Permanência estudantil na Educação Superior: um panorama da produção científica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16780 |
Resumo: | Este trabalho monográfico trata da temática da Permanência estudantil na Educação Superior, mais especificamente nas universidades públicas brasileiras. Tem como objetivo oferecer um panorama geral da produção científica recente sobre o tema, analisando o tratamento dado e mapear e analisar os trabalhos que tratam especificamente de ações institucionais de permanência no Ensino Superior apresentando sua síntese. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica realizada em maio de 2020 nas plataformas SciElo e nas plataformas disponíveis para a UFRJ no portal de Periódicos Capes com o recorte temporal de 5 anos (2016- 2020). O questionamento central da pesquisa se desdobra em dois: “Como se caracteriza a produção científica sobre a permanência estudantil nos últimos 5 anos? Como as ações institucionais de permanência têm sido investigadas e quais são elas?” Foram selecionadas nove palavras-chave provenientes dos eixos “Ensino Superior”, “Permanência”/ “Afiliação” e “Apoio Pedagógico” que compuseram o total de 18 combinações de busca em cada plataforma. Após uma seleção criteriosa dos resultados, 39 artigos compuseram o material de análise final desta pesquisa. As análises dos artigos pautam-se nos seguintes critérios: região do país, ano de publicação, tema central, metodologia de pesquisa e perspectiva de permanência. Quanto às ações institucionais de permanência estudantil, foram consideradas a profundidade da abordagem e a ordem de permanência (simbólica ou material). A fundamentação teórica deste trabalho apoia-se nos conceitos e contribuições de autores como Bourdieu, Dyane Santos e Alain Coulon, tais como afiliação estudantil, permanência simbólica e permanência material. Os resultados indicam que o tema da permanência na Educação Superior tem ganhado relevância nas pesquisas conforme novas conquistas vão sendo alcançadas no âmbito das políticas de Assistência Estudantil, contemplando grupos específicos e novas demandas no processo de democratização do Ensino Superior. Em relação às ações institucionais, os resultados indicam que as pesquisas sobre as ações institucionais de permanência na figura dos apoios pedagógicos ainda são incipientes, mas apontam para um campo a ser explorado. |
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