Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP construction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vandeí Pinto da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/375
Resumo:   ResumoO presente artigo objetiva suscitar reflexões sobre possibilidades de aprimoramento da formação propiciada em cursos de graduação. Resulta de estudos teóricos e de análises de experiências. Na primeira parte advoga-se como desejável a permanente avaliação do projeto do curso. Criar, estruturar ou reestruturar um curso de graduação requer fundamentalmente estudos científicos acerca de sua identidade, análises das condições históricas e sociais nas quais atuarão os profissionais nele formados e conhecimento da região na qual se situa o curso. Ter em conta tais quesitos na gestão de um curso é tarefa que desafia o seu coordenador. A segunda parte é dedicada à discussão de concepções de trabalho, formação profissional e emancipação humana. A superprodução e a exploração do trabalhador indicam desequilíbrios no processo formativo. Uma formação profissional qualificada deveria converter-se em melhores condições de trabalho e de humanização. Conclui-se que o planejamento participativo, ao agregar potencialidades advindas de professores, estudantes e funcionários, pode ensejar uma práxis emancipadora.Palavras-chave: Cursos de Graduação. Projeto Político Pedagógico. Formação Profissional. Emancipação Humana. AbstractThis article aims to raise reflections about the possibilities of training improvement in graduate coursed. It results from theoretical studies and analyses of experiences. The first part advocates permanent evaluation of the course’s project as desirable. Creating, structuring or restructuring a graduate course fundamentally requires scientific studies about its identity, an analysis of the historical and social conditions in which the professionals will work and knowledge of the area in which the course is situated. Taking such issues into account in the management of a course is a task that challenges its coordinator. The second part is dedicated to the discussion about work, professional training and human emancipation concepts. Overproduction and the exposure of the professional indicate imbalances in the formative process. Qualified professional training must convert itself into better working conditions and humanization. We conclude that participative planning, by adding capabilities originating from teachers, students and employees can give rise to emancipatory practices. Keywords: Graduate programs; Political-Pedagogical Project; Vocational Training; Human emancipation.  
id EDUL-1_34485c97769c31db5d0fbbce3a6abed9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/375
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP constructionCursos de GraduaçãoProjeto Político PedagógicoFormação ProfissionalEmancipação HumanaFormação profissional emancipadoraCoordenação de Cursos de Graduação  ResumoO presente artigo objetiva suscitar reflexões sobre possibilidades de aprimoramento da formação propiciada em cursos de graduação. Resulta de estudos teóricos e de análises de experiências. Na primeira parte advoga-se como desejável a permanente avaliação do projeto do curso. Criar, estruturar ou reestruturar um curso de graduação requer fundamentalmente estudos científicos acerca de sua identidade, análises das condições históricas e sociais nas quais atuarão os profissionais nele formados e conhecimento da região na qual se situa o curso. Ter em conta tais quesitos na gestão de um curso é tarefa que desafia o seu coordenador. A segunda parte é dedicada à discussão de concepções de trabalho, formação profissional e emancipação humana. A superprodução e a exploração do trabalhador indicam desequilíbrios no processo formativo. Uma formação profissional qualificada deveria converter-se em melhores condições de trabalho e de humanização. Conclui-se que o planejamento participativo, ao agregar potencialidades advindas de professores, estudantes e funcionários, pode ensejar uma práxis emancipadora.Palavras-chave: Cursos de Graduação. Projeto Político Pedagógico. Formação Profissional. Emancipação Humana. AbstractThis article aims to raise reflections about the possibilities of training improvement in graduate coursed. It results from theoretical studies and analyses of experiences. The first part advocates permanent evaluation of the course’s project as desirable. Creating, structuring or restructuring a graduate course fundamentally requires scientific studies about its identity, an analysis of the historical and social conditions in which the professionals will work and knowledge of the area in which the course is situated. Taking such issues into account in the management of a course is a task that challenges its coordinator. The second part is dedicated to the discussion about work, professional training and human emancipation concepts. Overproduction and the exposure of the professional indicate imbalances in the formative process. Qualified professional training must convert itself into better working conditions and humanization. We conclude that participative planning, by adding capabilities originating from teachers, students and employees can give rise to emancipatory practices. Keywords: Graduate programs; Political-Pedagogical Project; Vocational Training; Human emancipation.   EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEstudos teóricos e análises de experiênciasapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/375REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 300-3132177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/375/pdfSilva, Vandeí Pinto dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/375Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP construction
title Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP construction
spellingShingle Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP construction
Silva, Vandeí Pinto da
Cursos de Graduação
Projeto Político Pedagógico
Formação Profissional
Emancipação Humana
Formação profissional emancipadora
Coordenação de Cursos de Graduação
title_short Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP construction
title_full Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP construction
title_fullStr Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP construction
title_full_unstemmed Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP construction
title_sort Formação profissional e emancipação humana: desafios permanentes na construção do PPP / Professional formation and human emancipation: permanent challenges in PPP construction
author Silva, Vandeí Pinto da
author_facet Silva, Vandeí Pinto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vandeí Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos de Graduação
Projeto Político Pedagógico
Formação Profissional
Emancipação Humana
Formação profissional emancipadora
Coordenação de Cursos de Graduação
topic Cursos de Graduação
Projeto Político Pedagógico
Formação Profissional
Emancipação Humana
Formação profissional emancipadora
Coordenação de Cursos de Graduação
description   ResumoO presente artigo objetiva suscitar reflexões sobre possibilidades de aprimoramento da formação propiciada em cursos de graduação. Resulta de estudos teóricos e de análises de experiências. Na primeira parte advoga-se como desejável a permanente avaliação do projeto do curso. Criar, estruturar ou reestruturar um curso de graduação requer fundamentalmente estudos científicos acerca de sua identidade, análises das condições históricas e sociais nas quais atuarão os profissionais nele formados e conhecimento da região na qual se situa o curso. Ter em conta tais quesitos na gestão de um curso é tarefa que desafia o seu coordenador. A segunda parte é dedicada à discussão de concepções de trabalho, formação profissional e emancipação humana. A superprodução e a exploração do trabalhador indicam desequilíbrios no processo formativo. Uma formação profissional qualificada deveria converter-se em melhores condições de trabalho e de humanização. Conclui-se que o planejamento participativo, ao agregar potencialidades advindas de professores, estudantes e funcionários, pode ensejar uma práxis emancipadora.Palavras-chave: Cursos de Graduação. Projeto Político Pedagógico. Formação Profissional. Emancipação Humana. AbstractThis article aims to raise reflections about the possibilities of training improvement in graduate coursed. It results from theoretical studies and analyses of experiences. The first part advocates permanent evaluation of the course’s project as desirable. Creating, structuring or restructuring a graduate course fundamentally requires scientific studies about its identity, an analysis of the historical and social conditions in which the professionals will work and knowledge of the area in which the course is situated. Taking such issues into account in the management of a course is a task that challenges its coordinator. The second part is dedicated to the discussion about work, professional training and human emancipation concepts. Overproduction and the exposure of the professional indicate imbalances in the formative process. Qualified professional training must convert itself into better working conditions and humanization. We conclude that participative planning, by adding capabilities originating from teachers, students and employees can give rise to emancipatory practices. Keywords: Graduate programs; Political-Pedagogical Project; Vocational Training; Human emancipation.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Estudos teóricos e análises de experiências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/375
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/375/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 300-313
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351752151040