Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramos, Moacyr Salles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1164
Resumo: This article presents the process of the construction and development of the ‘Pedagogues on Stage” project from its inception, when it was created by a group of professional pedagogues working for the Education College of the Fluminense Federal University, until its integration into the ‘Theotônio dos Santos’ Development and Education Program of the Rio de Janeiro State University, adopting the virtual format due to the Covid 19 pandemic. The project in question aims to promote exchange between pedagogues, pedagogy students and researchers, providing visibility for the knowledge and meanings built by the theoretical-practical reflection of pedagogues working in school and non-school educational spaces. The first part of this article discusses pedagogy as a science, the production of knowledge by pedagogues and their role as teaching practice researchers. Based on a reflective report, its second part discusses and evaluates the relevance and results achieved by the project so far. Keywords: Pedagogy, Educational science, Pedagogical knowledge.
id EDUL-1_2d87b5115c1a7366096bb0a2fe0e0804
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1164
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spacesPedagogia, Ciência da Educação, Saberes Pedagógicos.Projeto Pedagogos em Cena; Educação;PedagogiaThis article presents the process of the construction and development of the ‘Pedagogues on Stage” project from its inception, when it was created by a group of professional pedagogues working for the Education College of the Fluminense Federal University, until its integration into the ‘Theotônio dos Santos’ Development and Education Program of the Rio de Janeiro State University, adopting the virtual format due to the Covid 19 pandemic. The project in question aims to promote exchange between pedagogues, pedagogy students and researchers, providing visibility for the knowledge and meanings built by the theoretical-practical reflection of pedagogues working in school and non-school educational spaces. The first part of this article discusses pedagogy as a science, the production of knowledge by pedagogues and their role as teaching practice researchers. Based on a reflective report, its second part discusses and evaluates the relevance and results achieved by the project so far. Keywords: Pedagogy, Educational science, Pedagogical knowledge.O presente artigo apresenta o processo de construção e desenvolvimento do projeto Pedagogos em Cena desde o seu nascedouro, por iniciativa de um grupo de profissionais pedagogos lotados na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense até a sua integração ao Programa Desenvolvimento e Educação Theotônio dos Santos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, assumindo, em razão da pandemia do Covid 19, o formato virtual. O projeto em questão objetiva a promoção do intercâmbio entre pedagogos, estudantes do curso de pedagogia e pesquisadores, dando visibilidade aos saberes e sentidos construídos pela reflexão teórico-prática de pedagogos atuantes em espaços educativos escolares e não-escolares. Na primeira parte deste artigo discute-se a Pedagogia enquanto Ciência, a produção de saberes pelos pedagogos e o papel destes como investigadores da práxis pedagógica. Na segunda parte, discute-se e avalia-se, através de um relato reflexivo, a pertinência e os resultados alcançados pelo referido projeto até o presente momento.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/116410.58422/repesq.2021.e1164REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 31 (2021): PEDAGOGIA: EPISTEMOLOGIA, SABERES E PRÁTICAS; 877-9012177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1164/962https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Jonas Emanuel PintoRamos, Moacyr Salles 2023-06-21T21:39:17Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1164Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-21T21:39:17Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces
title Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces
spellingShingle Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces
Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
Pedagogia, Ciência da Educação, Saberes Pedagógicos.
Projeto Pedagogos em Cena; Educação;Pedagogia
title_short Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces
title_full Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces
title_fullStr Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces
title_full_unstemmed Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces
title_sort Pedagogos em Cena: experiências compartilhadas em múltiplos espaços: Pedagogues on Stage: experiences shared in multiple spaces
author Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
author_facet Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
Ramos, Moacyr Salles
author_role author
author2 Ramos, Moacyr Salles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
Ramos, Moacyr Salles
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia, Ciência da Educação, Saberes Pedagógicos.
Projeto Pedagogos em Cena; Educação;Pedagogia
topic Pedagogia, Ciência da Educação, Saberes Pedagógicos.
Projeto Pedagogos em Cena; Educação;Pedagogia
description This article presents the process of the construction and development of the ‘Pedagogues on Stage” project from its inception, when it was created by a group of professional pedagogues working for the Education College of the Fluminense Federal University, until its integration into the ‘Theotônio dos Santos’ Development and Education Program of the Rio de Janeiro State University, adopting the virtual format due to the Covid 19 pandemic. The project in question aims to promote exchange between pedagogues, pedagogy students and researchers, providing visibility for the knowledge and meanings built by the theoretical-practical reflection of pedagogues working in school and non-school educational spaces. The first part of this article discusses pedagogy as a science, the production of knowledge by pedagogues and their role as teaching practice researchers. Based on a reflective report, its second part discusses and evaluates the relevance and results achieved by the project so far. Keywords: Pedagogy, Educational science, Pedagogical knowledge.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1164
10.58422/repesq.2021.e1164
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1164
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2021.e1164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1164/962
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 31 (2021): PEDAGOGIA: EPISTEMOLOGIA, SABERES E PRÁTICAS; 877-901
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353309286400