JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Tais Pires de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LOPES, Claudivan Sanches
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3549
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de discutir os tipos de jogos utilizados pelos professores de Geografia, no processo de ensino- aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi realizado levantamento bibliográfico, bem como, análise de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, respondido por 55 professores de Geografia, da Educação básica, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A análise dos dados coletados, referente a proposta deste trabalho, evidenciou que os jogos mais utilizados em sala pelos participantes,de acordo com a forma e o conteúdo, são os jogos de pergunta e resposta com a finalidade de fixação de conteúdo, seguidos pelos jogos de montagem com o mesmo objetivo. Verificou- se,também, a intensa utilização de jogos adaptados,ou seja, os professores se apropriam do formato e das regras basificas de um determinado jogo e o adapta ao conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, a sua realidade e a faixa etária dos alunos.
id UNICESU -1_176f467393f998ef9353e57e07902002
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3549
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICOJogo geográficoClassificações de jogosPrática docenteEste trabalho tem o objetivo de discutir os tipos de jogos utilizados pelos professores de Geografia, no processo de ensino- aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi realizado levantamento bibliográfico, bem como, análise de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, respondido por 55 professores de Geografia, da Educação básica, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A análise dos dados coletados, referente a proposta deste trabalho, evidenciou que os jogos mais utilizados em sala pelos participantes,de acordo com a forma e o conteúdo, são os jogos de pergunta e resposta com a finalidade de fixação de conteúdo, seguidos pelos jogos de montagem com o mesmo objetivo. Verificou- se,também, a intensa utilização de jogos adaptados,ou seja, os professores se apropriam do formato e das regras basificas de um determinado jogo e o adapta ao conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, a sua realidade e a faixa etária dos alunos.UniCesumar2019-12-11T19:26:11Z2019-12-11T19:26:11Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3549otherOLIVEIRA, Tais Pires deLOPES, Claudivan Sanchesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:04.712Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
title JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
spellingShingle JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
OLIVEIRA, Tais Pires de
Jogo geográfico
Classificações de jogos
Prática docente
title_short JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
title_full JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
title_fullStr JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
title_full_unstemmed JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
title_sort JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
author OLIVEIRA, Tais Pires de
author_facet OLIVEIRA, Tais Pires de
LOPES, Claudivan Sanches
author_role author
author2 LOPES, Claudivan Sanches
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Tais Pires de
LOPES, Claudivan Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo geográfico
Classificações de jogos
Prática docente
topic Jogo geográfico
Classificações de jogos
Prática docente
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem o objetivo de discutir os tipos de jogos utilizados pelos professores de Geografia, no processo de ensino- aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi realizado levantamento bibliográfico, bem como, análise de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, respondido por 55 professores de Geografia, da Educação básica, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A análise dos dados coletados, referente a proposta deste trabalho, evidenciou que os jogos mais utilizados em sala pelos participantes,de acordo com a forma e o conteúdo, são os jogos de pergunta e resposta com a finalidade de fixação de conteúdo, seguidos pelos jogos de montagem com o mesmo objetivo. Verificou- se,também, a intensa utilização de jogos adaptados,ou seja, os professores se apropriam do formato e das regras basificas de um determinado jogo e o adapta ao conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, a sua realidade e a faixa etária dos alunos.
description Este trabalho tem o objetivo de discutir os tipos de jogos utilizados pelos professores de Geografia, no processo de ensino- aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi realizado levantamento bibliográfico, bem como, análise de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, respondido por 55 professores de Geografia, da Educação básica, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A análise dos dados coletados, referente a proposta deste trabalho, evidenciou que os jogos mais utilizados em sala pelos participantes,de acordo com a forma e o conteúdo, são os jogos de pergunta e resposta com a finalidade de fixação de conteúdo, seguidos pelos jogos de montagem com o mesmo objetivo. Verificou- se,também, a intensa utilização de jogos adaptados,ou seja, os professores se apropriam do formato e das regras basificas de um determinado jogo e o adapta ao conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, a sua realidade e a faixa etária dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T19:26:11Z
2019-12-11T19:26:11Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3549
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3549
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948590488813568