Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ONOFRE, Márcia Regina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: TOMAZZETTI, Cleonice Maria, MARTINS, Andressa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470
Resumo: O texto apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar os reflexos de um Projeto de Extensão voltado aos processos formativos e de construção e ressignificação das identidades das professoras da Educação Infantil em unidade municipal de educação do interior paulista. De abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários com professoras que participaram do Projeto nos anos de 2013 e 2014. Os resultados da pesquisa revelam o potencial da formação em colaboração, seus reflexos na atuação das professoras, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o trabalho e reconhecendo-as como produtoras de saberes, que refletem sobre a prática e a carreira.Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.
id UFMT-3_4e9c3b6d7975037e359d9aea70b0ad24
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2470
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissãoEducação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.Identidade docenteO texto apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar os reflexos de um Projeto de Extensão voltado aos processos formativos e de construção e ressignificação das identidades das professoras da Educação Infantil em unidade municipal de educação do interior paulista. De abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários com professoras que participaram do Projeto nos anos de 2013 e 2014. Os resultados da pesquisa revelam o potencial da formação em colaboração, seus reflexos na atuação das professoras, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o trabalho e reconhecendo-as como produtoras de saberes, que refletem sobre a prática e a carreira.Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por parespesquisa qualitativa. questionárioapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/247010.29286/rep.v26i63.2470Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 729-751,2238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470/pdfONOFRE, Márcia ReginaTOMAZZETTI, Cleonice MariaMARTINS, Andressainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2470Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão
title Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão
spellingShingle Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão
ONOFRE, Márcia Regina
Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.
Identidade docente
title_short Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão
title_full Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão
title_fullStr Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão
title_full_unstemmed Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão
title_sort Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão
author ONOFRE, Márcia Regina
author_facet ONOFRE, Márcia Regina
TOMAZZETTI, Cleonice Maria
MARTINS, Andressa
author_role author
author2 TOMAZZETTI, Cleonice Maria
MARTINS, Andressa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ONOFRE, Márcia Regina
TOMAZZETTI, Cleonice Maria
MARTINS, Andressa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.
Identidade docente
topic Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.
Identidade docente
description O texto apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar os reflexos de um Projeto de Extensão voltado aos processos formativos e de construção e ressignificação das identidades das professoras da Educação Infantil em unidade municipal de educação do interior paulista. De abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários com professoras que participaram do Projeto nos anos de 2013 e 2014. Os resultados da pesquisa revelam o potencial da formação em colaboração, seus reflexos na atuação das professoras, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o trabalho e reconhecendo-as como produtoras de saberes, que refletem sobre a prática e a carreira.Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
pesquisa qualitativa. questionário
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470
10.29286/rep.v26i63.2470
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i63.2470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 729-751,
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i63
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215979593728