A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/710 |
Resumo: | O presente trabalho procura cotejar as relações que podem ser estabelecidas entre a Pedagogia Histórico-Crítica, criada por Dermeval Saviani, e a dimensão intelectual da formação e do trabalho docente. Para tanto, num primeiro momento, apresenta as linhas gerais do conceito de intelectual comumente adotado pelas pesquisas educacionais: o de intelectual transformador, pautado em Henry Giroux. Depois disso, procura traçar as linhas que diferenciam a Pedagogia Histórico-Crítica da abordagem hegemônica na pesquisa educacional, procurando destacar o papel central que o conhecimento escolar deve ter para a definição da dimensão intelectual do trabalho docente. |
id |
EDUL-1_193001e1dda22f4387e5b8f729330894 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/710 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAFormação e Trabalho docente. Professor intelectual. Pedagogia Histórico-CríticaFormação de professores e trabalho docenteO presente trabalho procura cotejar as relações que podem ser estabelecidas entre a Pedagogia Histórico-Crítica, criada por Dermeval Saviani, e a dimensão intelectual da formação e do trabalho docente. Para tanto, num primeiro momento, apresenta as linhas gerais do conceito de intelectual comumente adotado pelas pesquisas educacionais: o de intelectual transformador, pautado em Henry Giroux. Depois disso, procura traçar as linhas que diferenciam a Pedagogia Histórico-Crítica da abordagem hegemônica na pesquisa educacional, procurando destacar o papel central que o conhecimento escolar deve ter para a definição da dimensão intelectual do trabalho docente. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/710REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 262-2812177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/710/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMariano, André Luís SenaLima, Emília Freitas de2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/710Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title |
A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
spellingShingle |
A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Mariano, André Luís Sena Formação e Trabalho docente. Professor intelectual. Pedagogia Histórico-Crítica Formação de professores e trabalho docente |
title_short |
A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full |
A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_fullStr |
A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_sort |
A DIMENSÃO INTELECTUAL DO TRABALHO DOCENTE E O LUGAR DO CONHECIMENTO ESCOLAR: DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
author |
Mariano, André Luís Sena |
author_facet |
Mariano, André Luís Sena Lima, Emília Freitas de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Emília Freitas de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, André Luís Sena Lima, Emília Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação e Trabalho docente. Professor intelectual. Pedagogia Histórico-Crítica Formação de professores e trabalho docente |
topic |
Formação e Trabalho docente. Professor intelectual. Pedagogia Histórico-Crítica Formação de professores e trabalho docente |
description |
O presente trabalho procura cotejar as relações que podem ser estabelecidas entre a Pedagogia Histórico-Crítica, criada por Dermeval Saviani, e a dimensão intelectual da formação e do trabalho docente. Para tanto, num primeiro momento, apresenta as linhas gerais do conceito de intelectual comumente adotado pelas pesquisas educacionais: o de intelectual transformador, pautado em Henry Giroux. Depois disso, procura traçar as linhas que diferenciam a Pedagogia Histórico-Crítica da abordagem hegemônica na pesquisa educacional, procurando destacar o papel central que o conhecimento escolar deve ter para a definição da dimensão intelectual do trabalho docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/710 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/710/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 262-281 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352324673536 |