Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rita de Cássia Pereira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sicca, Natalina A. Laguna, David, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51
Resumo: O objetivo do trabalho é investigar representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. Participaram dez alunas do segundo ano do curso. Utilizou-se o Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) de palavras, que visa compreender como as pessoas categorizam e criam sistemas de classificação pressupondo que o sujeito tem um conhecimento estruturado do mundo em que vive. As palavras mais relacionadas foram: ensinar/educador (sete ocorrências);ensinar/aprendizado (seis ocorrências); capacitado/compromisso (seis ocorrências). Observam-se indícios de que o núcleo figurativo da representação social sobre o trabalho docente, nesta fase do curso, é a relação ensino-aprendizagem, com ênfase na importância da formação para melhor ensinar. Mesmo quando são mencionadas palavras como “amor”, “ajudar” e “vocação”, é a importância da docência, enquanto profissão, que parece ser mais valorizada. Percebe-se que o “dever ser” é o quadro de valores que essas alunas defendem. Algumas metáforas nos discursos estão vinculadas à luz (“é como se você desse tiro no escuro”) e, assim, é preciso “ter compromisso”. Sem referência a conhecimentos a respeito do desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, este “compromisso” pode significar “cuidar do outro”. 
id EDUL-1_0861c616e4d66ff725cd7d00fc92fa17
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/51
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?representações sociaispedagogiatrabalho docenteprocedimento de classificações múltiplasO objetivo do trabalho é investigar representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. Participaram dez alunas do segundo ano do curso. Utilizou-se o Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) de palavras, que visa compreender como as pessoas categorizam e criam sistemas de classificação pressupondo que o sujeito tem um conhecimento estruturado do mundo em que vive. As palavras mais relacionadas foram: ensinar/educador (sete ocorrências);ensinar/aprendizado (seis ocorrências); capacitado/compromisso (seis ocorrências). Observam-se indícios de que o núcleo figurativo da representação social sobre o trabalho docente, nesta fase do curso, é a relação ensino-aprendizagem, com ênfase na importância da formação para melhor ensinar. Mesmo quando são mencionadas palavras como “amor”, “ajudar” e “vocação”, é a importância da docência, enquanto profissão, que parece ser mais valorizada. Percebe-se que o “dever ser” é o quadro de valores que essas alunas defendem. Algumas metáforas nos discursos estão vinculadas à luz (“é como se você desse tiro no escuro”) e, assim, é preciso “ter compromisso”. Sem referência a conhecimentos a respeito do desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, este “compromisso” pode significar “cuidar do outro”. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 24-342177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51/pdfLima, Rita de Cássia PereiraSicca, Natalina A. LagunaDavid, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:14Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/51Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:14Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
title Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
spellingShingle Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
Lima, Rita de Cássia Pereira
representações sociais
pedagogia
trabalho docente
procedimento de classificações múltiplas
title_short Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
title_full Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
title_fullStr Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
title_full_unstemmed Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
title_sort Representações sociais sobre o trabalho docente na pedagogia: formar para ensinar?
author Lima, Rita de Cássia Pereira
author_facet Lima, Rita de Cássia Pereira
Sicca, Natalina A. Laguna
David, Alessandra
author_role author
author2 Sicca, Natalina A. Laguna
David, Alessandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rita de Cássia Pereira
Sicca, Natalina A. Laguna
David, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais
pedagogia
trabalho docente
procedimento de classificações múltiplas
topic representações sociais
pedagogia
trabalho docente
procedimento de classificações múltiplas
description O objetivo do trabalho é investigar representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. Participaram dez alunas do segundo ano do curso. Utilizou-se o Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) de palavras, que visa compreender como as pessoas categorizam e criam sistemas de classificação pressupondo que o sujeito tem um conhecimento estruturado do mundo em que vive. As palavras mais relacionadas foram: ensinar/educador (sete ocorrências);ensinar/aprendizado (seis ocorrências); capacitado/compromisso (seis ocorrências). Observam-se indícios de que o núcleo figurativo da representação social sobre o trabalho docente, nesta fase do curso, é a relação ensino-aprendizagem, com ênfase na importância da formação para melhor ensinar. Mesmo quando são mencionadas palavras como “amor”, “ajudar” e “vocação”, é a importância da docência, enquanto profissão, que parece ser mais valorizada. Percebe-se que o “dever ser” é o quadro de valores que essas alunas defendem. Algumas metáforas nos discursos estão vinculadas à luz (“é como se você desse tiro no escuro”) e, assim, é preciso “ter compromisso”. Sem referência a conhecimentos a respeito do desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, este “compromisso” pode significar “cuidar do outro”. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/51/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 24-34
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351214231552