Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Miriam Rosa Torres de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SantAna, Izabella Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414
Resumo: O estudo visou investigar aspectos da formação e atuação de professores que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais em salas de recursos multifuncionais de uma cidade do interior paulista. Os objetivos específicos abrangeram: investigar as percepções dos professores em relação às possibilidades e aos desafios do trabalho na SRM; e conhecer suas visões acerca da formação continuada existente no município, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação. Foram entrevistadas quatro professoras que atuavam em salas de recursos multifuncionais. Os resultados apontam para a importância da formação continuada, segundo o relato das professoras entrevistadas, e as contribuições e limites desta proposta em relação as suas práticas docentes na sala de recurso multifuncional. Conclui-se que, apesar das fragilidades indicadas no programa de formação continuada, as participantes reconhecem que a proposta pode contribuir para o trabalho no cotidiano das SRMs. Palavras-Chave: Educação Especial. Formação e atuação de professores. Sala de recursos multifuncionais. TRAINING AND PERFORMANCE OF TEACHERS IN CLASSROOMS WITH MULTIFUNCTIONAL RESOURCES Abstract: This study aimed to investigate aspects in the training and performance of teachers who work with students with special educational needs in classrooms with multifunctional resources in a city in the state of São Paulo. The specific goals included: investigate teachers’ perceptions regarding the possibilities and challenges of working at SRM; and understanding their views about the existing continued training in the city, offered by the Municipal Department of Education. We interviewed four teachers who work in classrooms with multifunctional resources. The results indicate the importance of continued training, according to the report of the interviewed teachers, and the contributions and limitations of this proposal regarding their teaching practices in classrooms with multifunctional resources. We have concluded that despite the weaknesses indicated in the continued training program, the participants recognize that the proposal might contribute to their everyday work in the SRMs. Keywords: Special education. Teacher training and performance. Classroom with multifunctional resources  
id EDUL-1_3d827701414fca9f09ab24de82df1774
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/414
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionaiseducação especialformação e atuação de professoressala de recursos multifuncionais.formação docenteatendimento educacional especializadoO estudo visou investigar aspectos da formação e atuação de professores que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais em salas de recursos multifuncionais de uma cidade do interior paulista. Os objetivos específicos abrangeram: investigar as percepções dos professores em relação às possibilidades e aos desafios do trabalho na SRM; e conhecer suas visões acerca da formação continuada existente no município, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação. Foram entrevistadas quatro professoras que atuavam em salas de recursos multifuncionais. Os resultados apontam para a importância da formação continuada, segundo o relato das professoras entrevistadas, e as contribuições e limites desta proposta em relação as suas práticas docentes na sala de recurso multifuncional. Conclui-se que, apesar das fragilidades indicadas no programa de formação continuada, as participantes reconhecem que a proposta pode contribuir para o trabalho no cotidiano das SRMs. Palavras-Chave: Educação Especial. Formação e atuação de professores. Sala de recursos multifuncionais. TRAINING AND PERFORMANCE OF TEACHERS IN CLASSROOMS WITH MULTIFUNCTIONAL RESOURCES Abstract: This study aimed to investigate aspects in the training and performance of teachers who work with students with special educational needs in classrooms with multifunctional resources in a city in the state of São Paulo. The specific goals included: investigate teachers’ perceptions regarding the possibilities and challenges of working at SRM; and understanding their views about the existing continued training in the city, offered by the Municipal Department of Education. We interviewed four teachers who work in classrooms with multifunctional resources. The results indicate the importance of continued training, according to the report of the interviewed teachers, and the contributions and limitations of this proposal regarding their teaching practices in classrooms with multifunctional resources. We have concluded that despite the weaknesses indicated in the continued training program, the participants recognize that the proposal might contribute to their everyday work in the SRMs. Keywords: Special education. Teacher training and performance. Classroom with multifunctional resources  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 198-2182177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414/pdfCamargo, Miriam Rosa Torres deSantAna, Izabella Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/414Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais
title Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais
spellingShingle Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais
Camargo, Miriam Rosa Torres de
educação especial
formação e atuação de professores
sala de recursos multifuncionais.
formação docente
atendimento educacional especializado
title_short Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais
title_full Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais
title_fullStr Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais
title_full_unstemmed Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais
title_sort Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais
author Camargo, Miriam Rosa Torres de
author_facet Camargo, Miriam Rosa Torres de
SantAna, Izabella Mendes
author_role author
author2 SantAna, Izabella Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Miriam Rosa Torres de
SantAna, Izabella Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv educação especial
formação e atuação de professores
sala de recursos multifuncionais.
formação docente
atendimento educacional especializado
topic educação especial
formação e atuação de professores
sala de recursos multifuncionais.
formação docente
atendimento educacional especializado
description O estudo visou investigar aspectos da formação e atuação de professores que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais em salas de recursos multifuncionais de uma cidade do interior paulista. Os objetivos específicos abrangeram: investigar as percepções dos professores em relação às possibilidades e aos desafios do trabalho na SRM; e conhecer suas visões acerca da formação continuada existente no município, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação. Foram entrevistadas quatro professoras que atuavam em salas de recursos multifuncionais. Os resultados apontam para a importância da formação continuada, segundo o relato das professoras entrevistadas, e as contribuições e limites desta proposta em relação as suas práticas docentes na sala de recurso multifuncional. Conclui-se que, apesar das fragilidades indicadas no programa de formação continuada, as participantes reconhecem que a proposta pode contribuir para o trabalho no cotidiano das SRMs. Palavras-Chave: Educação Especial. Formação e atuação de professores. Sala de recursos multifuncionais. TRAINING AND PERFORMANCE OF TEACHERS IN CLASSROOMS WITH MULTIFUNCTIONAL RESOURCES Abstract: This study aimed to investigate aspects in the training and performance of teachers who work with students with special educational needs in classrooms with multifunctional resources in a city in the state of São Paulo. The specific goals included: investigate teachers’ perceptions regarding the possibilities and challenges of working at SRM; and understanding their views about the existing continued training in the city, offered by the Municipal Department of Education. We interviewed four teachers who work in classrooms with multifunctional resources. The results indicate the importance of continued training, according to the report of the interviewed teachers, and the contributions and limitations of this proposal regarding their teaching practices in classrooms with multifunctional resources. We have concluded that despite the weaknesses indicated in the continued training program, the participants recognize that the proposal might contribute to their everyday work in the SRMs. Keywords: Special education. Teacher training and performance. Classroom with multifunctional resources  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 198-218
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351794094080