Escola mínima, déficit grande: a expansão da escolarização em Pernambuco nos anos 1950
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1450 |
Resumo: | Aborda a escolarização no Brasil para as classes populares, para as regiões de difíceis acessos ou interioranas. Trata da política de Escolas Mínimas de Pernambuco entre 1956-1958 na secretaria de educação de Aderbal Jurema e que a inserção da oferta de ensino primário para as populações de baixa renda na pauta política pernambucana nos anos 1950 conta com vetores locais, onde práticas assistencialistas se somavam às propostas de modernização. O trabalho utiliza como fontes documentos das instituições tratadas, atas de reunião, estatísticas e registros de matrícula, legislação estadual, discursos de governantes, iconografia, fontes da imprensa. A despeito da precariedade da formação destinada às professoras das Escolas Mínimas, reconhece o impacto dessa política na redução do déficit escolar, que possibilitou a chegada de escolas em subúrbios e regiões do interior. Estima que, findando a gestão, 01 em cada 03 novos matriculados na rede de ensino primário era estudante de Escola Mínima. |
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Escola mínima, déficit grande: a expansão da escolarização em Pernambuco nos anos 1950Minimum School, Big Deficit: the expansion of schooling in Pernambuco in the 1950sEducational PolicyPrimary SchoolInlandzationPolítica EducacionalEscola PrimáriaInteriorizaçãoAborda a escolarização no Brasil para as classes populares, para as regiões de difíceis acessos ou interioranas. Trata da política de Escolas Mínimas de Pernambuco entre 1956-1958 na secretaria de educação de Aderbal Jurema e que a inserção da oferta de ensino primário para as populações de baixa renda na pauta política pernambucana nos anos 1950 conta com vetores locais, onde práticas assistencialistas se somavam às propostas de modernização. O trabalho utiliza como fontes documentos das instituições tratadas, atas de reunião, estatísticas e registros de matrícula, legislação estadual, discursos de governantes, iconografia, fontes da imprensa. A despeito da precariedade da formação destinada às professoras das Escolas Mínimas, reconhece o impacto dessa política na redução do déficit escolar, que possibilitou a chegada de escolas em subúrbios e regiões do interior. Estima que, findando a gestão, 01 em cada 03 novos matriculados na rede de ensino primário era estudante de Escola Mínima.It approaches schooling in Brazil for the workers, for regions with difficult access or inland areas. It deals with the policy of Escolas Mínimas de Pernambuco (1956-1958) in the Aderbal Jurema’s management of education and that the inclusion of primary education for low-income populations in the Pernambuco political agenda has local vectors, where welfare practices are added to the modernization proposals. The work uses as sources documents from the treated institutions, minutes of meetings, statistics and enrollment records, state legislation, speeches by rulers, iconography, press sources. In spite of the precariousness of the formation destined to the teachers of the Minimum Schools, it recognizes the impact of this policy in the reduction of the school deficit, which made possible the arrival of schools in suburbs and interior regions. It is estimated that, at the end of the term, one-third of new enrollments in the primary education were students of the Minimum School.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/145010.58422/repesq.2023.e1450REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 37 (2023): Práticas Investigativas e Práticas Escolares; 116-1362177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1450/1211https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira da Silva, AndréFrança, Hatiene Barbosa da Silva2023-09-26T17:47:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1450Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-09-26T17:47:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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