PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deps Miguel, Katia Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias, Romualdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/610
Resumo: Esse artigo objetiva apresentar o Programa Mais Educação no Estado de São Paulo, analisando 631 escolas participantes no período 2010-2012, com o propósito de perceber o impacto qualitativo nas escolas estaduais. Consideramos a ocorrência dos aspectos aprovação, reprovação e abandono nos ciclos Fundamental I e II, nas séries finais do Fundamental I e II e no Ensino Médio; do Índice de Desenvolvimento no Estado de São Paulo (Idesp) das séries finais dos ciclos I e II e do Ensino Médio; e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries finais dos ciclos Fundamental I e II. A metodologia empregada para fins de resultado foi o cálculo da média das taxas de rendimento escolar de aprovação, reprovação e abandono, que ficaram iguais ou acima da média calculada nos dados informados no censo e o rendimento escolar dos alunos. Para o Idesp e o Ideb,utilizamos a média variável de cada escola, entre metas indicadas e alcançadas no período analisado, a partir dos dados fornecidos pela Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (Cima), da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, em maio de 2013. A partir da análise observamos que mais de 50% das escolas analisadas melhoraram seus índices e diminuíram as taxas de abandono e reprovação.Palavras-chave: Programa Mais Educação. São Paulo “MAIS EDUCAÇÃO" (“MORE EDUCATION”) PROGAM IN THE STATE OF SÃO PAULO: ANALYSIS OF 631 SCHOOLS (2010-2012) Abstract: The aim of this paper was to present the “Mais Educação” (“More Education”) Program in the State of São Paulo by analyzing 631 participating schools between 2010 and 2012 in order to perceive the qualitative impact in state-run schools. To do so we considered such aspects as pass, fail and dropout rates in elementary cycles I and II and in the final grade years of elementary I and II and High School, as well as the São Paulo State Development Rates (Idesp) in the final grade years of cycles I and II and High School and the Basic Education Development Rates (Ideb) in the final grade years of elementary cycles I and II. The methodology used to obtain results was to calculate the average from pass, fail and dropout rates that were equal to or above the calculated average of the data reported in the census and the academic performance of students. For Idesp and Ideb we used the variable average of each school between the targets set and achieved over this period based on the data provided by the Educational Information, Monitoring and Assessment Office (Cima) of the São Paulo State Education Department in May 2013. From the analysis we found that over 50 % of the analyzed schools improved their rates and decreased failure and dropout rates.Keywords: “Mais Educação” (“More Education”) Program. São Paulo 
id EDUL-1_47e39b8b8f83a42d7ae1dd30117455ba
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/610
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012Programa Mais Educação – São PauloEducação IntegralEsse artigo objetiva apresentar o Programa Mais Educação no Estado de São Paulo, analisando 631 escolas participantes no período 2010-2012, com o propósito de perceber o impacto qualitativo nas escolas estaduais. Consideramos a ocorrência dos aspectos aprovação, reprovação e abandono nos ciclos Fundamental I e II, nas séries finais do Fundamental I e II e no Ensino Médio; do Índice de Desenvolvimento no Estado de São Paulo (Idesp) das séries finais dos ciclos I e II e do Ensino Médio; e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries finais dos ciclos Fundamental I e II. A metodologia empregada para fins de resultado foi o cálculo da média das taxas de rendimento escolar de aprovação, reprovação e abandono, que ficaram iguais ou acima da média calculada nos dados informados no censo e o rendimento escolar dos alunos. Para o Idesp e o Ideb,utilizamos a média variável de cada escola, entre metas indicadas e alcançadas no período analisado, a partir dos dados fornecidos pela Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (Cima), da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, em maio de 2013. A partir da análise observamos que mais de 50% das escolas analisadas melhoraram seus índices e diminuíram as taxas de abandono e reprovação.Palavras-chave: Programa Mais Educação. São Paulo “MAIS EDUCAÇÃO" (“MORE EDUCATION”) PROGAM IN THE STATE OF SÃO PAULO: ANALYSIS OF 631 SCHOOLS (2010-2012) Abstract: The aim of this paper was to present the “Mais Educação” (“More Education”) Program in the State of São Paulo by analyzing 631 participating schools between 2010 and 2012 in order to perceive the qualitative impact in state-run schools. To do so we considered such aspects as pass, fail and dropout rates in elementary cycles I and II and in the final grade years of elementary I and II and High School, as well as the São Paulo State Development Rates (Idesp) in the final grade years of cycles I and II and High School and the Basic Education Development