showing how DE is currently regulated. Lastly, the importance of the teacher’s and tutor’s work in this modality is verified.Keywords: Distance learning, Distance education, Tutor, Teacher.
id EDUL-1_ed7fe7e6c413bf6b056921bd51f49dd4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/897
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance educationEducação a distânciaTutorProfessor.Educação a DistânciaResumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço na atualidade devido à demanda tanto do mercado de trabalho quanto da própria sociedade. O entendimento sobre a importância da EaD na realidade do ensino no Brasil e sobre o papel do professor e sua diferenciação da atuação do tutor na EaD, reforça a abertura de espaço nesta modalidade educacional. O presente estudo visa descrever como o tutor e o professor, em Educação à distância, atuam e as peculiaridades de cada um, respondendo a questões como: Quem ensina é o tutor ou o professor? Quais os seis papéis na EaD? Através da revisão bibliográfica reunimos tópicos relevantes a esse tema, passando por autores como Belloni, Moran, Rodrigues, e outros, além de mostrar como está regulamentada, atualmente, a EaD. Certifica-se, por fim, a importância do trabalho do professor e do tutor nessa modalidade.Palavras-Chave: Educação a distância. Tutor. Professor.Abstract: Distance Education (DE) is a teaching modality that has been gaining importance nowadays due to the demand from both the labor market and the society itself. The understanding of its importance in Brazil’s teaching reality, the teacher’s role and how different this is from the tutor’s role in DE reinforces the opening of space in this educational modality. This study aims to describe how DE tutors and teachers work, including their peculiarities, by answering questions such as: who teaches, the tutor or the teacher? and what are the six DE roles? Based on a literature review, we have gathered topics relevant to this theme, including authors such as Belloni, Moran, Rodrigues, and others, as well as showing how DE is currently regulated. Lastly, the importance of the teacher’s and tutor’s work in this modality is verified.Keywords: Distance learning, Distance education, Tutor, Teacher.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 2962177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNatale, Julio CesarSouza, Gabrielle Martins deFreitas, Victor Gonçalves Gloria2021-03-17T21:42:32Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/897Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:32Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
title A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
spellingShingle A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
Natale, Julio Cesar
Educação a distância
Tutor
Professor.
Educação a Distância
title_short A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
title_full A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
title_fullStr A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
title_full_unstemmed A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
title_sort A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
author Natale, Julio Cesar
author_facet Natale, Julio Cesar
Souza, Gabrielle Martins de
Freitas, Victor Gonçalves Gloria
author_role author
author2 Souza, Gabrielle Martins de
Freitas, Victor Gonçalves Gloria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Natale, Julio Cesar
Souza, Gabrielle Martins de
Freitas, Victor Gonçalves Gloria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Tutor
Professor.
Educação a Distância
topic Educação a distância
Tutor
Professor.
Educação a Distância
description Resumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço na atualidade devido à demanda tanto do mercado de trabalho quanto da própria sociedade. O entendimento sobre a importância da EaD na realidade do ensino no Brasil e sobre o papel do professor e sua diferenciação da atuação do tutor na EaD, reforça a abertura de espaço nesta modalidade educacional. O presente estudo visa descrever como o tutor e o professor, em Educação à distância, atuam e as peculiaridades de cada um, respondendo a questões como: Quem ensina é o tutor ou o professor? Quais os seis papéis na EaD? Através da revisão bibliográfica reunimos tópicos relevantes a esse tema, passando por autores como Belloni, Moran, Rodrigues, e outros, além de mostrar como está regulamentada, atualmente, a EaD. Certifica-se, por fim, a importância do trabalho do professor e do tutor nessa modalidade.Palavras-Chave: Educação a distância. Tutor. Professor.Abstract: Distance Education (DE) is a teaching modality that has been gaining importance nowadays due to the demand from both the labor market and the society itself. The understanding of its importance in Brazil’s teaching reality, the teacher’s role and how different this is from the tutor’s role in DE reinforces the opening of space in this educational modality. This study aims to describe how DE tutors and teachers work, including their peculiarities, by answering questions such as: who teaches, the tutor or the teacher? and what are the six DE roles? Based on a literature review, we have gathered topics relevant to this theme, including authors such as Belloni, Moran, Rodrigues, and others, as well as showing how DE is currently regulated. Lastly, the importance of the teacher’s and tutor’s work in this modality is verified.Keywords: Distance learning, Distance education, Tutor, Teacher.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 296
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352780804096