Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433 |
Resumo: | O texto analisa publicações no banco de Teses e Dissertações da CAPES e BDTD sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), relacionando-as aos registros feitos pelos bolsistas em blogs Pibid-Alfabetização, enquanto significação das normatizações propostas para o Programa nos documentos oficiais. São objetivos deste artigo (i) colocar em destaque a complexidade do conceito de alfabetização e a formação de profissionais que a ele se dediquem; (ii) conhecer a estrutura, caraterísticas e tendências do Pibid no cenário nacional e (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. As análises comprovam a efetivação da parceria proposta entre IES e a escola pública; o potencial do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente em campo e a pluralidade e prevalência de atividades realizadas que não estão ligadas diretamente à alfabetização, indicando possibilidades de adequação de diretrizes do Pibid às especificidades do Ensino Fundamental I, especialmente à alfabetização.Palavras-chave: Pibid. Formação do Professor Alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de Formação Docente. |
id |
EDUL-1_56cf15e795d50793621ed770476de91f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/433 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafiosPibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente.Formação de ProfessoresO texto analisa publicações no banco de Teses e Dissertações da CAPES e BDTD sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), relacionando-as aos registros feitos pelos bolsistas em blogs Pibid-Alfabetização, enquanto significação das normatizações propostas para o Programa nos documentos oficiais. São objetivos deste artigo (i) colocar em destaque a complexidade do conceito de alfabetização e a formação de profissionais que a ele se dediquem; (ii) conhecer a estrutura, caraterísticas e tendências do Pibid no cenário nacional e (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. As análises comprovam a efetivação da parceria proposta entre IES e a escola pública; o potencial do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente em campo e a pluralidade e prevalência de atividades realizadas que não estão ligadas diretamente à alfabetização, indicando possibilidades de adequação de diretrizes do Pibid às especificidades do Ensino Fundamental I, especialmente à alfabetização.Palavras-chave: Pibid. Formação do Professor Alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de Formação Docente. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa bibliográfica e análise documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 332-3572177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Eliane de Godoi TeixeiraRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/433Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios |
title |
Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios |
spellingShingle |
Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira Pibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente. Formação de Professores |
title_short |
Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios |
title_full |
Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios |
title_fullStr |
Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios |
title_full_unstemmed |
Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios |
title_sort |
Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios |
author |
Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira |
author_facet |
Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente. Formação de Professores |
topic |
Pibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente. Formação de Professores |
description |
O texto analisa publicações no banco de Teses e Dissertações da CAPES e BDTD sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), relacionando-as aos registros feitos pelos bolsistas em blogs Pibid-Alfabetização, enquanto significação das normatizações propostas para o Programa nos documentos oficiais. São objetivos deste artigo (i) colocar em destaque a complexidade do conceito de alfabetização e a formação de profissionais que a ele se dediquem; (ii) conhecer a estrutura, caraterísticas e tendências do Pibid no cenário nacional e (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. As análises comprovam a efetivação da parceria proposta entre IES e a escola pública; o potencial do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente em campo e a pluralidade e prevalência de atividades realizadas que não estão ligadas diretamente à alfabetização, indicando possibilidades de adequação de diretrizes do Pibid às especificidades do Ensino Fundamental I, especialmente à alfabetização.Palavras-chave: Pibid. Formação do Professor Alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de Formação Docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa bibliográfica e análise documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 332-357 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351806676992 |