Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470 |
Resumo: | O texto apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar os reflexos de um Projeto de Extensão voltado aos processos formativos e de construção e ressignificação das identidades das professoras da Educação Infantil em unidade municipal de educação do interior paulista. De abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários com professoras que participaram do Projeto nos anos de 2013 e 2014. Os resultados da pesquisa revelam o potencial da formação em colaboração, seus reflexos na atuação das professoras, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o trabalho e reconhecendo-as como produtoras de saberes, que refletem sobre a prática e a carreira.Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente. |
id |
UFMT-3_4e9c3b6d7975037e359d9aea70b0ad24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2470 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissãoEducação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.Identidade docenteO texto apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar os reflexos de um Projeto de Extensão voltado aos processos formativos e de construção e ressignificação das identidades das professoras da Educação Infantil em unidade municipal de educação do interior paulista. De abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários com professoras que participaram do Projeto nos anos de 2013 e 2014. Os resultados da pesquisa revelam o potencial da formação em colaboração, seus reflexos na atuação das professoras, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o trabalho e reconhecendo-as como produtoras de saberes, que refletem sobre a prática e a carreira.Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por parespesquisa qualitativa. questionárioapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/247010.29286/rep.v26i63.2470Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 729-751,2238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470/pdfONOFRE, Márcia ReginaTOMAZZETTI, Cleonice MariaMARTINS, Andressainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2470Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão |
title |
Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão |
spellingShingle |
Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão ONOFRE, Márcia Regina Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente. Identidade docente |
title_short |
Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão |
title_full |
Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão |
title_fullStr |
Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão |
title_full_unstemmed |
Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão |
title_sort |
Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão |
author |
ONOFRE, Márcia Regina |
author_facet |
ONOFRE, Márcia Regina TOMAZZETTI, Cleonice Maria MARTINS, Andressa |
author_role |
author |
author2 |
TOMAZZETTI, Cleonice Maria MARTINS, Andressa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ONOFRE, Márcia Regina TOMAZZETTI, Cleonice Maria MARTINS, Andressa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente. Identidade docente |
topic |
Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente. Identidade docente |
description |
O texto apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar os reflexos de um Projeto de Extensão voltado aos processos formativos e de construção e ressignificação das identidades das professoras da Educação Infantil em unidade municipal de educação do interior paulista. De abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários com professoras que participaram do Projeto nos anos de 2013 e 2014. Os resultados da pesquisa revelam o potencial da formação em colaboração, seus reflexos na atuação das professoras, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o trabalho e reconhecendo-as como produtoras de saberes, que refletem sobre a prática e a carreira.Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de Professores. Identidade Docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares pesquisa qualitativa. questionário |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470 10.29286/rep.v26i63.2470 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i63.2470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2470/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 729-751, 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i63 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215979593728 |