O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Leão, Maria Sandra Montenegro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Sebastiana Célia da, Freire, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/183
Resumo: Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo que teve por objetivo conhecer o potencial da educação ofertada em um presídio feminino da cidade do Recife, no sentido entender se contribui ou não com a construção da inteligência emocional de mulheres privadas de liberdade. Em função da própria natureza do fenômeno estudado e da escolha teórica, o trabalho se caracteriza como qualitativo, uma vez que busca as atribuições de sentidos e ressignificações do vivido. Utilizamos a análise de documentos, observação e entrevistas para tecer uma compreensão mais profunda das narrativas das mulheres encarceradas. A analise de conteúdo foi a técnica utilizada para a interpretação inferencial. O critério para a escolha dos sujeitos da pesquisa foi a inserção, no contexto escolar, dos sujeitos regularmente matriculados e frequentando as aulas. O contato com as mulheres encarceradas teve a duração de seis meses e o acompanhamento teve a participação de seis mulheres encarceradas. Os resultados obtidos demonstram que o encarceramento em si não é um facilitador do desejo de estudar e de aprender; entretanto, as mulheres que demonstraram interesse em participar das atividades escolares melhoraram o aprendizado e encontraram no estudo uma forma de repensar  os atos praticados antes da prisão e afirmaram tentar viver uma reeducação interna, buscando seu autoconhecimento para lidar melhor com suas emoções. Concluímos que deveria haver um trabalho dentro dos presídios, direcionado ao desenvolvimento da inteligência emocional, o que facilitaria o desenvolvimento de processos internos voltados para o autoconhecimento.Palavras-chave: Inteligência emocional. Educação. Mulheres presidiárias.Abstract: The article is the result of a field research project that investigated the potential of the education offered in a female prison in the city of Recife in order to understand whether it contributes to the construction of female inmates’ emotional intelligence. Due to the very nature of the phenomenon studied and the theoretical choice, the research is qualitative, since it focuses on the meanings and significations attributed by the subjects. We analyzed documents, observation and interviews to arrive at a deeper understanding of the incarcerated women's narratives. Content analysis was the technique used for inferential interpretation. The research subjects were chosen based on their insertion in the educational context, since they were duly enrolled in and attending the classes. The contact with the inmates lasted six months and the follow-up was attended by six incarcerated women. The results obtained demonstrate incarceration itself; it is not a place that favors the desire to study and learn. However, women who showed an interest in participating in school activities improved their learning, found in the study a way of rethinking the acts practiced before prison, and claimed that they were trying to experience internal reeducation by seeking their self-knowledge to cope with their emotions. We concluded that there should be work directed to the development of emotional intelligence inside the prisons.Keywords: Emotional Inteligence. Education. Female Inmates.
id EDUL-1_36696f27fe4d5aa02fd2dcbba9058d71
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/805
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recifeinteligência Emocional. Mulheres encarceradasEducação e Inteligência emocional de mulheres encarceradasResumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo que teve por objetivo conhecer o potencial da educação ofertada em um presídio feminino da cidade do Recife, no sentido entender se contribui ou não com a construção da inteligência emocional de mulheres privadas de liberdade. Em função da própria natureza do fenômeno estudado e da escolha teórica, o trabalho se caracteriza como qualitativo, uma vez que busca as atribuições de sentidos e ressignificações do vivido. Utilizamos a análise de documentos, observação e entrevistas para tecer uma compreensão mais profunda das narrativas das mulheres encarceradas. A analise de conteúdo foi a técnica utilizada para a interpretação inferencial. O critério para a escolha dos sujeitos da pesquisa foi a inserção, no contexto escolar, dos sujeitos regularmente matriculados e frequentando as aulas. O contato com as mulheres encarceradas teve a duração de seis meses e o acompanhamento teve a participação de seis mulheres encarceradas. Os resultados obtidos demonstram que o encarceramento em si não é um facilitador do desejo de estudar e de aprender; entretanto, as mulheres que demonstraram interesse em participar das atividades escolares melhoraram o aprendizado e encontraram no estudo uma forma de repensar  os atos praticados antes da prisão e afirmaram tentar viver uma reeducação interna, buscando seu autoconhecimento para lidar melhor com suas emoções. Concluímos que deveria haver um trabalho dentro dos presídios, direcionado ao desenvolvimento da inteligência emocional, o que facilitaria o desenvolvimento de processos internos voltados para o autoconhecimento.Palavras-chave: Inteligência emocional. Educação. Mulheres presidiárias.Abstract: The article is the result of a field research project that investigated the potential of the education offered in a female prison in the city of Recife in order to understand whether it contributes to the construction of female inmates’ emotional intelligence. Due to the very nature of the phenomenon studied and the theoretical choice, the research is qualitative, since it focuses on the meanings and significations attributed by the subjects. We analyzed documents, observation and interviews to arrive at a deeper understanding of the incarcerated women's narratives. Content analysis was the technique used for inferential interpretation. The research subjects were chosen based on their insertion in the educational context, since they were duly enrolled in and attending the classes. The contact with the inmates lasted six months and the follow-up was attended by six incarcerated women. The results obtained demonstrate incarceration itself; it is not a place that favors the desire to study and learn. However, women who showed an interest in participating in school activities improved their learning, found in the study a way of rethinking the acts practiced before prison, and claimed that they were trying to experience internal reeducation by seeking their self-knowledge to cope with their emotions. We concluded that there should be work directed to the development of emotional intelligence inside the prisons.Keywords: Emotional Inteligence. Education. Female Inmates.