A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289 |
Resumo: | Resumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço na atualidade devido à demanda tanto do mercado de trabalho quanto da própria sociedade. O entendimento sobre a importância da EaD na realidade do ensino no Brasil e sobre o papel do professor e sua diferenciação da atuação do tutor na EaD, reforça a abertura de espaço nesta modalidade educacional. O presente estudo visa descrever como o tutor e o professor, em Educação à distância, atuam e as peculiaridades de cada um, respondendo a questões como: Quem ensina é o tutor ou o professor? Quais os seis papéis na EaD? Através da revisão bibliográfica reunimos tópicos relevantes a esse tema, passando por autores como Belloni, Moran, Rodrigues, e outros, além de mostrar como está regulamentada, atualmente, a EaD. Certifica-se, por fim, a importância do trabalho do professor e do tutor nessa modalidade.Palavras-Chave: Educação a distância. Tutor. Professor.Abstract: Distance Education (DE) is a teaching modality that has been gaining importance nowadays due to the demand from both the labor market and the society itself. The understanding of its importance in Brazil’s teaching reality, the teacher’s role and how different this is from the tutor’s role in DE reinforces the opening of space in this educational modality. This study aims to describe how DE tutors and teachers work, including their peculiarities, by answering questions such as: who teaches, the tutor or the teacher? and what are the six DE roles? Based on a literature review, we have gathered topics relevant to this theme, including authors such as Belloni, Moran, Rodrigues, and others, as well as showing how DE is currently regulated. Lastly, the importance of the teacher’s and tutor’s work in this modality is verified.Keywords: Distance learning, Distance education, Tutor, Teacher. |
id |
EDUL-1_ed7fe7e6c413bf6b056921bd51f49dd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/897 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance educationEducação a distânciaTutorProfessor.Educação a DistânciaResumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço na atualidade devido à demanda tanto do mercado de trabalho quanto da própria sociedade. O entendimento sobre a importância da EaD na realidade do ensino no Brasil e sobre o papel do professor e sua diferenciação da atuação do tutor na EaD, reforça a abertura de espaço nesta modalidade educacional. O presente estudo visa descrever como o tutor e o professor, em Educação à distância, atuam e as peculiaridades de cada um, respondendo a questões como: Quem ensina é o tutor ou o professor? Quais os seis papéis na EaD? Através da revisão bibliográfica reunimos tópicos relevantes a esse tema, passando por autores como Belloni, Moran, Rodrigues, e outros, além de mostrar como está regulamentada, atualmente, a EaD. Certifica-se, por fim, a importância do trabalho do professor e do tutor nessa modalidade.Palavras-Chave: Educação a distância. Tutor. Professor.Abstract: Distance Education (DE) is a teaching modality that has been gaining importance nowadays due to the demand from both the labor market and the society itself. The understanding of its importance in Brazil’s teaching reality, the teacher’s role and how different this is from the tutor’s role in DE reinforces the opening of space in this educational modality. This study aims to describe how DE tutors and teachers work, including their peculiarities, by answering questions such as: who teaches, the tutor or the teacher? and what are the six DE roles? Based on a literature review, we have gathered topics relevant to this theme, including authors such as Belloni, Moran, Rodrigues, and others, as well as showing how DE is currently regulated. Lastly, the importance of the teacher’s and tutor’s work in this modality is verified.Keywords: Distance learning, Distance education, Tutor, Teacher.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 2962177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNatale, Julio CesarSouza, Gabrielle Martins deFreitas, Victor Gonçalves Gloria2021-03-17T21:42:32Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/897Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:32Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education |
title |
A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education |
spellingShingle |
A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education Natale, Julio Cesar Educação a distância Tutor Professor. Educação a Distância |
title_short |
A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education |
title_full |
A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education |
title_fullStr |
A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education |
title_full_unstemmed |
A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education |
title_sort |
A fundamentação do papel do tutor e do professor na educação a distância no Brasil/ The grounds of tutors and teachers’ role in Brazil distance education |
author |
Natale, Julio Cesar |
author_facet |
Natale, Julio Cesar Souza, Gabrielle Martins de Freitas, Victor Gonçalves Gloria |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Gabrielle Martins de Freitas, Victor Gonçalves Gloria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natale, Julio Cesar Souza, Gabrielle Martins de Freitas, Victor Gonçalves Gloria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Tutor Professor. Educação a Distância |
topic |
Educação a distância Tutor Professor. Educação a Distância |
description |
Resumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço na atualidade devido à demanda tanto do mercado de trabalho quanto da própria sociedade. O entendimento sobre a importância da EaD na realidade do ensino no Brasil e sobre o papel do professor e sua diferenciação da atuação do tutor na EaD, reforça a abertura de espaço nesta modalidade educacional. O presente estudo visa descrever como o tutor e o professor, em Educação à distância, atuam e as peculiaridades de cada um, respondendo a questões como: Quem ensina é o tutor ou o professor? Quais os seis papéis na EaD? Através da revisão bibliográfica reunimos tópicos relevantes a esse tema, passando por autores como Belloni, Moran, Rodrigues, e outros, além de mostrar como está regulamentada, atualmente, a EaD. Certifica-se, por fim, a importância do trabalho do professor e do tutor nessa modalidade.Palavras-Chave: Educação a distância. Tutor. Professor.Abstract: Distance Education (DE) is a teaching modality that has been gaining importance nowadays due to the demand from both the labor market and the society itself. The understanding of its importance in Brazil’s teaching reality, the teacher’s role and how different this is from the tutor’s role in DE reinforces the opening of space in this educational modality. This study aims to describe how DE tutors and teachers work, including their peculiarities, by answering questions such as: who teaches, the tutor or the teacher? and what are the six DE roles? Based on a literature review, we have gathered topics relevant to this theme, including authors such as Belloni, Moran, Rodrigues, and others, as well as showing how DE is currently regulated. Lastly, the importance of the teacher’s and tutor’s work in this modality is verified.Keywords: Distance learning, Distance education, Tutor, Teacher. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/289/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 296 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352780804096 |