A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448 |
Resumo: | Resumo: Este buscou demonstrar como a inteligência emocional é importante para os líderes das gerações Y e Z. Utilizou-se a metodologia qualitativa, sendo o procedimento de pesquisa bibliográfica baseado em estudos já realizados sobre o tema. A pesquisa apontou que a geração Y é confortável para com uso de tecnologias, motivada, aberta a desafios, contudo, demonstrou-se disposta a constantes trocas de emprego; a geração Z é mais aliada ao diálogo aberto, tolerante, mas possui problemas como foco. Concluiu-se que o líder precisa levar em conta as necessidades e habilidades de cada grupo, a fim de que consiga usar sua inteligência emocional da melhor forma possível, considerando que a geração Y e a geração Z possuem diferenças fundamentais entre si, onde o papel da liderança é necessário para conseguir o engajamento destes. Conhecendo as motivações, é possível entender como liderá-los.Palavras-Chave: Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional.Abstract: It sought to demonstrate how emotional intelligence is important for leaders of generations Y and Z. A qualitative methodology was used, and the bibliographic research procedure was based on studies already carried out on the subject. The survey pointed out that generation Y is comfortable with the use of technologies, motivated, open to challenges, however, they were willing to constantly change jobs; Generation Z is more allied with open, tolerant dialogue, but has problems as a focus. It was concluded that the leader needs to consider the needs and abilities of each group, in order to be able to use their emotional intelligence in the best possible way, considering that generation Y and generation Z have fundamental differences between them, where the role of leadership is necessary to get their engagement. Knowing the motivations, it is possible to understand how to lead themKeywords: Generations Y and Z. Leadership. Emotional intelligence. |
id |
IPES_103dae95e5d95fdf5d5b297b29a573bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3448 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and ZGerações Y e Z. Liderança. Inteligência EmocionalResumo: Este buscou demonstrar como a inteligência emocional é importante para os líderes das gerações Y e Z. Utilizou-se a metodologia qualitativa, sendo o procedimento de pesquisa bibliográfica baseado em estudos já realizados sobre o tema. A pesquisa apontou que a geração Y é confortável para com uso de tecnologias, motivada, aberta a desafios, contudo, demonstrou-se disposta a constantes trocas de emprego; a geração Z é mais aliada ao diálogo aberto, tolerante, mas possui problemas como foco. Concluiu-se que o líder precisa levar em conta as necessidades e habilidades de cada grupo, a fim de que consiga usar sua inteligência emocional da melhor forma possível, considerando que a geração Y e a geração Z possuem diferenças fundamentais entre si, onde o papel da liderança é necessário para conseguir o engajamento destes. Conhecendo as motivações, é possível entender como liderá-los.Palavras-Chave: Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional.Abstract: It sought to demonstrate how emotional intelligence is important for leaders of generations Y and Z. A qualitative methodology was used, and the bibliographic research procedure was based on studies already carried out on the subject. The survey pointed out that generation Y is comfortable with the use of technologies, motivated, open to challenges, however, they were willing to constantly change jobs; Generation Z is more allied with open, tolerant dialogue, but has problems as a focus. It was concluded that the leader needs to consider the needs and abilities of each group, in order to be able to use their emotional intelligence in the best possible way, considering that generation Y and generation Z have fundamental differences between them, where the role of leadership is necessary to get their engagement. Knowing the motivations, it is possible to understand how to lead themKeywords: Generations Y and Z. Leadership. Emotional intelligence. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/344810.14295/idonline.v16i60.3448ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 628-6451981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448/5382Copyright (c) 2022 Ione Rita Cabral de Oliveira, Jailza do Nascimento Tomaz Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ione Rita Cabral deAndrade, Jailza do Nascimento Tomaz2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3448Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z |
title |
A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z |
spellingShingle |
A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z Oliveira, Ione Rita Cabral de Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional |
title_short |
A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z |
title_full |
A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z |
title_fullStr |
A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z |
title_full_unstemmed |
A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z |
title_sort |
A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z |
author |
Oliveira, Ione Rita Cabral de |
author_facet |
Oliveira, Ione Rita Cabral de Andrade, Jailza do Nascimento Tomaz |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Jailza do Nascimento Tomaz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ione Rita Cabral de Andrade, Jailza do Nascimento Tomaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional |
topic |
Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional |
description |
Resumo: Este buscou demonstrar como a inteligência emocional é importante para os líderes das gerações Y e Z. Utilizou-se a metodologia qualitativa, sendo o procedimento de pesquisa bibliográfica baseado em estudos já realizados sobre o tema. A pesquisa apontou que a geração Y é confortável para com uso de tecnologias, motivada, aberta a desafios, contudo, demonstrou-se disposta a constantes trocas de emprego; a geração Z é mais aliada ao diálogo aberto, tolerante, mas possui problemas como foco. Concluiu-se que o líder precisa levar em conta as necessidades e habilidades de cada grupo, a fim de que consiga usar sua inteligência emocional da melhor forma possível, considerando que a geração Y e a geração Z possuem diferenças fundamentais entre si, onde o papel da liderança é necessário para conseguir o engajamento destes. Conhecendo as motivações, é possível entender como liderá-los.Palavras-Chave: Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional.Abstract: It sought to demonstrate how emotional intelligence is important for leaders of generations Y and Z. A qualitative methodology was used, and the bibliographic research procedure was based on studies already carried out on the subject. The survey pointed out that generation Y is comfortable with the use of technologies, motivated, open to challenges, however, they were willing to constantly change jobs; Generation Z is more allied with open, tolerant dialogue, but has problems as a focus. It was concluded that the leader needs to consider the needs and abilities of each group, in order to be able to use their emotional intelligence in the best possible way, considering that generation Y and generation Z have fundamental differences between them, where the role of leadership is necessary to get their engagement. Knowing the motivations, it is possible to understand how to lead themKeywords: Generations Y and Z. Leadership. Emotional intelligence. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448 10.14295/idonline.v16i60.3448 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i60.3448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448/5382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ione Rita Cabral de Oliveira, Jailza do Nascimento Tomaz Andrade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ione Rita Cabral de Oliveira, Jailza do Nascimento Tomaz Andrade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 628-645 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945347047424 |