Reflexões acerca dos obstáculos epistemológicos presentes na formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrão, Felipe da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amorim Neto, Alcides de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4957
Resumo: The main theme of this article is the epistemological obstacles in the training of teachers specifically on mathematics teachers. This is an important research due to the discussion of dilemmas and mishaps raised from teaching practice, taking into account the theory of knowledge by Gaston Bachelard (1884-1962). Therefore, we based this work on ideas as of D'Ambrosio (2012), Parents (2002), Pepper (2012), Imbernon (2011), among others. The investigative proposal has three sections, the first one concerning to some concepts related to the theory of Bachelard, then proceeding to a brief discussion about the training of mathematics teachers, ending in the study of epistemological obstacles in Math teaching, according to the complete training process. In conclusion, it is clear that the contributions of the theory of Bachelard are still valid and present in the context of teacher training. Keywords: Epistemology. Teacher Training. Mathematics.
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spelling Reflexões acerca dos obstáculos epistemológicos presentes na formação de professores de matemáticaReflections on epistemological obstacles in training of Mathematics teachersEpistemologiaFormação DocenteMatemáticaCiênciasThe main theme of this article is the epistemological obstacles in the training of teachers specifically on mathematics teachers. This is an important research due to the discussion of dilemmas and mishaps raised from teaching practice, taking into account the theory of knowledge by Gaston Bachelard (1884-1962). Therefore, we based this work on ideas as of D'Ambrosio (2012), Parents (2002), Pepper (2012), Imbernon (2011), among others. The investigative proposal has three sections, the first one concerning to some concepts related to the theory of Bachelard, then proceeding to a brief discussion about the training of mathematics teachers, ending in the study of epistemological obstacles in Math teaching, according to the complete training process. In conclusion, it is clear that the contributions of the theory of Bachelard are still valid and present in the context of teacher training. Keywords: Epistemology. Teacher Training. Mathematics.O artigo tem como temática os obstáculos epistemológicos presentes na formação de professores com ênfase no educador matemático. A pesquisa justifica-se pela importância da discussão acerca dos dilemas e percalços oriundos a prática docente, levando em consideração a teoria do conhecimento defendida por Gaston Bachelard (1884–1962). Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica a partir das ideias de autores como D’Ambrosio (2012), Pais (2002), Pimenta (2012), Imbernón (2011), dentre outros. A proposta investigativa será apresentada em três seções, sendo a primeira referente a alguns conceitos vinculados à teoria de Bachelard, posteriormente abre-se espaço para uma breve discussão sobre a formação de professores de matemática, finalizando o estudo com os obstáculos epistemológicos presentes no ensino da matemática, levando em consideração o processo de formação como um todo. Em suma, percebe-se que as contribuições da teoria de Bachelard ainda permanecem válidas e muito presentes no contexto da formação de professores. Palavras-Chave: Epistemologia. Formação Docente. MatemáticaUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-19T21:44:04Z2024-09-10T17:38:33Z2020-07-142020-07-19T21:44:04Z2016-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. ______. A filosofia do não. São Paulo: Abril, 1978. ______. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática, bacharelado e licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 05 mar. 2002a, Seção 1, p. 15. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf>. Acesso em: 16 jun 2016. BORGES, M. C. F. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004. CARRAHER, T.; CARRAHER, D. Na vida dez, na escola zero. 14 ed. São Paulo: Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 92 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.82-93 | jul-dez | 2016 Cortez, 2006. CARVALHO, M. P. Ensino, uma atividade relacional. 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VEIGA, I. P. A. (Org.). Formação de Professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4957porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNegrão, Felipe da CostaAmorim Neto, Alcides de Castroreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:53:50Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4957Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:53:50Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
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