Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1103 |
Resumo: | Este artigo apresenta os conceitos básicos sobre a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, demostrando suas definições comuns e dialéticas. Tem como base a revisão da literatura balizada na autora Alves-Mazzoti (2000), por intermédio dos textos consultados no banco de dados da CAPES, IBICT, SIBI/UFPA, SciELO, Google e livros. O texto está organizado em sete ítens, os quais são: 1.Introdução; 2.Da interdisciplinaridade; 3.Da intersetorialidade; 4.Das ações dialéticas entre a interdisciplinaridade e a intersetorialidade; 5.Algumas experiências; 6.Algumas considerações; 7.Referências. A Interdisciplinaridade e a intersetorialidade exigem que sua implementação se dê de forma conjunta, o que mobiliza um novo modelo nas políticas públicas sociais. Os desafios para integralizar os setores da educação e da saúde são complexos, no que se refere à perspectiva de complementariedade na promoção das políticas públicas para a população do país, com demandas constantes a serem resolvidas e suplementadas, valendo-se de uma gestão conjunta dessas políticas sociais setoriais que devem visar o atendimento universal, equitativo e de qualidade. Palavras-chave: Programa Saúde na Escola. Interdisciplinaridade. Intersetorialidade. |
id |
EDUL-1_1f3e83f540013e9c513f7f1aa6f81d9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1103 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidadeSchool Health Program: interdisciplinarity and intersectorialitySchool Health Program. Interdisciplinarity. IntersectorialitySchool Health Program. Interdisciplinarity. IntersectorialitySchool Health Program, Interdisciplinarity, Intersectoriality.Este artigo apresenta os conceitos básicos sobre a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, demostrando suas definições comuns e dialéticas. Tem como base a revisão da literatura balizada na autora Alves-Mazzoti (2000), por intermédio dos textos consultados no banco de dados da CAPES, IBICT, SIBI/UFPA, SciELO, Google e livros. O texto está organizado em sete ítens, os quais são: 1.Introdução; 2.Da interdisciplinaridade; 3.Da intersetorialidade; 4.Das ações dialéticas entre a interdisciplinaridade e a intersetorialidade; 5.Algumas experiências; 6.Algumas considerações; 7.Referências. A Interdisciplinaridade e a intersetorialidade exigem que sua implementação se dê de forma conjunta, o que mobiliza um novo modelo nas políticas públicas sociais. Os desafios para integralizar os setores da educação e da saúde são complexos, no que se refere à perspectiva de complementariedade na promoção das políticas públicas para a população do país, com demandas constantes a serem resolvidas e suplementadas, valendo-se de uma gestão conjunta dessas políticas sociais setoriais que devem visar o atendimento universal, equitativo e de qualidade. Palavras-chave: Programa Saúde na Escola. Interdisciplinaridade. Intersetorialidade.This article presents the basic concepts on interdisciplinarity and intersectoriality, demonstrating their common and dialectical definitions. It is based on the review of the literature based on author Alves-Mazzoti (2000), through the texts consulted in the database of CAPES, IBICT, SIBI/UFPA, SciELO, Google, and books. The text is organized into seven items, which are: 1.Introduction; 2.Interdisciplinarity; 3.Intersectoriality; 4.Dialectical actions between interdisciplinarity and intersectoriality; 5.A few experiences; 6.A few considerations; 7.References. Interdisciplinarity and intersectoriality require their implementation to be jointly made, which mobilizes a new model in social public policies. The challenges to bring together the education and health sectors are complex with regard to the perspective of complementarity in the promotion of public policies for the Brazilian population, with constant demands to be resolved and supplemented by using a joint management of these sectoral social policies, which must aim at universal, equitable and quality care. Keywords: School Health Program. Interdisciplinarity. Intersectoriality.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/110310.58422/repesq.2021.e1103REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 356-3722177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULenghttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1103/928https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiléo, Irlanda Do Socorro de Oliveira Bandeira, Marconde Ávila Oliveira, Ney Cristina Monteiro de 2023-06-22T01:16:59Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1103Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-22T01:16:59Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade School Health Program: interdisciplinarity and intersectoriality |
title |
Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade |
spellingShingle |
Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade Miléo, Irlanda Do Socorro de Oliveira School Health Program. Interdisciplinarity. Intersectoriality School Health Program. Interdisciplinarity. Intersectoriality School Health Program, Interdisciplinarity, Intersectoriality. |
title_short |
Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade |
title_full |
Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade |
title_fullStr |
Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade |
title_full_unstemmed |
Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade |
title_sort |
Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade |
author |
Miléo, Irlanda Do Socorro de Oliveira |
author_facet |
Miléo, Irlanda Do Socorro de Oliveira Bandeira, Marconde Ávila Oliveira, Ney Cristina Monteiro de |
author_role |
author |
author2 |
Bandeira, Marconde Ávila Oliveira, Ney Cristina Monteiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miléo, Irlanda Do Socorro de Oliveira Bandeira, Marconde Ávila Oliveira, Ney Cristina Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School Health Program. Interdisciplinarity. Intersectoriality School Health Program. Interdisciplinarity. Intersectoriality School Health Program, Interdisciplinarity, Intersectoriality. |
topic |
School Health Program. Interdisciplinarity. Intersectoriality School Health Program. Interdisciplinarity. Intersectoriality School Health Program, Interdisciplinarity, Intersectoriality. |
description |
Este artigo apresenta os conceitos básicos sobre a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, demostrando suas definições comuns e dialéticas. Tem como base a revisão da literatura balizada na autora Alves-Mazzoti (2000), por intermédio dos textos consultados no banco de dados da CAPES, IBICT, SIBI/UFPA, SciELO, Google e livros. O texto está organizado em sete ítens, os quais são: 1.Introdução; 2.Da interdisciplinaridade; 3.Da intersetorialidade; 4.Das ações dialéticas entre a interdisciplinaridade e a intersetorialidade; 5.Algumas experiências; 6.Algumas considerações; 7.Referências. A Interdisciplinaridade e a intersetorialidade exigem que sua implementação se dê de forma conjunta, o que mobiliza um novo modelo nas políticas públicas sociais. Os desafios para integralizar os setores da educação e da saúde são complexos, no que se refere à perspectiva de complementariedade na promoção das políticas públicas para a população do país, com demandas constantes a serem resolvidas e suplementadas, valendo-se de uma gestão conjunta dessas políticas sociais setoriais que devem visar o atendimento universal, equitativo e de qualidade. Palavras-chave: Programa Saúde na Escola. Interdisciplinaridade. Intersetorialidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1103 10.58422/repesq.2021.e1103 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1103 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2021.e1103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1103/928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 29 (2021): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA, CRESCIMENTO EMOCIONAL E PAIXÃO DOCENTE (DOSSIÊ); 356-372 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353267343360 |