O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: e Silva Lima, Marcia Raika
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520
Resumo: As linhas teóricas deste estudo apresentam reflexões sobre as significações de uma professora sobre a escolarização de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no Ensino Médio. O objetivo consistiu em compreender o que revelam as significações constituídas por professor de Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva de alunos PAEE. É um estudo qualitativo, que apresenta como base teórico-metodológica a teoria histórico-cultural. Para a materialização deste trabalho, optamos pela base analítica dos dados coletados e registrados no estudo os Núcleos de Significação. Consideramos que as análises desvelaram que a professora de História, ao vivenciar o processo de escolarização de alunos PAEE diante do contexto da Educação Inclusiva, dá novas significações à sua atividade de docência, transformando seu pensar, sentir e agir.
id EDUL-1_15246eca0ca0f884312a9831b64e1c0b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1520
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação InclusivaThe thinking, the feeling and the acting about the inclusive education of a teacher of high schooSpecial and inclusive educationSpecial education studentsHigh schoolEducação especial e inclusivaAlunos público-alvo da educação especialEnsino MédioAs linhas teóricas deste estudo apresentam reflexões sobre as significações de uma professora sobre a escolarização de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no Ensino Médio. O objetivo consistiu em compreender o que revelam as significações constituídas por professor de Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva de alunos PAEE. É um estudo qualitativo, que apresenta como base teórico-metodológica a teoria histórico-cultural. Para a materialização deste trabalho, optamos pela base analítica dos dados coletados e registrados no estudo os Núcleos de Significação. Consideramos que as análises desvelaram que a professora de História, ao vivenciar o processo de escolarização de alunos PAEE diante do contexto da Educação Inclusiva, dá novas significações à sua atividade de docência, transformando seu pensar, sentir e agir.The theoretical lines of this study presents reflections about the meanings of a teacher about the schooling of special education students - PAEE in high school in the context of inclusive education. The objective consisted in: to comprehend what the meanings constituted by a high school teacher about the inclusive education students (PAEE) reveals. This is a qualitative study, which presents the socio-historical theory as a theoretical-methodological basis. For the materialization of this acadêmico study, we opted for the analytical basis of the data collected and recorded in the study: the Cores of Meaning. The analyzes showed that the History teacher revealed that when experiencing the process of schooling PAEE students, in the context of inclusive education, in the context of inclusive education, gives new meanings to their teaching activity, transforming their thinking, feeling and actingEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/152010.58422/repesq.2023.e1520REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 39 (2023): Práticas inclusivas e processos escolares emancipatórios; 559-5742177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520/1233https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesse Silva Lima, Marcia Raika2023-12-18T19:26:36Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1520Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-12-18T19:26:36Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva
The thinking, the feeling and the acting about the inclusive education of a teacher of high schoo
title O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva
spellingShingle O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva
e Silva Lima, Marcia Raika
Special and inclusive education
Special education students
High school
Educação especial e inclusiva
Alunos público-alvo da educação especial
Ensino Médio
title_short O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva
title_full O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva
title_fullStr O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva
title_full_unstemmed O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva
title_sort O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva
author e Silva Lima, Marcia Raika
author_facet e Silva Lima, Marcia Raika
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv e Silva Lima, Marcia Raika
dc.subject.por.fl_str_mv Special and inclusive education
Special education students
High school
Educação especial e inclusiva
Alunos público-alvo da educação especial
Ensino Médio
topic Special and inclusive education
Special education students
High school
Educação especial e inclusiva
Alunos público-alvo da educação especial
Ensino Médio
description As linhas teóricas deste estudo apresentam reflexões sobre as significações de uma professora sobre a escolarização de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no Ensino Médio. O objetivo consistiu em compreender o que revelam as significações constituídas por professor de Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva de alunos PAEE. É um estudo qualitativo, que apresenta como base teórico-metodológica a teoria histórico-cultural. Para a materialização deste trabalho, optamos pela base analítica dos dados coletados e registrados no estudo os Núcleos de Significação. Consideramos que as análises desvelaram que a professora de História, ao vivenciar o processo de escolarização de alunos PAEE diante do contexto da Educação Inclusiva, dá novas significações à sua atividade de docência, transformando seu pensar, sentir e agir.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520
10.58422/repesq.2023.e1520
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2023.e1520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1520/1233
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 39 (2023): Práticas inclusivas e processos escolares emancipatórios; 559-574
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353644830720