A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ione Rita Cabral de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Jailza do Nascimento Tomaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448
Resumo: Resumo: Este buscou demonstrar como a inteligência emocional é importante para os líderes das gerações Y e Z. Utilizou-se a metodologia qualitativa, sendo o procedimento de pesquisa bibliográfica baseado em estudos já realizados sobre o tema. A pesquisa apontou que a geração Y é confortável para com uso de tecnologias, motivada, aberta a desafios, contudo, demonstrou-se disposta a constantes trocas de emprego; a geração Z é mais aliada ao diálogo aberto, tolerante, mas possui problemas como foco. Concluiu-se que o líder precisa levar em conta as necessidades e habilidades de cada grupo, a fim de que consiga usar sua inteligência emocional da melhor forma possível, considerando que a geração Y e a geração Z possuem diferenças fundamentais entre si, onde o papel da liderança é necessário para conseguir o engajamento destes. Conhecendo as motivações, é possível entender como liderá-los.Palavras-Chave: Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional.Abstract: It sought to demonstrate how emotional intelligence is important for leaders of generations Y and Z. A qualitative methodology was used, and the bibliographic research procedure was based on studies already carried out on the subject. The survey pointed out that generation Y is comfortable with the use of technologies, motivated, open to challenges, however, they were willing to constantly change jobs; Generation Z is more allied with open, tolerant dialogue, but has problems as a focus. It was concluded that the leader needs to consider the needs and abilities of each group, in order to be able to use their emotional intelligence in the best possible way, considering that generation Y and generation Z have fundamental differences between them, where the role of leadership is necessary to get their engagement. Knowing the motivations, it is possible to understand how to lead themKeywords: Generations Y and Z. Leadership. Emotional intelligence. 
id IPES_103dae95e5d95fdf5d5b297b29a573bb
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3448
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and ZGerações Y e Z. Liderança. Inteligência EmocionalResumo: Este buscou demonstrar como a inteligência emocional é importante para os líderes das gerações Y e Z. Utilizou-se a metodologia qualitativa, sendo o procedimento de pesquisa bibliográfica baseado em estudos já realizados sobre o tema. A pesquisa apontou que a geração Y é confortável para com uso de tecnologias, motivada, aberta a desafios, contudo, demonstrou-se disposta a constantes trocas de emprego; a geração Z é mais aliada ao diálogo aberto, tolerante, mas possui problemas como foco. Concluiu-se que o líder precisa levar em conta as necessidades e habilidades de cada grupo, a fim de que consiga usar sua inteligência emocional da melhor forma possível, considerando que a geração Y e a geração Z possuem diferenças fundamentais entre si, onde o papel da liderança é necessário para conseguir o engajamento destes. Conhecendo as motivações, é possível entender como liderá-los.Palavras-Chave: Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional.Abstract: It sought to demonstrate how emotional intelligence is important for leaders of generations Y and Z. A qualitative methodology was used, and the bibliographic research procedure was based on studies already carried out on the subject. The survey pointed out that generation Y is comfortable with the use of technologies, motivated, open to challenges, however, they were willing to constantly change jobs; Generation Z is more allied with open, tolerant dialogue, but has problems as a focus. It was concluded that the leader needs to consider the needs and abilities of each group, in order to be able to use their emotional intelligence in the best possible way, considering that generation Y and generation Z have fundamental differences between them, where the role of leadership is necessary to get their engagement. Knowing the motivations, it is possible to understand how to lead themKeywords: Generations Y and Z. Leadership. Emotional intelligence. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/344810.14295/idonline.v16i60.3448ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 628-6451981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448/5382Copyright (c) 2022 Ione Rita Cabral de Oliveira, Jailza do Nascimento Tomaz Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ione Rita Cabral deAndrade, Jailza do Nascimento Tomaz2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3448Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z
title A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z
spellingShingle A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z
Oliveira, Ione Rita Cabral de
Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional
title_short A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z
title_full A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z
title_fullStr A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z
title_full_unstemmed A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z
title_sort A importância da inteligência emocional para os líderes das gerações Y e Z / The importance of emotional intelligence for leaders of generations Y and Z
author Oliveira, Ione Rita Cabral de
author_facet Oliveira, Ione Rita Cabral de
Andrade, Jailza do Nascimento Tomaz
author_role author
author2 Andrade, Jailza do Nascimento Tomaz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ione Rita Cabral de
Andrade, Jailza do Nascimento Tomaz
dc.subject.por.fl_str_mv Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional
topic Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional
description Resumo: Este buscou demonstrar como a inteligência emocional é importante para os líderes das gerações Y e Z. Utilizou-se a metodologia qualitativa, sendo o procedimento de pesquisa bibliográfica baseado em estudos já realizados sobre o tema. A pesquisa apontou que a geração Y é confortável para com uso de tecnologias, motivada, aberta a desafios, contudo, demonstrou-se disposta a constantes trocas de emprego; a geração Z é mais aliada ao diálogo aberto, tolerante, mas possui problemas como foco. Concluiu-se que o líder precisa levar em conta as necessidades e habilidades de cada grupo, a fim de que consiga usar sua inteligência emocional da melhor forma possível, considerando que a geração Y e a geração Z possuem diferenças fundamentais entre si, onde o papel da liderança é necessário para conseguir o engajamento destes. Conhecendo as motivações, é possível entender como liderá-los.Palavras-Chave: Gerações Y e Z. Liderança. Inteligência Emocional.Abstract: It sought to demonstrate how emotional intelligence is important for leaders of generations Y and Z. A qualitative methodology was used, and the bibliographic research procedure was based on studies already carried out on the subject. The survey pointed out that generation Y is comfortable with the use of technologies, motivated, open to challenges, however, they were willing to constantly change jobs; Generation Z is more allied with open, tolerant dialogue, but has problems as a focus. It was concluded that the leader needs to consider the needs and abilities of each group, in order to be able to use their emotional intelligence in the best possible way, considering that generation Y and generation Z have fundamental differences between them, where the role of leadership is necessary to get their engagement. Knowing the motivations, it is possible to understand how to lead themKeywords: Generations Y and Z. Leadership. Emotional intelligence. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448
10.14295/idonline.v16i60.3448
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3448/5382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ione Rita Cabral de Oliveira, Jailza do Nascimento Tomaz Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ione Rita Cabral de Oliveira, Jailza do Nascimento Tomaz Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 628-645
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945347047424