A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/309 |
Resumo: | Com este artigo, problematizamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a vida cotidiana e os processos de interação e de gestão que potencializam o ensino e a aprendizagem escolares. Ao longo da história, a vida cotidiana não foi objeto prioritário de pesquisa. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, alguns autores passaram a pesquisar essa temática e foi possível aproximar esses estudos ao contexto da escola, principalmente, a partir do conceito de interação. Nesse sentido, torna-se importante aprofundar a discussão em torno desse conceito, visto que o ensino e a aprendizagem são potencializados sempre que os sujeitos interagem entre si. Mas, para garantir que a vida cotidiana seja valorizada na escola, acreditamos que também se faz necessário viabilizar, nesse espaço, gestões escolares democráticas. |
id |
EDUL-1_3bfe0c84fff3dd59b1631fca3783b8af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/309 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARESVida cotidianaInteração e gestão escolarEnsino e aprendizagem.Com este artigo, problematizamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a vida cotidiana e os processos de interação e de gestão que potencializam o ensino e a aprendizagem escolares. Ao longo da história, a vida cotidiana não foi objeto prioritário de pesquisa. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, alguns autores passaram a pesquisar essa temática e foi possível aproximar esses estudos ao contexto da escola, principalmente, a partir do conceito de interação. Nesse sentido, torna-se importante aprofundar a discussão em torno desse conceito, visto que o ensino e a aprendizagem são potencializados sempre que os sujeitos interagem entre si. Mas, para garantir que a vida cotidiana seja valorizada na escola, acreditamos que também se faz necessário viabilizar, nesse espaço, gestões escolares democráticas.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2013-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/309REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 125-1442177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/309/pdfOrth, Miguel AlfredoFruet, Fabiane Sarmento Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:26Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/309Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:26Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES |
title |
A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES |
spellingShingle |
A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES Orth, Miguel Alfredo Vida cotidiana Interação e gestão escolar Ensino e aprendizagem. |
title_short |
A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES |
title_full |
A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES |
title_fullStr |
A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES |
title_full_unstemmed |
A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES |
title_sort |
A VIDA COTIDIANA E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO E DE GESTÃO QUE POTENCIALIZAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM ESCOLARES |
author |
Orth, Miguel Alfredo |
author_facet |
Orth, Miguel Alfredo Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orth, Miguel Alfredo Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vida cotidiana Interação e gestão escolar Ensino e aprendizagem. |
topic |
Vida cotidiana Interação e gestão escolar Ensino e aprendizagem. |
description |
Com este artigo, problematizamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a vida cotidiana e os processos de interação e de gestão que potencializam o ensino e a aprendizagem escolares. Ao longo da história, a vida cotidiana não foi objeto prioritário de pesquisa. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, alguns autores passaram a pesquisar essa temática e foi possível aproximar esses estudos ao contexto da escola, principalmente, a partir do conceito de interação. Nesse sentido, torna-se importante aprofundar a discussão em torno desse conceito, visto que o ensino e a aprendizagem são potencializados sempre que os sujeitos interagem entre si. Mas, para garantir que a vida cotidiana seja valorizada na escola, acreditamos que também se faz necessário viabilizar, nesse espaço, gestões escolares democráticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/309 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/309/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 125-144 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351712305152 |