AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Bello, Osvaldo Dalberio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/543
Resumo: Neste texto apresentamos algumas reflexões sobre a identidade do professor. Indagamos inicialmente quem é o professor, como ele se torna professor, qual a diferença entre o professor e os outros seres humanos. Também discutimos como é a atividade do professor e se sua docência é uma profissão ou uma vocação. Em outras palavras, o que é ser professor e, quais são os seus desafios para a formação cidadã dos seus alunos. E, por fim, apresentamos o alcance dessa reflexão para a formação, a vida e a profissão docente. Para iniciarmos nossa conversa, porque é isso que pretendemos fazer aqui - conversar sobre educação e dentro dela sobre o professor - se faz necessário indicar o que é possível entender por este tema. A educação acontece na família, na igreja, no meio social, na escola, no trabalho, nos sindicatos, nos partidos políticos, enfim, em todos os lugares nos quais o homem esteja presente na relação com outro homem. O homem é um ser social. Disso não podemos ter dúvidas. Por isso, ele carrega uma carga cultural importante para sua vivência e suas atitudes e atividades. 
id EDUL-1_28e894d0dc041310a388f8c722240e0a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/543
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?EducaçãoIdentidade docenteprofessor educador.formação de professoresNeste texto apresentamos algumas reflexões sobre a identidade do professor. Indagamos inicialmente quem é o professor, como ele se torna professor, qual a diferença entre o professor e os outros seres humanos. Também discutimos como é a atividade do professor e se sua docência é uma profissão ou uma vocação. Em outras palavras, o que é ser professor e, quais são os seus desafios para a formação cidadã dos seus alunos. E, por fim, apresentamos o alcance dessa reflexão para a formação, a vida e a profissão docente. Para iniciarmos nossa conversa, porque é isso que pretendemos fazer aqui - conversar sobre educação e dentro dela sobre o professor - se faz necessário indicar o que é possível entender por este tema. A educação acontece na família, na igreja, no meio social, na escola, no trabalho, nos sindicatos, nos partidos políticos, enfim, em todos os lugares nos quais o homem esteja presente na relação com outro homem. O homem é um ser social. Disso não podemos ter dúvidas. Por isso, ele carrega uma carga cultural importante para sua vivência e suas atitudes e atividades. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigo sobre o professorapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/543REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 355-3792177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/543/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDal Bello, Osvaldo Dalberio2021-03-17T21:37:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/543Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:37:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?
title AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?
spellingShingle AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?
Dal Bello, Osvaldo Dalberio
Educação
Identidade docente
professor educador.
formação de professores
title_short AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?
title_full AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?
title_fullStr AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?
title_full_unstemmed AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?
title_sort AFINAL, QUEM É E COMO SE FORMA O PROFESSOR?
author Dal Bello, Osvaldo Dalberio
author_facet Dal Bello, Osvaldo Dalberio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Bello, Osvaldo Dalberio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Identidade docente
professor educador.
formação de professores
topic Educação
Identidade docente
professor educador.
formação de professores
description Neste texto apresentamos algumas reflexões sobre a identidade do professor. Indagamos inicialmente quem é o professor, como ele se torna professor, qual a diferença entre o professor e os outros seres humanos. Também discutimos como é a atividade do professor e se sua docência é uma profissão ou uma vocação. Em outras palavras, o que é ser professor e, quais são os seus desafios para a formação cidadã dos seus alunos. E, por fim, apresentamos o alcance dessa reflexão para a formação, a vida e a profissão docente. Para iniciarmos nossa conversa, porque é isso que pretendemos fazer aqui - conversar sobre educação e dentro dela sobre o professor - se faz necessário indicar o que é possível entender por este tema. A educação acontece na família, na igreja, no meio social, na escola, no trabalho, nos sindicatos, nos partidos políticos, enfim, em todos os lugares nos quais o homem esteja presente na relação com outro homem. O homem é um ser social. Disso não podemos ter dúvidas. Por isso, ele carrega uma carga cultural importante para sua vivência e suas atitudes e atividades. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artigo sobre o professor
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/543
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/543/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 355-379
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352181018624