Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Krischna Silveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gentini, Alfredo Martin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263
Resumo: Problematizamos a influência da mídia na produção de subjetividades infantis e propomos a utilização do audiovisual como ferramenta da Educação Ambiental Não-Formal, iniciando a formação de jornalistas ambientais-mirim. Numa pesquisa-ação-participante com nove crianças, objetivamos estimular a sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações ambientais. Criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO. A análise comparativa dos questionários aplicados mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e a traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental. Palavras Chave: Educação Ambiental. Educação para as Mídias. Produção de Subjetividade. Clinamem. Production of child subjectivity: alternative communication and environmental education We have questioned the influence of media on children's production of subjectivities and propose the use of audiovisual tools for Non-Formal Environmental Education, initiating the training of young environmental journalists. In a study action with the participation of nine children, we aimed at stimulating their criticality in relation to media impositions and link them to the quality of our environmental relationships. We created two devices: the   Creating Sustainable Communicative Environments workshop and the JORNALECO TV (news). The comparative analysis of the questionnaires shows that children now understand the manipulation of subjectivities, and draw parallels between media serialization, incentive to consumption and environmental degradation. Keywords: Environmental Education. Education for the media. production of subjectivity. Clinamem. 
id EDUL-1_4131d638db74f7fcfb69cfc994b3f0dc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/263
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambientalEducação AmbientalEducação para as mídiasprodução de subjetividadeClinamem.mídia e educaçãouso da ferramenta audiovisual na educação ambiental Problematizamos a influência da mídia na produção de subjetividades infantis e propomos a utilização do audiovisual como ferramenta da Educação Ambiental Não-Formal, iniciando a formação de jornalistas ambientais-mirim. Numa pesquisa-ação-participante com nove crianças, objetivamos estimular a sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações ambientais. Criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO. A análise comparativa dos questionários aplicados mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e a traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental. Palavras Chave: Educação Ambiental. Educação para as Mídias. Produção de Subjetividade. Clinamem. Production of child subjectivity: alternative communication and environmental education We have questioned the influence of media on children's production of subjectivities and propose the use of audiovisual tools for Non-Formal Environmental Education, initiating the training of young environmental journalists. In a study action with the participation of nine children, we aimed at stimulating their criticality in relation to media impositions and link them to the quality of our environmental relationships. We created two devices: the   Creating Sustainable Communicative Environments workshop and the JORNALECO TV (news). The comparative analysis of the questionnaires shows that children now understand the manipulation of subjectivities, and draw parallels between media serialization, incentive to consumption and environmental degradation. Keywords: Environmental Education. Education for the media. production of subjectivity. Clinamem.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa-ação-participanteapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 47-682177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263/pdfDuarte, Krischna SilveiraGentini, Alfredo Martininfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/263Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental
title Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental
spellingShingle Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental
Duarte, Krischna Silveira
Educação Ambiental
Educação para as mídias
produção de subjetividade
Clinamem.
mídia e educação
uso da ferramenta audiovisual na educação ambiental
title_short Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental
title_full Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental
title_fullStr Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental
title_full_unstemmed Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental
title_sort Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental
author Duarte, Krischna Silveira
author_facet Duarte, Krischna Silveira
Gentini, Alfredo Martin
author_role author
author2 Gentini, Alfredo Martin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Krischna Silveira
Gentini, Alfredo Martin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educação para as mídias
produção de subjetividade
Clinamem.
mídia e educação
uso da ferramenta audiovisual na educação ambiental
topic Educação Ambiental
Educação para as mídias
produção de subjetividade
Clinamem.
mídia e educação
uso da ferramenta audiovisual na educação ambiental
description Problematizamos a influência da mídia na produção de subjetividades infantis e propomos a utilização do audiovisual como ferramenta da Educação Ambiental Não-Formal, iniciando a formação de jornalistas ambientais-mirim. Numa pesquisa-ação-participante com nove crianças, objetivamos estimular a sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações ambientais. Criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO. A análise comparativa dos questionários aplicados mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e a traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental. Palavras Chave: Educação Ambiental. Educação para as Mídias. Produção de Subjetividade. Clinamem. Production of child subjectivity: alternative communication and environmental education We have questioned the influence of media on children's production of subjectivities and propose the use of audiovisual tools for Non-Formal Environmental Education, initiating the training of young environmental journalists. In a study action with the participation of nine children, we aimed at stimulating their criticality in relation to media impositions and link them to the quality of our environmental relationships. We created two devices: the   Creating Sustainable Communicative Environments workshop and the JORNALECO TV (news). The comparative analysis of the questionnaires shows that children now understand the manipulation of subjectivities, and draw parallels between media serialization, incentive to consumption and environmental degradation. Keywords: Environmental Education. Education for the media. production of subjectivity. Clinamem. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa-ação-participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 47-68
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351316992000