Engajamento estudantil na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904 |
Resumo: | O artigo, resultado de pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, teve como objetivo analisar como vem sendo tratado o tema engajamento estudantil na Educação Superior nos últimos seis anos. A partir dos descritores ‘engajamento estudantil’, ‘compromiso estudiantil’ e ‘student engagement’, os resultados revelaram que o engajamento está voltado para diferentes aspectos de permanência e êxito na formação universitária como: motivações para persistir nos estudos, tais como o prazer com o desafio intelectual vivenciado; o bom relacionamento com colegas e professores; a satisfação com a organização do curso e sua infraestrutura; a boa percepção sobre as perspectivas futuras de carreira. O artigo sinaliza para a necessidade de estudos que aprofundem sobre o impacto da relação professor-estudante para o engajamento estudantil.Palavras-chave: Engajamento estudantil. Relação professor-estudante. Educação Superior Student engagement in Higher Education Abstract: The article is the result from a qualitative state-of-the-art research project and aimed to analyze how student engagement in Higher Education has been addressed in the last six years. Based on descriptors “engajamento estudantil”, “student commitment” and “student engagement”, the results revealed that engagement is focused on different aspects of permanence and success in university education, as follows: stimulation to pursue studies, such as the pleasure from the intellectual challenge experienced, the good relationship with colleagues and teachers, the satisfaction with the program organization and its infrastructure, and the good perception about future career prospects. The article points to the need for further studies about the impact of the teacher-student relationship on student engagement.Keywords: Student Engagement. Teacher-student relationship. Higher education. |
id |
EDUL-1_0fda8c206a34c9af84b0caba29c8a34e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/904 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Engajamento estudantil na educação superiorEngajamento estudantilRelação professor-estudanteEducação Superior.Pedagogia UniversitáriaO artigo, resultado de pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, teve como objetivo analisar como vem sendo tratado o tema engajamento estudantil na Educação Superior nos últimos seis anos. A partir dos descritores ‘engajamento estudantil’, ‘compromiso estudiantil’ e ‘student engagement’, os resultados revelaram que o engajamento está voltado para diferentes aspectos de permanência e êxito na formação universitária como: motivações para persistir nos estudos, tais como o prazer com o desafio intelectual vivenciado; o bom relacionamento com colegas e professores; a satisfação com a organização do curso e sua infraestrutura; a boa percepção sobre as perspectivas futuras de carreira. O artigo sinaliza para a necessidade de estudos que aprofundem sobre o impacto da relação professor-estudante para o engajamento estudantil.Palavras-chave: Engajamento estudantil. Relação professor-estudante. Educação Superior Student engagement in Higher Education Abstract: The article is the result from a qualitative state-of-the-art research project and aimed to analyze how student engagement in Higher Education has been addressed in the last six years. Based on descriptors “engajamento estudantil”, “student commitment” and “student engagement”, the results revealed that engagement is focused on different aspects of permanence and success in university education, as follows: stimulation to pursue studies, such as the pleasure from the intellectual challenge experienced, the good relationship with colleagues and teachers, the satisfaction with the program organization and its infrastructure, and the good perception about future career prospects. The article points to the need for further studies about the impact of the teacher-student relationship on student engagement.Keywords: Student Engagement. Teacher-student relationship. Higher education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 50-632177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexsandra de Santana SoaresRibeiro, Marinalva Lopes2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/904Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engajamento estudantil na educação superior |
title |
Engajamento estudantil na educação superior |
spellingShingle |
Engajamento estudantil na educação superior Silva, Alexsandra de Santana Soares Engajamento estudantil Relação professor-estudante Educação Superior. Pedagogia Universitária |
title_short |
Engajamento estudantil na educação superior |
title_full |
Engajamento estudantil na educação superior |
title_fullStr |
Engajamento estudantil na educação superior |
title_full_unstemmed |
Engajamento estudantil na educação superior |
title_sort |
Engajamento estudantil na educação superior |
author |
Silva, Alexsandra de Santana Soares |
author_facet |
Silva, Alexsandra de Santana Soares Ribeiro, Marinalva Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Marinalva Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexsandra de Santana Soares Ribeiro, Marinalva Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engajamento estudantil Relação professor-estudante Educação Superior. Pedagogia Universitária |
topic |
Engajamento estudantil Relação professor-estudante Educação Superior. Pedagogia Universitária |
description |
O artigo, resultado de pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, teve como objetivo analisar como vem sendo tratado o tema engajamento estudantil na Educação Superior nos últimos seis anos. A partir dos descritores ‘engajamento estudantil’, ‘compromiso estudiantil’ e ‘student engagement’, os resultados revelaram que o engajamento está voltado para diferentes aspectos de permanência e êxito na formação universitária como: motivações para persistir nos estudos, tais como o prazer com o desafio intelectual vivenciado; o bom relacionamento com colegas e professores; a satisfação com a organização do curso e sua infraestrutura; a boa percepção sobre as perspectivas futuras de carreira. O artigo sinaliza para a necessidade de estudos que aprofundem sobre o impacto da relação professor-estudante para o engajamento estudantil.Palavras-chave: Engajamento estudantil. Relação professor-estudante. Educação Superior Student engagement in Higher Education Abstract: The article is the result from a qualitative state-of-the-art research project and aimed to analyze how student engagement in Higher Education has been addressed in the last six years. Based on descriptors “engajamento estudantil”, “student commitment” and “student engagement”, the results revealed that engagement is focused on different aspects of permanence and success in university education, as follows: stimulation to pursue studies, such as the pleasure from the intellectual challenge experienced, the good relationship with colleagues and teachers, the satisfaction with the program organization and its infrastructure, and the good perception about future career prospects. The article points to the need for further studies about the impact of the teacher-student relationship on student engagement.Keywords: Student Engagement. Teacher-student relationship. Higher education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/904/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 50-63 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352793387008 |