Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/46 |
Resumo: | Este texto procura levantar a problemática em torno da recpção e uso do termo epistemologia e suas conseqüências para a construção do conceito de epistemologia da prática. Identifica sua gênese em Ferrier, em meados do século XVIII e seu desenvolvimento, no modo como o conhecemos hoje, a partir da virada do século XIX ao XX e mostra alguns caminhos ambíguos pelos quais passou. Entende, conforme compreensão de Heidegger, que epistemologia, de algum modo, remete à idéia de “entender-se com-alguma-coisa”, logo, supõe uma relação vivencial com o objeto da pesquisa. Conclui que pelo fato de que os conceitos são elementos operadores de idéias, e como tais, criam sentido e orientam o pensamento e a prática, essa é uma questão fundamental. Anotam-se no texto as negligências que aparecem, por vezes, no uso inadequado dos conceitos no que concerne ao ambiente conceitual onde eles são germinados: isso pode redundar em certa fragilidade nas abordagens teóricas em educação, por exemplo. Por fim, conceitos são idéias operadoras às quais se vinculam vivências. |
id |
EDUL-1_513c40b84c35b253ce4a54edc001bd40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/46 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Práticaepistemologiaepistemologia-da-práticafilosofia da educaçãoEste texto procura levantar a problemática em torno da recpção e uso do termo epistemologia e suas conseqüências para a construção do conceito de epistemologia da prática. Identifica sua gênese em Ferrier, em meados do século XVIII e seu desenvolvimento, no modo como o conhecemos hoje, a partir da virada do século XIX ao XX e mostra alguns caminhos ambíguos pelos quais passou. Entende, conforme compreensão de Heidegger, que epistemologia, de algum modo, remete à idéia de “entender-se com-alguma-coisa”, logo, supõe uma relação vivencial com o objeto da pesquisa. Conclui que pelo fato de que os conceitos são elementos operadores de idéias, e como tais, criam sentido e orientam o pensamento e a prática, essa é uma questão fundamental. Anotam-se no texto as negligências que aparecem, por vezes, no uso inadequado dos conceitos no que concerne ao ambiente conceitual onde eles são germinados: isso pode redundar em certa fragilidade nas abordagens teóricas em educação, por exemplo. Por fim, conceitos são idéias operadoras às quais se vinculam vivências. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/46REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 1 n. 01 (2009): POLÍTICAS PÚBLICAS, MODELOS DE ORGANIZAÇÃO, GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 57-662177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/46/pdfMonteiro, Silas Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:18:36Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/46Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:18:36Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática |
title |
Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática |
spellingShingle |
Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática Monteiro, Silas Borges epistemologia epistemologia-da-prática filosofia da educação |
title_short |
Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática |
title_full |
Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática |
title_fullStr |
Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática |
title_full_unstemmed |
Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática |
title_sort |
Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática |
author |
Monteiro, Silas Borges |
author_facet |
Monteiro, Silas Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Silas Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
epistemologia epistemologia-da-prática filosofia da educação |
topic |
epistemologia epistemologia-da-prática filosofia da educação |
description |
Este texto procura levantar a problemática em torno da recpção e uso do termo epistemologia e suas conseqüências para a construção do conceito de epistemologia da prática. Identifica sua gênese em Ferrier, em meados do século XVIII e seu desenvolvimento, no modo como o conhecemos hoje, a partir da virada do século XIX ao XX e mostra alguns caminhos ambíguos pelos quais passou. Entende, conforme compreensão de Heidegger, que epistemologia, de algum modo, remete à idéia de “entender-se com-alguma-coisa”, logo, supõe uma relação vivencial com o objeto da pesquisa. Conclui que pelo fato de que os conceitos são elementos operadores de idéias, e como tais, criam sentido e orientam o pensamento e a prática, essa é uma questão fundamental. Anotam-se no texto as negligências que aparecem, por vezes, no uso inadequado dos conceitos no que concerne ao ambiente conceitual onde eles são germinados: isso pode redundar em certa fragilidade nas abordagens teóricas em educação, por exemplo. Por fim, conceitos são idéias operadoras às quais se vinculam vivências. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/46 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/46/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 1 n. 01 (2009): POLÍTICAS PÚBLICAS, MODELOS DE ORGANIZAÇÃO, GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 57-66 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351208988672 |