OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiane Elvira de Assis
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Marques, Luciana Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/257
Resumo: Este texto traz uma problematização sobre os usos do tempo no currículo, através da narrativa de uma roda de conversa com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola mineira. O mergulho no cotidiano escolar faz parte da escolha pela pesquisa no/do/com o cotidiano como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológica de pesquisa. A crônica Tempo da escola foi construída a partir das observações e narrativas do cotidiano escolar e problematizada em uma roda de conversa. O que nos instigou a estudar a temática tempo foram os conflitos que existem no cotidiano escolar quando se trata de compreender o tempo do outro; pensar como articular no tempo escolar os diferentes tempos dos outros. As experiências do tempo escolar narradas desvelaram que a concepção linear de tempo ainda orienta a escola, sendo o tempo demarcado pelo relógio e calendários os reguladores da sua organização e dos corpos praticantes do cotidiano escolar. Apontamos, no entanto, para o experienciar da duração, como propõe Bergson em sua teoria, problematizando a linearidade que está implícita no currículo escolar.
id EDUL-1_6bf9396bce41e2f0e070fae952009a6f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/257
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULOTempocurrículoescolaCurrículoformação de professorestempo e educaçãoEste texto traz uma problematização sobre os usos do tempo no currículo, através da narrativa de uma roda de conversa com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola mineira. O mergulho no cotidiano escolar faz parte da escolha pela pesquisa no/do/com o cotidiano como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológica de pesquisa. A crônica Tempo da escola foi construída a partir das observações e narrativas do cotidiano escolar e problematizada em uma roda de conversa. O que nos instigou a estudar a temática tempo foram os conflitos que existem no cotidiano escolar quando se trata de compreender o tempo do outro; pensar como articular no tempo escolar os diferentes tempos dos outros. As experiências do tempo escolar narradas desvelaram que a concepção linear de tempo ainda orienta a escola, sendo o tempo demarcado pelo relógio e calendários os reguladores da sua organização e dos corpos praticantes do cotidiano escolar. Apontamos, no entanto, para o experienciar da duração, como propõe Bergson em sua teoria, problematizando a linearidade que está implícita no currículo escolar.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa no/do/com o cotidianoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/257REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 363-3772177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/257/pdfOliveira, Cristiane Elvira de AssisMarques, Luciana Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/257Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
title OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
spellingShingle OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
Oliveira, Cristiane Elvira de Assis
Tempo
currículo
escola
Currículo
formação de professores
tempo e educação
title_short OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
title_full OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
title_fullStr OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
title_full_unstemmed OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
title_sort OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
author Oliveira, Cristiane Elvira de Assis
author_facet Oliveira, Cristiane Elvira de Assis
Marques, Luciana Pacheco
author_role author
author2 Marques, Luciana Pacheco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Elvira de Assis
Marques, Luciana Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo
currículo
escola
Currículo
formação de professores
tempo e educação
topic Tempo
currículo
escola
Currículo
formação de professores
tempo e educação
description Este texto traz uma problematização sobre os usos do tempo no currículo, através da narrativa de uma roda de conversa com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola mineira. O mergulho no cotidiano escolar faz parte da escolha pela pesquisa no/do/com o cotidiano como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológica de pesquisa. A crônica Tempo da escola foi construída a partir das observações e narrativas do cotidiano escolar e problematizada em uma roda de conversa. O que nos instigou a estudar a temática tempo foram os conflitos que existem no cotidiano escolar quando se trata de compreender o tempo do outro; pensar como articular no tempo escolar os diferentes tempos dos outros. As experiências do tempo escolar narradas desvelaram que a concepção linear de tempo ainda orienta a escola, sendo o tempo demarcado pelo relógio e calendários os reguladores da sua organização e dos corpos praticantes do cotidiano escolar. Apontamos, no entanto, para o experienciar da duração, como propõe Bergson em sua teoria, problematizando a linearidade que está implícita no currículo escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa no/do/com o cotidiano
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/257
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/257/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 363-377
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351313846272