Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426 |
Resumo: | Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, faremos uma análise bibliográfica, partindo do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado por seu emprego no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange às TDIC, no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas. Palavras-chave: Formação de professores de História. Tecnologias na Educação. Prática Docente |
id |
EDUL-1_5403f0d799e13eaf867b67a0f01ce41c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/426 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de HistóriaFormação de Professores de História. Tenologias na Educação. Prática Docente.Formação de professores e uso de tecnologias digitais.Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, faremos uma análise bibliográfica, partindo do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado por seu emprego no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange às TDIC, no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas. Palavras-chave: Formação de professores de História. Tecnologias na Educação. Prática DocenteEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 434-4502177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Amanda MirandaDias, Márcia MariaArruda, Eucidio PimentaTavares, Rosilene Horta2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/426Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História |
title |
Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História |
spellingShingle |
Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História Almeida, Amanda Miranda Formação de Professores de História. Tenologias na Educação. Prática Docente. Formação de professores e uso de tecnologias digitais. |
title_short |
Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História |
title_full |
Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História |
title_fullStr |
Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História |
title_full_unstemmed |
Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História |
title_sort |
Da Licenciatura à Prática Docente: problematização das tecnologias digitais na formação inicial e nas aulas do professor de História |
author |
Almeida, Amanda Miranda |
author_facet |
Almeida, Amanda Miranda Dias, Márcia Maria Arruda, Eucidio Pimenta Tavares, Rosilene Horta |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Márcia Maria Arruda, Eucidio Pimenta Tavares, Rosilene Horta |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Amanda Miranda Dias, Márcia Maria Arruda, Eucidio Pimenta Tavares, Rosilene Horta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores de História. Tenologias na Educação. Prática Docente. Formação de professores e uso de tecnologias digitais. |
topic |
Formação de Professores de História. Tenologias na Educação. Prática Docente. Formação de professores e uso de tecnologias digitais. |
description |
Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, faremos uma análise bibliográfica, partindo do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado por seu emprego no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange às TDIC, no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas. Palavras-chave: Formação de professores de História. Tecnologias na Educação. Prática Docente |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/426/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 434-450 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351800385536 |