A implantação do Programa da Sala de Recursos Multifuncionais no município de Fortaleza, no Distrito III: um serviço de apoio da educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Eliana Castelo Branco de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61201
Resumo: A presente pesquisa buscou demostrar como funciona o trabalho nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas municipais de ensino infantil e fundamental na cidade de Fortaleza-CE, mais precisamente no Distrito de Educação III. Tendo por objetivo averiguar se a formação dos professores para atuar nas SRM estava de acordo com a legislação vigente, assim como analisar a importância da formação continuada para essas professoras que lidam com uma demanda bem expressiva de alunos com deficiências (transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista, altas habilidades e/ou superdotação), e também se essas professoras possuem em suas salas os materiais didáticos necessários e recomendados no manual de implantação das salas de recursos multifuncionais que auxiliarão no processo de ensino e aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial, este estudo valeu-se de entrevistas estruturadas com professoras que atuam nas SRM aliadas à análise documental de legislações que regulamentam e normatizam o funcionamento desses espaços. Antes de chegarmos às respostas dos nossos objetivos, discorremos sobre o percurso histórico da educação especial no cenário brasileiro, acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de documentos legais (Convenções, Declarações, Decretos, Normativas) que oportunizaram a esses alunos não apenas o direito à escolarização junto aos demais alunos nas salas regulares de ensino, mas também o direito a uma metodologia pautada na sua potencialidade, respeitando suas dificuldades e especificidades. Para vislumbrarmos a real situação das SRM dos Distrito III, uma entrevista estruturada foi aplicada com cinco professoras atuantes nas SRM de escolas pertencentes ao Distrito III. A partir da análise das respostas das entrevistadas, constatamos que a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) precisa se fazer mais presente no cotidiano educacional, suprindo o suporte material e humano necessário para que essas professoras possam exercer a sua prática com excelência.
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