Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/394 |
Resumo: | O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Considerando que a evasão é um dos temas que preocupa as Instituições de Ensino Superior, justificou-se a necessidade desta pesquisa, cujo objetivo foi analisar as causas da evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Administração na modalidade a distância de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O instrumento para a coleta de dados constituiu-se de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado aos tutores do curso de Administração na modalidade a distância. Os resultados indicaram que os discentes que mais evadiram no curso foram, em sua maioria, do gênero feminino. No que se refere ao estado civil dos evadidos, percebeu-se que a maioria era de solteiros; contudo não se pode desconsiderar um elevado número de casados que desistiram do curso. Os dados revelaram que mais de 70% dos evadidos estavam na faixa etária entre 18 e 33 anos e, em sua maioria, residem no Estado do Paraná. Observou-se, ainda, que a maior tendência de evasão ocorreu no início do curso. Na visão dos tutores, os dois principais motivos se referem à adaptação à metodologia e, também, à questão financeira dos alunos.Palavras-chave: Evasão. Ensino Superior. Educação a Distância. Graduação em Administração. |
id |
EDUL-1_20cf5ec9e1f429d374966e3cf68ffd67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/394 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distânciaEvasãoEnsino SuperiorEducação a DistânciaGraduação em AdministraçãoEvasão de Alunos em Curso de Administração a DistânciaO presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Considerando que a evasão é um dos temas que preocupa as Instituições de Ensino Superior, justificou-se a necessidade desta pesquisa, cujo objetivo foi analisar as causas da evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Administração na modalidade a distância de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O instrumento para a coleta de dados constituiu-se de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado aos tutores do curso de Administração na modalidade a distância. Os resultados indicaram que os discentes que mais evadiram no curso foram, em sua maioria, do gênero feminino. No que se refere ao estado civil dos evadidos, percebeu-se que a maioria era de solteiros; contudo não se pode desconsiderar um elevado número de casados que desistiram do curso. Os dados revelaram que mais de 70% dos evadidos estavam na faixa etária entre 18 e 33 anos e, em sua maioria, residem no Estado do Paraná. Observou-se, ainda, que a maior tendência de evasão ocorreu no início do curso. Na visão dos tutores, os dois principais motivos se referem à adaptação à metodologia e, também, à questão financeira dos alunos.Palavras-chave: Evasão. Ensino Superior. Educação a Distância. Graduação em Administração.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/394REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 470-4922177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/394/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Carolina ZavadzkiTerçariol, Adriana Aparecida de LimaGebran, Raimunda Abou2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/394Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância |
title |
Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância |
spellingShingle |
Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância Martins, Carolina Zavadzki Evasão Ensino Superior Educação a Distância Graduação em Administração Evasão de Alunos em Curso de Administração a Distância |
title_short |
Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância |
title_full |
Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância |
title_fullStr |
Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância |
title_sort |
Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância |
author |
Martins, Carolina Zavadzki |
author_facet |
Martins, Carolina Zavadzki Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Gebran, Raimunda Abou |
author_role |
author |
author2 |
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Gebran, Raimunda Abou |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Carolina Zavadzki Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Gebran, Raimunda Abou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Ensino Superior Educação a Distância Graduação em Administração Evasão de Alunos em Curso de Administração a Distância |
topic |
Evasão Ensino Superior Educação a Distância Graduação em Administração Evasão de Alunos em Curso de Administração a Distância |
description |
O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Considerando que a evasão é um dos temas que preocupa as Instituições de Ensino Superior, justificou-se a necessidade desta pesquisa, cujo objetivo foi analisar as causas da evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Administração na modalidade a distância de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O instrumento para a coleta de dados constituiu-se de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado aos tutores do curso de Administração na modalidade a distância. Os resultados indicaram que os discentes que mais evadiram no curso foram, em sua maioria, do gênero feminino. No que se refere ao estado civil dos evadidos, percebeu-se que a maioria era de solteiros; contudo não se pode desconsiderar um elevado número de casados que desistiram do curso. Os dados revelaram que mais de 70% dos evadidos estavam na faixa etária entre 18 e 33 anos e, em sua maioria, residem no Estado do Paraná. Observou-se, ainda, que a maior tendência de evasão ocorreu no início do curso. Na visão dos tutores, os dois principais motivos se referem à adaptação à metodologia e, também, à questão financeira dos alunos.Palavras-chave: Evasão. Ensino Superior. Educação a Distância. Graduação em Administração. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/394 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/394/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 470-492 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351768928256 |