O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/769 |
Resumo: | O presente trabalho investigou o processo de inclusão de crianças surdas em classe comum, caracterizando as ações comunicativas adotadas pelos professores e a efetividade dos processos comunicativos entre os mesmos. Constituiu-se numa pesquisa de caráter qualitativo e teve, como objeto de estudo, a análise de duas díades, constituídas por professor e aluno. Desenvolveu-se em duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de uma cidade do interior paulista. Foi aplicado aos docentes um questionário constituído por reflexões sobre sua prática pedagógica. Os resultados apontaram que os educadores devem estar próximos aos alunos, fazendo adaptações e estruturando estratégias comunicativas e pedagógicas para cada um, além da necessidade de uma formação continuada dos professores que atuam com estes alunos.Palavras-chave: Surdez; inclusão escolar; práticas pedagógicas, educação especial. Deaf students and school inclusion: an analyses of teaching practices of 1ST-year Elementary Education Teachers at a Brazilian SchoolAbstract: This paper investigated the process of deaf children’s inclusion in regular classes, describing the communicative actions adopted by teachers and the effectiveness of communicative processes between them. The research was qualitative and the study object was the analysis of two teacher-student pairs. It was conducted at two city-run elementary education schools in a city of State of São Paulo. The teachers responded to a survey comprising reflections on their teaching practice. The results showed that they must be close to their students, making adaptations and structuring communicative and teaching strategies for each student, and that a continuing training for teachers who teach these students is needed.Keywords: Deafness. School inclusion. Teaching practices. Special education |
id |
EDUL-1_57473d1cb1c5077b3a45542b7eeb3f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/769 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileiraSurdezinclusão escolarpráticas pedagógicaseducação especial.Educação InclusivaO presente trabalho investigou o processo de inclusão de crianças surdas em classe comum, caracterizando as ações comunicativas adotadas pelos professores e a efetividade dos processos comunicativos entre os mesmos. Constituiu-se numa pesquisa de caráter qualitativo e teve, como objeto de estudo, a análise de duas díades, constituídas por professor e aluno. Desenvolveu-se em duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de uma cidade do interior paulista. Foi aplicado aos docentes um questionário constituído por reflexões sobre sua prática pedagógica. Os resultados apontaram que os educadores devem estar próximos aos alunos, fazendo adaptações e estruturando estratégias comunicativas e pedagógicas para cada um, além da necessidade de uma formação continuada dos professores que atuam com estes alunos.Palavras-chave: Surdez; inclusão escolar; práticas pedagógicas, educação especial. Deaf students and school inclusion: an analyses of teaching practices of 1ST-year Elementary Education Teachers at a Brazilian SchoolAbstract: This paper investigated the process of deaf children’s inclusion in regular classes, describing the communicative actions adopted by teachers and the effectiveness of communicative processes between them. The research was qualitative and the study object was the analysis of two teacher-student pairs. It was conducted at two city-run elementary education schools in a city of State of São Paulo. The teachers responded to a survey comprising reflections on their teaching practice. The results showed that they must be close to their students, making adaptations and structuring communicative and teaching strategies for each student, and that a continuing training for teachers who teach these students is needed.Keywords: Deafness. School inclusion. Teaching practices. Special educationEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/769REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 585-5992177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/769/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchiavon, Daiane Natalia2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/769Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira |
title |
O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira |
spellingShingle |
O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira Schiavon, Daiane Natalia Surdez inclusão escolar práticas pedagógicas educação especial. Educação Inclusiva |
title_short |
O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira |
title_full |
O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira |
title_fullStr |
O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira |
title_full_unstemmed |
O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira |
title_sort |
O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira |
author |
Schiavon, Daiane Natalia |
author_facet |
Schiavon, Daiane Natalia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiavon, Daiane Natalia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez inclusão escolar práticas pedagógicas educação especial. Educação Inclusiva |
topic |
Surdez inclusão escolar práticas pedagógicas educação especial. Educação Inclusiva |
description |
O presente trabalho investigou o processo de inclusão de crianças surdas em classe comum, caracterizando as ações comunicativas adotadas pelos professores e a efetividade dos processos comunicativos entre os mesmos. Constituiu-se numa pesquisa de caráter qualitativo e teve, como objeto de estudo, a análise de duas díades, constituídas por professor e aluno. Desenvolveu-se em duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de uma cidade do interior paulista. Foi aplicado aos docentes um questionário constituído por reflexões sobre sua prática pedagógica. Os resultados apontaram que os educadores devem estar próximos aos alunos, fazendo adaptações e estruturando estratégias comunicativas e pedagógicas para cada um, além da necessidade de uma formação continuada dos professores que atuam com estes alunos.Palavras-chave: Surdez; inclusão escolar; práticas pedagógicas, educação especial. Deaf students and school inclusion: an analyses of teaching practices of 1ST-year Elementary Education Teachers at a Brazilian SchoolAbstract: This paper investigated the process of deaf children’s inclusion in regular classes, describing the communicative actions adopted by teachers and the effectiveness of communicative processes between them. The research was qualitative and the study object was the analysis of two teacher-student pairs. It was conducted at two city-run elementary education schools in a city of State of São Paulo. The teachers responded to a survey comprising reflections on their teaching practice. The results showed that they must be close to their students, making adaptations and structuring communicative and teaching strategies for each student, and that a continuing training for teachers who teach these students is needed.Keywords: Deafness. School inclusion. Teaching practices. Special education |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/769 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/769/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 585-599 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352360325120 |