Rates (Ideb) in the final grade years of elementary cycles I and II. The methodology used to obtain results was to calculate the average from pass, fail and dropout rates that were equal to or above the calculated average of the data reported in the census and the academic performance of students. For Idesp and Ideb we used the variable average of each school between the targets set and achieved over this period based on the data provided by the Educational Information, Monitoring and Assessment Office (Cima) of the São Paulo State Education Department in May 2013. From the analysis we found that over 50 % of the analyzed schools improved their rates and decreased failure and dropout rates.Keywords: “Mais Educação” (“More Education”) Program. São Paulo EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/610REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 626-6402177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/610/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDeps Miguel, Katia CristinaDias, Romualdo2021-03-17T21:39:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/610Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012
title PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012
spellingShingle PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012
Deps Miguel, Katia Cristina
Programa Mais Educação – São Paulo
Educação Integral
title_short PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012
title_full PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012
title_fullStr PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012
title_full_unstemmed PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012
title_sort PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE 631 ESCOLAS (2010-2012
author Deps Miguel, Katia Cristina
author_facet Deps Miguel, Katia Cristina
Dias, Romualdo
author_role author
author2 Dias, Romualdo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deps Miguel, Katia Cristina
Dias, Romualdo
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Mais Educação – São Paulo
Educação Integral
topic Programa Mais Educação – São Paulo
Educação Integral
description Esse artigo objetiva apresentar o Programa Mais Educação no Estado de São Paulo, analisando 631 escolas participantes no período 2010-2012, com o propósito de perceber o impacto qualitativo nas escolas estaduais. Consideramos a ocorrência dos aspectos aprovação, reprovação e abandono nos ciclos Fundamental I e II, nas séries finais do Fundamental I e II e no Ensino Médio; do Índice de Desenvolvimento no Estado de São Paulo (Idesp) das séries finais dos ciclos I e II e do Ensino Médio; e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries finais dos ciclos Fundamental I e II. A metodologia empregada para fins de resultado foi o cálculo da média das taxas de rendimento escolar de aprovação, reprovação e abandono, que ficaram iguais ou acima da média calculada nos dados informados no censo e o rendimento escolar dos alunos. Para o Idesp e o Ideb,utilizamos a média variável de cada escola, entre metas indicadas e alcançadas no período analisado, a partir dos dados fornecidos pela Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (Cima), da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, em maio de 2013. A partir da análise observamos que mais de 50% das escolas analisadas melhoraram seus índices e diminuíram as taxas de abandono e reprovação.Palavras-chave: Programa Mais Educação. São Paulo “MAIS EDUCAÇÃO" (“MORE EDUCATION”) PROGAM IN THE STATE OF SÃO PAULO: ANALYSIS OF 631 SCHOOLS (2010-2012) Abstract: The aim of this paper was to present the “Mais Educação” (“More Education”) Program in the State of São Paulo by analyzing 631 participating schools between 2010 and 2012 in order to perceive the qualitative impact in state-run schools. To do so we considered such aspects as pass, fail and dropout rates in elementary cycles I and II and in the final grade years of elementary I and II and High School, as well as the São Paulo State Development Rates (Idesp) in the final grade years of cycles I and II and High School and the Basic Education Development Rates (Ideb) in the final grade years of elementary cycles I and II. The methodology used to obtain results was to calculate the average from pass, fail and dropout rates that were equal to or above the calculated average of the data reported in the census and the academic performance of students. For Idesp and Ideb we used the variable average of each school between the targets set and achieved over this period based on the data provided by the Educational Information, Monitoring and Assessment Office (Cima) of the São Paulo State Education Department in May 2013. From the analysis we found that over 50 % of the analyzed schools improved their rates and decreased failure and dropout rates.Keywords: “Mais Educação” (“More Education”) Program. São Paulo 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/610
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/610/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 626-640
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352232398848