Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é investigar representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. Participaram dez alunas do segundo ano do curso. Utilizou-se o Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) de palavras, que visa compreender como as pessoas categorizam e criam sistemas de classificação pressupondo que o sujeito tem um conhecimento estruturado do mundo em que vive. As palavras mais relacionadas foram: ensinar/educador (sete ocorrências);ensinar/aprendizado (seis ocorrências); capacitado/compromisso (seis ocorrências). Observam-se indícios de que o núcleo figurativo da representação social sobre o trabalho docente, nesta fase do curso, é a relação ensino-aprendizagem, com ênfase na importância da formação para melhor ensinar. Mesmo quando são mencionadas palavras como “amor”, “ajudar” e “vocação”, é a importância da docência, enquanto profissão, que parece ser mais valorizada. Percebe-se que o “dever ser” é o quadro de valores que essas alunas defendem. Algumas metáforas nos discursos estão vinculadas à luz (“é como se você desse tiro no escuro”) e, assim, é preciso “ter compromisso”. Sem referência a conhecimentos a respeito do desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, este “compromisso” pode significar “cuidar do outro”. |
id |
EDUL-1_0861c616e4d66ff725cd7d00fc92fa17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/51 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?representações sociaispedagogiatrabalho docenteprocedimento de classificações múltiplasO objetivo do trabalho é investigar representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. Participaram dez alunas do segundo ano do curso. Utilizou-se o Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) de palavras, que visa compreender como as pessoas categorizam e criam sistemas de classificação pressupondo que o sujeito tem um conhecimento estruturado do mundo em que vive. As palavras mais relacionadas foram: ensinar/educador (sete ocorrências);ensinar/aprendizado (seis ocorrências); capacitado/compromisso (seis ocorrências). Observam-se indícios de que o núcleo figurativo da representação social sobre o trabalho docente, nesta fase do curso, é a relação ensino-aprendizagem, com ênfase na importância da formação para melhor ensinar. Mesmo quando são mencionadas palavras como “amor”, “ajudar” e “vocação”, é a importância da docência, enquanto profissão, que parece ser mais valorizada. Percebe-se que o “dever ser” é o quadro de valores que essas alunas defendem. Algumas metáforas nos discursos estão vinculadas à luz (“é como se você desse tiro no escuro”) e, assim, é preciso “ter compromisso”. Sem referência a conhecimentos a respeito do desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, este “compromisso” pode significar “cuidar do outro”. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 24-342177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51/pdfLima, Rita de Cássia PereiraSicca, Natalina A. LagunaDavid, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:14Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/51Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:14Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar? |
title |
Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar? |
spellingShingle |
Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar? Lima, Rita de Cássia Pereira representações sociais pedagogia trabalho docente procedimento de classificações múltiplas |
title_short |
Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar? |
title_full |
Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar? |
title_fullStr |
Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar? |
title_full_unstemmed |
Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar? |
title_sort |
Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar? |
author |
Lima, Rita de Cássia Pereira |
author_facet |
Lima, Rita de Cássia Pereira Sicca, Natalina A. Laguna David, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Sicca, Natalina A. Laguna David, Alessandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rita de Cássia Pereira Sicca, Natalina A. Laguna David, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais pedagogia trabalho docente procedimento de classificações múltiplas |
topic |
representações sociais pedagogia trabalho docente procedimento de classificações múltiplas |
description |
O objetivo do trabalho é investigar representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. Participaram dez alunas do segundo ano do curso. Utilizou-se o Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) de palavras, que visa compreender como as pessoas categorizam e criam sistemas de classificação pressupondo que o sujeito tem um conhecimento estruturado do mundo em que vive. As palavras mais relacionadas foram: ensinar/educador (sete ocorrências);ensinar/aprendizado (seis ocorrências); capacitado/compromisso (seis ocorrências). Observam-se indícios de que o núcleo figurativo da representação social sobre o trabalho docente, nesta fase do curso, é a relação ensino-aprendizagem, com ênfase na importância da formação para melhor ensinar. Mesmo quando são mencionadas palavras como “amor”, “ajudar” e “vocação”, é a importância da docência, enquanto profissão, que parece ser mais valorizada. Percebe-se que o “dever ser” é o quadro de valores que essas alunas defendem. Algumas metáforas nos discursos estão vinculadas à luz (“é como se você desse tiro no escuro”) e, assim, é preciso “ter compromisso”. Sem referência a conhecimentos a respeito do desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, este “compromisso” pode significar “cuidar do outro”. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 24-34 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351214231552 |