Projeto político-pedagógico e práticas curriculares : um estudo de caso sobre a organização do espaço e do tempo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67913 |
Resumo: | Este trabalho investigativo analisou algumas práticas curriculares, em uma escola de Educação Infantil da rede particular do município de Porto Alegre, no que se refere à organização do espaço e do tempo pedagógico com vistas a compatibilizar essas práticas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. A pesquisa teve como objetivo perceber como as práticas investigadas contemplam o PPP e como se dá a atualização desse documento para uma aproximação com a proposta institucional e práticas. Para embasar esse estudo apoiei-me, basicamente, nos estudos de Moacir Gadotti (1996) e Celso Vasconcellos (2012) ao abordar sobre Projeto Políticopedagógico e suas implicações, de Maria da Graça Horn (2004) e de Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman (1999) para problematizar a organização do tempo e espaço escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, consistiu em um estudo de caso. Foram adotados os seguintes procedimentos investigativos: observações dos espaços institucionais; análise documental; registro de imagens fotográficas – de espaços da instituição e de algumas atividades realizadas pelos alunos e expostas na escola; e, entrevistas realizadas com duas docentes e com a coordenadora pedagógica da escola. De forma geral, as análises sugerem que o PPP pouco transparece nas práticas curriculares, no que se refere em especial à organização do espaço e do tempo na Educação Infantil. Ainda, o corpo docente da instituição pesquisada pouco reconhece o PPP como norteador para o seu planejamento e sua prática. |
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