Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414 |
Resumo: | O estudo visou investigar aspectos da formação e atuação de professores que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais em salas de recursos multifuncionais de uma cidade do interior paulista. Os objetivos específicos abrangeram: investigar as percepções dos professores em relação às possibilidades e aos desafios do trabalho na SRM; e conhecer suas visões acerca da formação continuada existente no município, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação. Foram entrevistadas quatro professoras que atuavam em salas de recursos multifuncionais. Os resultados apontam para a importância da formação continuada, segundo o relato das professoras entrevistadas, e as contribuições e limites desta proposta em relação as suas práticas docentes na sala de recurso multifuncional. Conclui-se que, apesar das fragilidades indicadas no programa de formação continuada, as participantes reconhecem que a proposta pode contribuir para o trabalho no cotidiano das SRMs. Palavras-Chave: Educação Especial. Formação e atuação de professores. Sala de recursos multifuncionais. TRAINING AND PERFORMANCE OF TEACHERS IN CLASSROOMS WITH MULTIFUNCTIONAL RESOURCES Abstract: This study aimed to investigate aspects in the training and performance of teachers who work with students with special educational needs in classrooms with multifunctional resources in a city in the state of São Paulo. The specific goals included: investigate teachers’ perceptions regarding the possibilities and challenges of working at SRM; and understanding their views about the existing continued training in the city, offered by the Municipal Department of Education. We interviewed four teachers who work in classrooms with multifunctional resources. The results indicate the importance of continued training, according to the report of the interviewed teachers, and the contributions and limitations of this proposal regarding their teaching practices in classrooms with multifunctional resources. We have concluded that despite the weaknesses indicated in the continued training program, the participants recognize that the proposal might contribute to their everyday work in the SRMs. Keywords: Special education. Teacher training and performance. Classroom with multifunctional resources |
id |
EDUL-1_3d827701414fca9f09ab24de82df1774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/414 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionaiseducação especialformação e atuação de professoressala de recursos multifuncionais.formação docenteatendimento educacional especializadoO estudo visou investigar aspectos da formação e atuação de professores que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais em salas de recursos multifuncionais de uma cidade do interior paulista. Os objetivos específicos abrangeram: investigar as percepções dos professores em relação às possibilidades e aos desafios do trabalho na SRM; e conhecer suas visões acerca da formação continuada existente no município, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação. Foram entrevistadas quatro professoras que atuavam em salas de recursos multifuncionais. Os resultados apontam para a importância da formação continuada, segundo o relato das professoras entrevistadas, e as contribuições e limites desta proposta em relação as suas práticas docentes na sala de recurso multifuncional. Conclui-se que, apesar das fragilidades indicadas no programa de formação continuada, as participantes reconhecem que a proposta pode contribuir para o trabalho no cotidiano das SRMs. Palavras-Chave: Educação Especial. Formação e atuação de professores. Sala de recursos multifuncionais. TRAINING AND PERFORMANCE OF TEACHERS IN CLASSROOMS WITH MULTIFUNCTIONAL RESOURCES Abstract: This study aimed to investigate aspects in the training and performance of teachers who work with students with special educational needs in classrooms with multifunctional resources in a city in the state of São Paulo. The specific goals included: investigate teachers’ perceptions regarding the possibilities and challenges of working at SRM; and understanding their views about the existing continued training in the city, offered by the Municipal Department of Education. We interviewed four teachers who work in classrooms with multifunctional resources. The results indicate the importance of continued training, according to the report of the interviewed teachers, and the contributions and limitations of this proposal regarding their teaching practices in classrooms with multifunctional resources. We have concluded that despite the weaknesses indicated in the continued training program, the participants recognize that the proposal might contribute to their everyday work in the SRMs. Keywords: Special education. Teacher training and performance. Classroom with multifunctional resources EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 198-2182177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414/pdfCamargo, Miriam Rosa Torres deSantAna, Izabella Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/414Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais |
title |
Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais |
spellingShingle |
Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais Camargo, Miriam Rosa Torres de educação especial formação e atuação de professores sala de recursos multifuncionais. formação docente atendimento educacional especializado |
title_short |
Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais |
title_full |
Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais |
title_fullStr |
Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais |
title_full_unstemmed |
Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais |
title_sort |
Formação e atuação de professores em salas de recursos multifuncionais |
author |
Camargo, Miriam Rosa Torres de |
author_facet |
Camargo, Miriam Rosa Torres de SantAna, Izabella Mendes |
author_role |
author |
author2 |
SantAna, Izabella Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Miriam Rosa Torres de SantAna, Izabella Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação especial formação e atuação de professores sala de recursos multifuncionais. formação docente atendimento educacional especializado |
topic |
educação especial formação e atuação de professores sala de recursos multifuncionais. formação docente atendimento educacional especializado |
description |
O estudo visou investigar aspectos da formação e atuação de professores que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais em salas de recursos multifuncionais de uma cidade do interior paulista. Os objetivos específicos abrangeram: investigar as percepções dos professores em relação às possibilidades e aos desafios do trabalho na SRM; e conhecer suas visões acerca da formação continuada existente no município, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação. Foram entrevistadas quatro professoras que atuavam em salas de recursos multifuncionais. Os resultados apontam para a importância da formação continuada, segundo o relato das professoras entrevistadas, e as contribuições e limites desta proposta em relação as suas práticas docentes na sala de recurso multifuncional. Conclui-se que, apesar das fragilidades indicadas no programa de formação continuada, as participantes reconhecem que a proposta pode contribuir para o trabalho no cotidiano das SRMs. Palavras-Chave: Educação Especial. Formação e atuação de professores. Sala de recursos multifuncionais. TRAINING AND PERFORMANCE OF TEACHERS IN CLASSROOMS WITH MULTIFUNCTIONAL RESOURCES Abstract: This study aimed to investigate aspects in the training and performance of teachers who work with students with special educational needs in classrooms with multifunctional resources in a city in the state of São Paulo. The specific goals included: investigate teachers’ perceptions regarding the possibilities and challenges of working at SRM; and understanding their views about the existing continued training in the city, offered by the Municipal Department of Education. We interviewed four teachers who work in classrooms with multifunctional resources. The results indicate the importance of continued training, according to the report of the interviewed teachers, and the contributions and limitations of this proposal regarding their teaching practices in classrooms with multifunctional resources. We have concluded that despite the weaknesses indicated in the continued training program, the participants recognize that the proposal might contribute to their everyday work in the SRMs. Keywords: Special education. Teacher training and performance. Classroom with multifunctional resources |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/414/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 198-218 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351794094080 |