COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619 |
Resumo: | Este artigo aborda o surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica, no Brasil, seu objetivo e suas três classificações: experimentais, demonstração e prática ou aplicação. Apresenta um levantamento dos colégios existentes no Brasil, junto a resultados nacionais demonstrados pelos mesmos no IDEB, relacionando-os com os resultados municipais das cidades em questão. E por fim, levanta a questão do papel que esses colégios vêm desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro e como este tem se mantido frente à realidade apresentada. Apesar de todas as dificuldades de manutenção desde sua criação, observa-se que os colégios de aplicação pedagógica ainda se mantêm “vivos”, tentando inserir diferentes práticas para desempenhar o seu papel de laboratório diante das novas experimentações educacionais e ainda servir de laboratório para os estagiários, mesmo quando seus objetivos não são completamente atingidos, apresentam resultados diferenciados. |
id |
EDUL-1_2cd1d8a62f22190b457cae3a4481a625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/619 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIROHistória e HistoriografiaEducaçãoColégio de Aplicação Pedagógica.Surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica (CAPs)Este artigo aborda o surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica, no Brasil, seu objetivo e suas três classificações: experimentais, demonstração e prática ou aplicação. Apresenta um levantamento dos colégios existentes no Brasil, junto a resultados nacionais demonstrados pelos mesmos no IDEB, relacionando-os com os resultados municipais das cidades em questão. E por fim, levanta a questão do papel que esses colégios vêm desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro e como este tem se mantido frente à realidade apresentada. Apesar de todas as dificuldades de manutenção desde sua criação, observa-se que os colégios de aplicação pedagógica ainda se mantêm “vivos”, tentando inserir diferentes práticas para desempenhar o seu papel de laboratório diante das novas experimentações educacionais e ainda servir de laboratório para os estagiários, mesmo quando seus objetivos não são completamente atingidos, apresentam resultados diferenciados.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 116-1292177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares Correia, Evelline2021-03-17T21:38:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/619Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:38:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title |
COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
spellingShingle |
COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO Soares Correia, Evelline História e Historiografia Educação Colégio de Aplicação Pedagógica. Surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica (CAPs) |
title_short |
COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_full |
COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_fullStr |
COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_sort |
COLÉGIOS DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO |
author |
Soares Correia, Evelline |
author_facet |
Soares Correia, Evelline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares Correia, Evelline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e Historiografia Educação Colégio de Aplicação Pedagógica. Surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica (CAPs) |
topic |
História e Historiografia Educação Colégio de Aplicação Pedagógica. Surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica (CAPs) |
description |
Este artigo aborda o surgimento dos Colégios de Aplicação Pedagógica, no Brasil, seu objetivo e suas três classificações: experimentais, demonstração e prática ou aplicação. Apresenta um levantamento dos colégios existentes no Brasil, junto a resultados nacionais demonstrados pelos mesmos no IDEB, relacionando-os com os resultados municipais das cidades em questão. E por fim, levanta a questão do papel que esses colégios vêm desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro e como este tem se mantido frente à realidade apresentada. Apesar de todas as dificuldades de manutenção desde sua criação, observa-se que os colégios de aplicação pedagógica ainda se mantêm “vivos”, tentando inserir diferentes práticas para desempenhar o seu papel de laboratório diante das novas experimentações educacionais e ainda servir de laboratório para os estagiários, mesmo quando seus objetivos não são completamente atingidos, apresentam resultados diferenciados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/619/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 116-129 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352253370368 |