A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Débora Ribeiro da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/266
Resumo: O presente artigo objetiva traçar o estado da arte do conhecimento sobre a produção científica a respeito da educação inclusiva no ensino superior, com ênfase nas representações sobre o currículo pelos alunos com deficiência. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica feita no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram realizadas buscas, combinando as palavras-chave deficiência, inclusão, currículo, ensino superior, representações sociais e Lefebvre, autor que fundamenta a concepção de representações ora adotada. Nos resultados constam setenta e um trabalhos, que foram agrupados em categorias. Os resultados permitiram constatar o ineditismo, mas, principalmente, a relevância de dar voz aos alunos com deficiência nas Universidades. Embora a legislação garanta seu acesso, apenas dando voz a eles, pode-se conhecer as condições de permanência, mais especificamente, as condições intrinsecamente relacionadas aos currículos de seus cursos de graduação. Palavras-chave: Produção científica. Educação inclusiva. Ensino Superior. Study about the representations of the curriculum in higher education from the perspective of inclusive education This article aims to outline a state of the art of knowledge about scientific literature in education, including higher education, with emphasis to representations of the curriculum for students with disabilities. The gathering of data was conducted from the bibliographical research of the Thesis and Dissertation Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CIHEP). Searches were conducted combining keywords such as, disability, inclusion, curriculum, higher education, social representations and Lefebvre, the author who provides the basis for the concept of representations adopted herein. The results contain in 71 studies, grouped into categories. The results demonstrated the uniqueness, but mainly the importance of giving voice to students with disabilities in universities. Although the legislation guarantees their access, by giving them a voice, we can understand the conditions of permanence, more specifically, the conditions intrinsically related to the curricula of their graduate courses. Keywords: Scientific production. Inclusive education. Higher education.  
id EDUL-1_4242637d75b1872c0fa04c6171bab82e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/266
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusivaProdução científica. Educação inclusiva. Ensino superior.Produção científica na pós-graduação. Educação Inclusiva.O presente artigo objetiva traçar o estado da arte do conhecimento sobre a produção científica a respeito da educação inclusiva no ensino superior, com ênfase nas representações sobre o currículo pelos alunos com deficiência. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica feita no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram realizadas buscas, combinando as palavras-chave deficiência, inclusão, currículo, ensino superior, representações sociais e Lefebvre, autor que fundamenta a concepção de representações ora adotada. Nos resultados constam setenta e um trabalhos, que foram agrupados em categorias. Os resultados permitiram constatar o ineditismo, mas, principalmente, a relevância de dar voz aos alunos com deficiência nas Universidades. Embora a legislação garanta seu acesso, apenas dando voz a eles, pode-se conhecer as condições de permanência, mais especificamente, as condições intrinsecamente relacionadas aos currículos de seus cursos de graduação. Palavras-chave: Produção científica. Educação inclusiva. Ensino Superior. Study about the representations of the curriculum in higher education from the perspective of inclusive education This article aims to outline a state of the art of knowledge about scientific literature in education, including higher education, with emphasis to representations of the curriculum for students with disabilities. The gathering of data was conducted from the bibliographical research of the Thesis and Dissertation Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CIHEP). Searches were conducted combining keywords such as, disability, inclusion, curriculum, higher education, social representations and Lefebvre, the author who provides the basis for the concept of representations adopted herein. The results contain in 71 studies, grouped into categories. The results demonstrated the uniqueness, but mainly the importance of giving voice to students with disabilities in universities. Although the legislation guarantees their access, by giving them a voice, we can understand the conditions of permanence, more specifically, the conditions intrinsically related to the curricula of their graduate courses. Keywords: Scientific production. Inclusive education. Higher education.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/266REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 177-1892177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/266/pdfCampos, Débora Ribeiro da SilvaRocha, Genylton Odilon Rêgo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/266Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva
title A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva
spellingShingle A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva
Campos, Débora Ribeiro da Silva
Produção científica. Educação inclusiva. Ensino superior.
Produção científica na pós-graduação. Educação Inclusiva.
title_short A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva
title_full A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva
title_fullStr A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva
title_full_unstemmed A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva
title_sort A pesquisa sobre representações do currículo na educação superior na perspectiva da educação inclusiva
author Campos, Débora Ribeiro da Silva
author_facet Campos, Débora Ribeiro da Silva
Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
author_role author
author2 Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Débora Ribeiro da Silva
Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
dc.subject.por.fl_str_mv Produção científica. Educação inclusiva. Ensino superior.
Produção científica na pós-graduação. Educação Inclusiva.
topic Produção científica. Educação inclusiva. Ensino superior.
Produção científica na pós-graduação. Educação Inclusiva.
description O presente artigo objetiva traçar o estado da arte do conhecimento sobre a produção científica a respeito da educação inclusiva no ensino superior, com ênfase nas representações sobre o currículo pelos alunos com deficiência. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica feita no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram realizadas buscas, combinando as palavras-chave deficiência, inclusão, currículo, ensino superior, representações sociais e Lefebvre, autor que fundamenta a concepção de representações ora adotada. Nos resultados constam setenta e um trabalhos, que foram agrupados em categorias. Os resultados permitiram constatar o ineditismo, mas, principalmente, a relevância de dar voz aos alunos com deficiência nas Universidades. Embora a legislação garanta seu acesso, apenas dando voz a eles, pode-se conhecer as condições de permanência, mais especificamente, as condições intrinsecamente relacionadas aos currículos de seus cursos de graduação. Palavras-chave: Produção científica. Educação inclusiva. Ensino Superior. Study about the representations of the curriculum in higher education from the perspective of inclusive education This article aims to outline a state of the art of knowledge about scientific literature in education, including higher education, with emphasis to representations of the curriculum for students with disabilities. The gathering of data was conducted from the bibliographical research of the Thesis and Dissertation Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CIHEP). Searches were conducted combining keywords such as, disability, inclusion, curriculum, higher education, social representations and Lefebvre, the author who provides the basis for the concept of representations adopted herein. The results contain in 71 studies, grouped into categories. The results demonstrated the uniqueness, but mainly the importance of giving voice to students with disabilities in universities. Although the legislation guarantees their access, by giving them a voice, we can understand the conditions of permanence, more specifically, the conditions intrinsically related to the curricula of their graduate courses. Keywords: Scientific production. Inclusive education. Higher education.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/266
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/266/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 177-189
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351674556416