O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520 |
Resumo: | As linhas teóricas deste estudo apresentam reflexões sobre as significações de uma professora sobre a escolarização de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no Ensino Médio. O objetivo consistiu em compreender o que revelam as significações constituídas por professor de Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva de alunos PAEE. É um estudo qualitativo, que apresenta como base teórico-metodológica a teoria histórico-cultural. Para a materialização deste trabalho, optamos pela base analítica dos dados coletados e registrados no estudo os Núcleos de Significação. Consideramos que as análises desvelaram que a professora de História, ao vivenciar o processo de escolarização de alunos PAEE diante do contexto da Educação Inclusiva, dá novas significações à sua atividade de docência, transformando seu pensar, sentir e agir. |
id |
EDUL-1_15246eca0ca0f884312a9831b64e1c0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1520 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação InclusivaThe thinking, the feeling and the acting about the inclusive education of a teacher of high schooSpecial and inclusive educationSpecial education studentsHigh schoolEducação especial e inclusivaAlunos público-alvo da educação especialEnsino MédioAs linhas teóricas deste estudo apresentam reflexões sobre as significações de uma professora sobre a escolarização de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no Ensino Médio. O objetivo consistiu em compreender o que revelam as significações constituídas por professor de Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva de alunos PAEE. É um estudo qualitativo, que apresenta como base teórico-metodológica a teoria histórico-cultural. Para a materialização deste trabalho, optamos pela base analítica dos dados coletados e registrados no estudo os Núcleos de Significação. Consideramos que as análises desvelaram que a professora de História, ao vivenciar o processo de escolarização de alunos PAEE diante do contexto da Educação Inclusiva, dá novas significações à sua atividade de docência, transformando seu pensar, sentir e agir.The theoretical lines of this study presents reflections about the meanings of a teacher about the schooling of special education students - PAEE in high school in the context of inclusive education. The objective consisted in: to comprehend what the meanings constituted by a high school teacher about the inclusive education students (PAEE) reveals. This is a qualitative study, which presents the socio-historical theory as a theoretical-methodological basis. For the materialization of this acadêmico study, we opted for the analytical basis of the data collected and recorded in the study: the Cores of Meaning. The analyzes showed that the History teacher revealed that when experiencing the process of schooling PAEE students, in the context of inclusive education, in the context of inclusive education, gives new meanings to their teaching activity, transforming their thinking, feeling and actingEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152010.58422/repesq.2023.e1520REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 39 (2023): Práticas inclusivas e processos escolares emancipatórios; 559-5742177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520/1233https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesse Silva Lima, Marcia Raika2023-12-18T19:26:36Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1520Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-12-18T19:26:36Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva The thinking, the feeling and the acting about the inclusive education of a teacher of high schoo |
title |
O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva |
spellingShingle |
O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva e Silva Lima, Marcia Raika Special and inclusive education Special education students High school Educação especial e inclusiva Alunos público-alvo da educação especial Ensino Médio |
title_short |
O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva |
title_full |
O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva |
title_fullStr |
O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva |
title_full_unstemmed |
O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva |
title_sort |
O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva |
author |
e Silva Lima, Marcia Raika |
author_facet |
e Silva Lima, Marcia Raika |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
e Silva Lima, Marcia Raika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Special and inclusive education Special education students High school Educação especial e inclusiva Alunos público-alvo da educação especial Ensino Médio |
topic |
Special and inclusive education Special education students High school Educação especial e inclusiva Alunos público-alvo da educação especial Ensino Médio |
description |
As linhas teóricas deste estudo apresentam reflexões sobre as significações de uma professora sobre a escolarização de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no Ensino Médio. O objetivo consistiu em compreender o que revelam as significações constituídas por professor de Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva de alunos PAEE. É um estudo qualitativo, que apresenta como base teórico-metodológica a teoria histórico-cultural. Para a materialização deste trabalho, optamos pela base analítica dos dados coletados e registrados no estudo os Núcleos de Significação. Consideramos que as análises desvelaram que a professora de História, ao vivenciar o processo de escolarização de alunos PAEE diante do contexto da Educação Inclusiva, dá novas significações à sua atividade de docência, transformando seu pensar, sentir e agir. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520 10.58422/repesq.2023.e1520 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2023.e1520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520/1233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 39 (2023): Práticas inclusivas e processos escolares emancipatórios; 559-574 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353644830720 |