Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263 |
Resumo: | Problematizamos a influência da mídia na produção de subjetividades infantis e propomos a utilização do audiovisual como ferramenta da Educação Ambiental Não-Formal, iniciando a formação de jornalistas ambientais-mirim. Numa pesquisa-ação-participante com nove crianças, objetivamos estimular a sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações ambientais. Criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO. A análise comparativa dos questionários aplicados mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e a traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental. Palavras Chave: Educação Ambiental. Educação para as Mídias. Produção de Subjetividade. Clinamem. Production of child subjectivity: alternative communication and environmental education We have questioned the influence of media on children's production of subjectivities and propose the use of audiovisual tools for Non-Formal Environmental Education, initiating the training of young environmental journalists. In a study action with the participation of nine children, we aimed at stimulating their criticality in relation to media impositions and link them to the quality of our environmental relationships. We created two devices: the Creating Sustainable Communicative Environments workshop and the JORNALECO TV (news). The comparative analysis of the questionnaires shows that children now understand the manipulation of subjectivities, and draw parallels between media serialization, incentive to consumption and environmental degradation. Keywords: Environmental Education. Education for the media. production of subjectivity. Clinamem. |
id |
EDUL-1_4131d638db74f7fcfb69cfc994b3f0dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/263 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambientalEducação AmbientalEducação para as mídiasprodução de subjetividadeClinamem.mídia e educaçãouso da ferramenta audiovisual na educação ambiental Problematizamos a influência da mídia na produção de subjetividades infantis e propomos a utilização do audiovisual como ferramenta da Educação Ambiental Não-Formal, iniciando a formação de jornalistas ambientais-mirim. Numa pesquisa-ação-participante com nove crianças, objetivamos estimular a sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações ambientais. Criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO. A análise comparativa dos questionários aplicados mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e a traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental. Palavras Chave: Educação Ambiental. Educação para as Mídias. Produção de Subjetividade. Clinamem. Production of child subjectivity: alternative communication and environmental education We have questioned the influence of media on children's production of subjectivities and propose the use of audiovisual tools for Non-Formal Environmental Education, initiating the training of young environmental journalists. In a study action with the participation of nine children, we aimed at stimulating their criticality in relation to media impositions and link them to the quality of our environmental relationships. We created two devices: the Creating Sustainable Communicative Environments workshop and the JORNALECO TV (news). The comparative analysis of the questionnaires shows that children now understand the manipulation of subjectivities, and draw parallels between media serialization, incentive to consumption and environmental degradation. Keywords: Environmental Education. Education for the media. production of subjectivity. Clinamem. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa-ação-participanteapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 47-682177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263/pdfDuarte, Krischna SilveiraGentini, Alfredo Martininfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/263Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental |
title |
Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental |
spellingShingle |
Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental Duarte, Krischna Silveira Educação Ambiental Educação para as mídias produção de subjetividade Clinamem. mídia e educação uso da ferramenta audiovisual na educação ambiental |
title_short |
Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental |
title_full |
Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental |
title_fullStr |
Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental |
title_sort |
Produção de subjetividade infantil: comunicação alternativa e educação ambiental |
author |
Duarte, Krischna Silveira |
author_facet |
Duarte, Krischna Silveira Gentini, Alfredo Martin |
author_role |
author |
author2 |
Gentini, Alfredo Martin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Krischna Silveira Gentini, Alfredo Martin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Educação para as mídias produção de subjetividade Clinamem. mídia e educação uso da ferramenta audiovisual na educação ambiental |
topic |
Educação Ambiental Educação para as mídias produção de subjetividade Clinamem. mídia e educação uso da ferramenta audiovisual na educação ambiental |
description |
Problematizamos a influência da mídia na produção de subjetividades infantis e propomos a utilização do audiovisual como ferramenta da Educação Ambiental Não-Formal, iniciando a formação de jornalistas ambientais-mirim. Numa pesquisa-ação-participante com nove crianças, objetivamos estimular a sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações ambientais. Criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO. A análise comparativa dos questionários aplicados mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e a traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental. Palavras Chave: Educação Ambiental. Educação para as Mídias. Produção de Subjetividade. Clinamem. Production of child subjectivity: alternative communication and environmental education We have questioned the influence of media on children's production of subjectivities and propose the use of audiovisual tools for Non-Formal Environmental Education, initiating the training of young environmental journalists. In a study action with the participation of nine children, we aimed at stimulating their criticality in relation to media impositions and link them to the quality of our environmental relationships. We created two devices: the Creating Sustainable Communicative Environments workshop and the JORNALECO TV (news). The comparative analysis of the questionnaires shows that children now understand the manipulation of subjectivities, and draw parallels between media serialization, incentive to consumption and environmental degradation. Keywords: Environmental Education. Education for the media. production of subjectivity. Clinamem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa-ação-participante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/263/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 47-68 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351316992000 |