COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Correia, Evelline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619
Resumo: Este artigo aborda o surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica, no Brasil, seu objetivo e suas três classificações: experimentais, demonstração e prática ou aplicação. Apresenta um levantamento dos colégios existentes no Brasil, junto a resultados nacionais demonstrados pelos mesmos no IDEB, relacionando-os com os resultados municipais das cidades em questão. E por fim, levanta a questão do papel que esses colégios vêm desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro e como este tem se mantido frente à realidade apresentada. Apesar de todas as dificuldades de manutenção desde sua criação, observa-se que os colégios de aplicação pedagógica ainda se mantêm “vivos”, tentando inserir diferentes práticas para desempenhar o seu papel de laboratório diante das novas experimentações educacionais e ainda servir de laboratório para os estagiários, mesmo quando seus objetivos não são completamente atingidos, apresentam resultados diferenciados.
id EDUL-1_2cd1d8a62f22190b457cae3a4481a625
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/619
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIROHistória e HistoriografiaEducaçãoColégio de Aplicação Pedagógica.Surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica (CAPs)Este artigo aborda o surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica, no Brasil, seu objetivo e suas três classificações: experimentais, demonstração e prática ou aplicação. Apresenta um levantamento dos colégios existentes no Brasil, junto a resultados nacionais demonstrados pelos mesmos no IDEB, relacionando-os com os resultados municipais das cidades em questão. E por fim, levanta a questão do papel que esses colégios vêm desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro e como este tem se mantido frente à realidade apresentada. Apesar de todas as dificuldades de manutenção desde sua criação, observa-se que os colégios de aplicação pedagógica ainda se mantêm “vivos”, tentando inserir diferentes práticas para desempenhar o seu papel de laboratório diante das novas experimentações educacionais e ainda servir de laboratório para os estagiários, mesmo quando seus objetivos não são completamente atingidos, apresentam resultados diferenciados.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 116-1292177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares Correia, Evelline2021-03-17T21:38:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/619Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:38:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
spellingShingle COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Soares Correia, Evelline
História e Historiografia
Educação
Colégio de Aplicação Pedagógica.
Surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica (CAPs)
title_short COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_full COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_fullStr COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_full_unstemmed COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
title_sort COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
author Soares Correia, Evelline
author_facet Soares Correia, Evelline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Correia, Evelline
dc.subject.por.fl_str_mv História e Historiografia
Educação
Colégio de Aplicação Pedagógica.
Surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica (CAPs)
topic História e Historiografia
Educação
Colégio de Aplicação Pedagógica.
Surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica (CAPs)
description Este artigo aborda o surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica, no Brasil, seu objetivo e suas três classificações: experimentais, demonstração e prática ou aplicação. Apresenta um levantamento dos colégios existentes no Brasil, junto a resultados nacionais demonstrados pelos mesmos no IDEB, relacionando-os com os resultados municipais das cidades em questão. E por fim, levanta a questão do papel que esses colégios vêm desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro e como este tem se mantido frente à realidade apresentada. Apesar de todas as dificuldades de manutenção desde sua criação, observa-se que os colégios de aplicação pedagógica ainda se mantêm “vivos”, tentando inserir diferentes práticas para desempenhar o seu papel de laboratório diante das novas experimentações educacionais e ainda servir de laboratório para os estagiários, mesmo quando seus objetivos não são completamente atingidos, apresentam resultados diferenciados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 116-129
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352253370368