Etica na formação docente em tempos de crise moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Monique Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lins, Maria Judith Sucupira Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/730
Resumo: Os vigentes Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, vol. 8)  apregoam que o tema da Ética deve ser abordado como tema transversal nas escolas, exigindo dos professores conhecimentos acerca do juízo moral infantil. O objetivo deste artigo reside tanto em investigar o que tem sido ensinado Concernente à Educação Ética nos Cursos de Licenciatura como apresentar uma discussão teórica acerca da problemática do agir humano. A pesquisa qualitativa realizada apresentou: (1) uma análise dos currículos das licenciaturas de uma Universidade pública carioca; (2) a aplicação de 30 entrevistas semi-estruturadas com licenciandos matriculados nesta IES e (3) uma discussão filosófica/psicanalítica acerca do tema da ética a partir de sugestões propostas pelos próprios licenciandos. Constatou-se que a formação de alunos autônomos/ éticos exige a abordagem de reflexões axiológicas e psicológicas/psicanalíticas durante a formação inicial docente. Palavras-chave: Educação Ética; Cursos de Licenciatura; Filosofia; Psicanálise. Ethics in teacher training courses in times of moral crisisAbstract: The current National Curriculum Parameters (1997, vol 8) claim that ethics should be approached as a transversal theme in schools, requiring teachers to know more about the moral judgment of the child. The purpose of this article is to investigate what has been taught concerning ethical education in teaching degree programs and to present a theoretical discussion about the problem of human action. The qualitative research carried out included (1) an analysis of the undergraduate curricula of a Rio de Janeiro state-run university, (2) 30 semi-structured interviews with teaching undergraduates enrolled in that HEI, and (3) a philosophical / psychoanalytic discussion about ethics from suggestions proposed by the undergraduates themselves. It was found that the training of autonomous / ethical students requires the approach of axiological and psychological / psychoanalytic reflections during initial teacher training.Keywords:  Ethical education. Teaching degree courses. Philosophy. Psychoanalysis
id EDUL-1_5937b0363357be7aca803446c049ade0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/730
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Etica na formação docente em tempos de crise moralEducação ÉticaCursos de LicenciaturaFilosofiaPsicanáliseeducaçaoeticaformação docenteOs vigentes Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, vol. 8)  apregoam que o tema da Ética deve ser abordado como tema transversal nas escolas, exigindo dos professores conhecimentos acerca do juízo moral infantil. O objetivo deste artigo reside tanto em investigar o que tem sido ensinado Concernente à Educação Ética nos Cursos de Licenciatura como apresentar uma discussão teórica acerca da problemática do agir humano. A pesquisa qualitativa realizada apresentou: (1) uma análise dos currículos das licenciaturas de uma Universidade pública carioca; (2) a aplicação de 30 entrevistas semi-estruturadas com licenciandos matriculados nesta IES e (3) uma discussão filosófica/psicanalítica acerca do tema da ética a partir de sugestões propostas pelos próprios licenciandos. Constatou-se que a formação de alunos autônomos/ éticos exige a abordagem de reflexões axiológicas e psicológicas/psicanalíticas durante a formação inicial docente. Palavras-chave: Educação Ética; Cursos de Licenciatura; Filosofia; Psicanálise. Ethics in teacher training courses in times of moral crisisAbstract: The current National Curriculum Parameters (1997, vol 8) claim that ethics should be approached as a transversal theme in schools, requiring teachers to know more about the moral judgment of the child. The purpose of this article is to investigate what has been taught concerning ethical education in teaching degree programs and to present a theoretical discussion about the problem of human action. The qualitative research carried out included (1) an analysis of the undergraduate curricula of a Rio de Janeiro state-run university, (2) 30 semi-structured interviews with teaching undergraduates enrolled in that HEI, and (3) a philosophical / psychoanalytic discussion about ethics from suggestions proposed by the undergraduates themselves. It was found that the training of autonomous / ethical students requires the approach of axiological and psychological / psychoanalytic reflections during initial teacher training.Keywords:  Ethical education. Teaching degree courses. Philosophy. PsychoanalysisEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/730REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 90-1032177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/730/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLongo, Monique MarquesLins, Maria Judith Sucupira Costa2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/730Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Etica na formação docente em tempos de crise moral
title Etica na formação docente em tempos de crise moral
spellingShingle Etica na formação docente em tempos de crise moral
Longo, Monique Marques
Educação Ética
Cursos de Licenciatura
Filosofia
Psicanálise
educaçao
etica
formação docente
title_short Etica na formação docente em tempos de crise moral
title_full Etica na formação docente em tempos de crise moral
title_fullStr Etica na formação docente em tempos de crise moral
title_full_unstemmed Etica na formação docente em tempos de crise moral
title_sort Etica na formação docente em tempos de crise moral
author Longo, Monique Marques
author_facet Longo, Monique Marques
Lins, Maria Judith Sucupira Costa
author_role author
author2 Lins, Maria Judith Sucupira Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longo, Monique Marques
Lins, Maria Judith Sucupira Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ética
Cursos de Licenciatura
Filosofia
Psicanálise
educaçao
etica
formação docente
topic Educação Ética
Cursos de Licenciatura
Filosofia
Psicanálise
educaçao
etica
formação docente
description Os vigentes Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, vol. 8)  apregoam que o tema da Ética deve ser abordado como tema transversal nas escolas, exigindo dos professores conhecimentos acerca do juízo moral infantil. O objetivo deste artigo reside tanto em investigar o que tem sido ensinado Concernente à Educação Ética nos Cursos de Licenciatura como apresentar uma discussão teórica acerca da problemática do agir humano. A pesquisa qualitativa realizada apresentou: (1) uma análise dos currículos das licenciaturas de uma Universidade pública carioca; (2) a aplicação de 30 entrevistas semi-estruturadas com licenciandos matriculados nesta IES e (3) uma discussão filosófica/psicanalítica acerca do tema da ética a partir de sugestões propostas pelos próprios licenciandos. Constatou-se que a formação de alunos autônomos/ éticos exige a abordagem de reflexões axiológicas e psicológicas/psicanalíticas durante a formação inicial docente. Palavras-chave: Educação Ética; Cursos de Licenciatura; Filosofia; Psicanálise. Ethics in teacher training courses in times of moral crisisAbstract: The current National Curriculum Parameters (1997, vol 8) claim that ethics should be approached as a transversal theme in schools, requiring teachers to know more about the moral judgment of the child. The purpose of this article is to investigate what has been taught concerning ethical education in teaching degree programs and to present a theoretical discussion about the problem of human action. The qualitative research carried out included (1) an analysis of the undergraduate curricula of a Rio de Janeiro state-run university, (2) 30 semi-structured interviews with teaching undergraduates enrolled in that HEI, and (3) a philosophical / psychoanalytic discussion about ethics from suggestions proposed by the undergraduates themselves. It was found that the training of autonomous / ethical students requires the approach of axiological and psychological / psychoanalytic reflections during initial teacher training.Keywords:  Ethical education. Teaching degree courses. Philosophy. Psychoanalysis
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/730
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/730/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 90-103
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352345645056