Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433
Resumo: O texto analisa publicações no banco de Teses e Dissertações da CAPES e BDTD sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), relacionando-as aos registros feitos pelos bolsistas em blogs Pibid-Alfabetização, enquanto significação das normatizações propostas para o Programa nos documentos oficiais. São objetivos deste artigo (i) colocar em destaque a complexidade do conceito de alfabetização e a formação de profissionais que a ele se dediquem; (ii) conhecer a estrutura, caraterísticas e tendências do Pibid no cenário nacional e (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. As análises comprovam a efetivação da parceria proposta entre IES e a escola pública; o potencial do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente em campo e a pluralidade e prevalência de atividades realizadas que não estão ligadas diretamente à alfabetização, indicando possibilidades de adequação de diretrizes do Pibid às especificidades do Ensino Fundamental I, especialmente à alfabetização.Palavras-chave: Pibid. Formação do Professor Alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de Formação Docente. 
id EDUL-1_56cf15e795d50793621ed770476de91f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/433
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafiosPibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente.Formação de ProfessoresO texto analisa publicações no banco de Teses e Dissertações da CAPES e BDTD sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), relacionando-as aos registros feitos pelos bolsistas em blogs Pibid-Alfabetização, enquanto significação das normatizações propostas para o Programa nos documentos oficiais. São objetivos deste artigo (i) colocar em destaque a complexidade do conceito de alfabetização e a formação de profissionais que a ele se dediquem; (ii) conhecer a estrutura, caraterísticas e tendências do Pibid no cenário nacional e (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. As análises comprovam a efetivação da parceria proposta entre IES e a escola pública; o potencial do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente em campo e a pluralidade e prevalência de atividades realizadas que não estão ligadas diretamente à alfabetização, indicando possibilidades de adequação de diretrizes do Pibid às especificidades do Ensino Fundamental I, especialmente à alfabetização.Palavras-chave: Pibid. Formação do Professor Alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de Formação Docente. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa bibliográfica e análise documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 332-3572177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Eliane de Godoi TeixeiraRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/433Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
title Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
spellingShingle Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
Pibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente.
Formação de Professores
title_short Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
title_full Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
title_fullStr Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
title_full_unstemmed Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
title_sort Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios
author Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
author_facet Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi
author_role author
author2 Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente.
Formação de Professores
topic Pibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente.
Formação de Professores
description O texto analisa publicações no banco de Teses e Dissertações da CAPES e BDTD sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), relacionando-as aos registros feitos pelos bolsistas em blogs Pibid-Alfabetização, enquanto significação das normatizações propostas para o Programa nos documentos oficiais. São objetivos deste artigo (i) colocar em destaque a complexidade do conceito de alfabetização e a formação de profissionais que a ele se dediquem; (ii) conhecer a estrutura, caraterísticas e tendências do Pibid no cenário nacional e (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. As análises comprovam a efetivação da parceria proposta entre IES e a escola pública; o potencial do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente em campo e a pluralidade e prevalência de atividades realizadas que não estão ligadas diretamente à alfabetização, indicando possibilidades de adequação de diretrizes do Pibid às especificidades do Ensino Fundamental I, especialmente à alfabetização.Palavras-chave: Pibid. Formação do Professor Alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de Formação Docente. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa bibliográfica e análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 332-357
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351806676992