JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3549 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de discutir os tipos de jogos utilizados pelos professores de Geografia, no processo de ensino- aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi realizado levantamento bibliográfico, bem como, análise de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, respondido por 55 professores de Geografia, da Educação básica, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A análise dos dados coletados, referente a proposta deste trabalho, evidenciou que os jogos mais utilizados em sala pelos participantes,de acordo com a forma e o conteúdo, são os jogos de pergunta e resposta com a finalidade de fixação de conteúdo, seguidos pelos jogos de montagem com o mesmo objetivo. Verificou- se,também, a intensa utilização de jogos adaptados,ou seja, os professores se apropriam do formato e das regras basificas de um determinado jogo e o adapta ao conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, a sua realidade e a faixa etária dos alunos. |
id |
UNICESU-1_172d044507776a18c3cf93144c81c704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3549 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICOJogo geográficoClassificações de jogosPrática docenteEste trabalho tem o objetivo de discutir os tipos de jogos utilizados pelos professores de Geografia, no processo de ensino- aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi realizado levantamento bibliográfico, bem como, análise de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, respondido por 55 professores de Geografia, da Educação básica, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A análise dos dados coletados, referente a proposta deste trabalho, evidenciou que os jogos mais utilizados em sala pelos participantes,de acordo com a forma e o conteúdo, são os jogos de pergunta e resposta com a finalidade de fixação de conteúdo, seguidos pelos jogos de montagem com o mesmo objetivo. Verificou- se,também, a intensa utilização de jogos adaptados,ou seja, os professores se apropriam do formato e das regras basificas de um determinado jogo e o adapta ao conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, a sua realidade e a faixa etária dos alunos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T19:26:11Z2019-12-11T19:26:11Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3549porOLIVEIRA, Tais Pires deLOPES, Claudivan Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:17:10Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3549Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:17:10Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO |
title |
JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO |
spellingShingle |
JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO OLIVEIRA, Tais Pires de Jogo geográfico Classificações de jogos Prática docente |
title_short |
JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO |
title_full |
JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO |
title_fullStr |
JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO |
title_full_unstemmed |
JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO |
title_sort |
JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO |
author |
OLIVEIRA, Tais Pires de |
author_facet |
OLIVEIRA, Tais Pires de LOPES, Claudivan Sanches |
author_role |
author |
author2 |
LOPES, Claudivan Sanches |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Tais Pires de LOPES, Claudivan Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo geográfico Classificações de jogos Prática docente |
topic |
Jogo geográfico Classificações de jogos Prática docente |
description |
Este trabalho tem o objetivo de discutir os tipos de jogos utilizados pelos professores de Geografia, no processo de ensino- aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi realizado levantamento bibliográfico, bem como, análise de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, respondido por 55 professores de Geografia, da Educação básica, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A análise dos dados coletados, referente a proposta deste trabalho, evidenciou que os jogos mais utilizados em sala pelos participantes,de acordo com a forma e o conteúdo, são os jogos de pergunta e resposta com a finalidade de fixação de conteúdo, seguidos pelos jogos de montagem com o mesmo objetivo. Verificou- se,também, a intensa utilização de jogos adaptados,ou seja, os professores se apropriam do formato e das regras basificas de um determinado jogo e o adapta ao conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, a sua realidade e a faixa etária dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T19:26:11Z 2019-12-11T19:26:11Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3549 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098699294769152 |