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/183REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 1992177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/183/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Leão, Maria Sandra MontenegroSilva, Sebastiana Célia daFreire, Silvana2021-03-17T21:42:32Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/805Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:32Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recife
title O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recife
spellingShingle O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recife
Silva Leão, Maria Sandra Montenegro
inteligência Emocional. Mulheres encarceradas
Educação e Inteligência emocional de mulheres encarceradas
title_short O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recife
title_full O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recife
title_fullStr O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recife
title_full_unstemmed O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recife
title_sort O papel da educação na construção da inteligência emocional de mulheres presidiárias na cidade do Recife / The role of education in the construction of female inmates’ emotional intelligence in the city of Recife
author Silva Leão, Maria Sandra Montenegro
author_facet Silva Leão, Maria Sandra Montenegro
Silva, Sebastiana Célia da
Freire, Silvana
author_role author
author2 Silva, Sebastiana Célia da
Freire, Silvana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Leão, Maria Sandra Montenegro
Silva, Sebastiana Célia da
Freire, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência Emocional. Mulheres encarceradas
Educação e Inteligência emocional de mulheres encarceradas
topic inteligência Emocional. Mulheres encarceradas
Educação e Inteligência emocional de mulheres encarceradas
description Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo que teve por objetivo conhecer o potencial da educação ofertada em um presídio feminino da cidade do Recife, no sentido entender se contribui ou não com a construção da inteligência emocional de mulheres privadas de liberdade. Em função da própria natureza do fenômeno estudado e da escolha teórica, o trabalho se caracteriza como qualitativo, uma vez que busca as atribuições de sentidos e ressignificações do vivido. Utilizamos a análise de documentos, observação e entrevistas para tecer uma compreensão mais profunda das narrativas das mulheres encarceradas. A analise de conteúdo foi a técnica utilizada para a interpretação inferencial. O critério para a escolha dos sujeitos da pesquisa foi a inserção, no contexto escolar, dos sujeitos regularmente matriculados e frequentando as aulas. O contato com as mulheres encarceradas teve a duração de seis meses e o acompanhamento teve a participação de seis mulheres encarceradas. Os resultados obtidos demonstram que o encarceramento em si não é um facilitador do desejo de estudar e de aprender; entretanto, as mulheres que demonstraram interesse em participar das atividades escolares melhoraram o aprendizado e encontraram no estudo uma forma de repensar  os atos praticados antes da prisão e afirmaram tentar viver uma reeducação interna, buscando seu autoconhecimento para lidar melhor com suas emoções. Concluímos que deveria haver um trabalho dentro dos presídios, direcionado ao desenvolvimento da inteligência emocional, o que facilitaria o desenvolvimento de processos internos voltados para o autoconhecimento.Palavras-chave: Inteligência emocional. Educação. Mulheres presidiárias.Abstract: The article is the result of a field research project that investigated the potential of the education offered in a female prison in the city of Recife in order to understand whether it contributes to the construction of female inmates’ emotional intelligence. Due to the very nature of the phenomenon studied and the theoretical choice, the research is qualitative, since it focuses on the meanings and significations attributed by the subjects. We analyzed documents, observation and interviews to arrive at a deeper understanding of the incarcerated women's narratives. Content analysis was the technique used for inferential interpretation. The research subjects were chosen based on their insertion in the educational context, since they were duly enrolled in and attending the classes. The contact with the inmates lasted six months and the follow-up was attended by six incarcerated women. The results obtained demonstrate incarceration itself; it is not a place that favors the desire to study and learn. However, women who showed an interest in participating in school activities improved their learning, found in the study a way of rethinking the acts practiced before prison, and claimed that they were trying to experience internal reeducation by seeking their self-knowledge to cope with their emotions. We concluded that there should be work directed to the development of emotional intelligence inside the prisons.Keywords: Emotional Inteligence. Education. Female Inmates.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/183
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/183/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 199
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352385490944