O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aldemir Barbosa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carminati, Celso João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/834
Resumo: Os manuais escolares são instrumentos da cultura escolar, tornando-se, para os historiadores, fonte privilegiada de investigação na História da Educação, permitindo que adentrem na relação entre a produção, a circulação e os usos desse objeto escolar, e o entrecruzam com as construções culturais e educacionais no campo historiográfico. Na primeira parte deste artigo, aborda-se um breve histórico da fundação e da representação do método pedagógico jesuítico Ratio Studiorum nas instituições educacionais católicas europeias e na colônia portuguesa brasileira. Na segunda parte, abalizam-se aspectos das reformas educacionais republicanas e sua relação entre as ausências e as permanências da disciplina escolar de filosofia no currículo oficial. Por fim, analisam-se os indícios da presença do Ratio Studiorum em três manuais escolares de filosofia aprovados/autorizados pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) na década de 1940, sendo uma relação estratégica para o movimento Reação Católica no país.Palavras-chave: História da Educação. Manuais de Filosofia. Ratio Studiorum. Políticas educacionais.Ratio Studiorum: traces in the 1934-1944 school textbooks of PhilosophyAbstract: School textbooks are instruments of school culture, becoming a privileged source of research for historians in the History of Education and putting them in touch with the relation between the production, circulation and uses of this school object and the interconnection with the cultural and educational constructions in the historiographical field. In the first part of this article, we present a brief history of the foundation and representation of the Jesuit pedagogical method Ratio Studiorum in European Catholic educational institutions and in the Portuguese Brazilian colony. In the second part, we emphasize aspects of the Republican educational reforms and their relation with the moments of absence and permanence of philosophy as a school unit in official curricula. Finally, we analyze the traces of Ratio Studiorum in three school textbooks of philosophy approved / authorized by the National Commission of Textbooks (CNLD) in the 1940s as a strategic relationship for the Catholic Reaction movement in the country.Keywords: History of Education. Textbooks of Philosophy. Ratio Studiorum. Educational policies
id EDUL-1_6c37cd8798bc03d6d985e5462f56a0a3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/834
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944História da EducaçãoManuais de FilosofiaRatio StudiorumPolíticas educacionais.ArtigoOs manuais escolares são instrumentos da cultura escolar, tornando-se, para os historiadores, fonte privilegiada de investigação na História da Educação, permitindo que adentrem na relação entre a produção, a circulação e os usos desse objeto escolar, e o entrecruzam com as construções culturais e educacionais no campo historiográfico. Na primeira parte deste artigo, aborda-se um breve histórico da fundação e da representação do método pedagógico jesuítico Ratio Studiorum nas instituições educacionais católicas europeias e na colônia portuguesa brasileira. Na segunda parte, abalizam-se aspectos das reformas educacionais republicanas e sua relação entre as ausências e as permanências da disciplina escolar de filosofia no currículo oficial. Por fim, analisam-se os indícios da presença do Ratio Studiorum em três manuais escolares de filosofia aprovados/autorizados pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) na década de 1940, sendo uma relação estratégica para o movimento Reação Católica no país.Palavras-chave: História da Educação. Manuais de Filosofia. Ratio Studiorum. Políticas educacionais.Ratio Studiorum: traces in the 1934-1944 school textbooks of PhilosophyAbstract: School textbooks are instruments of school culture, becoming a privileged source of research for historians in the History of Education and putting them in touch with the relation between the production, circulation and uses of this school object and the interconnection with the cultural and educational constructions in the historiographical field. In the first part of this article, we present a brief history of the foundation and representation of the Jesuit pedagogical method Ratio Studiorum in European Catholic educational institutions and in the Portuguese Brazilian colony. In the second part, we emphasize aspects of the Republican educational reforms and their relation with the moments of absence and permanence of philosophy as a school unit in official curricula. Finally, we analyze the traces of Ratio Studiorum in three school textbooks of philosophy approved / authorized by the National Commission of Textbooks (CNLD) in the 1940s as a strategic relationship for the Catholic Reaction movement in the country.Keywords: History of Education. Textbooks of Philosophy. Ratio Studiorum. Educational policiesEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/834REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 78-992177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/834/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aldemir Barbosa daCarminati, Celso João2021-03-17T21:42:12Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/834Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:12Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944
title O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944
spellingShingle O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944
Silva, Aldemir Barbosa da
História da Educação
Manuais de Filosofia
Ratio Studiorum
Políticas educacionais.
Artigo
title_short O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944
title_full O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944
title_fullStr O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944
title_full_unstemmed O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944
title_sort O Ratio Studiorum: indícios nos manuais escolares de Filosofia de 1934 a 1944
author Silva, Aldemir Barbosa da
author_facet Silva, Aldemir Barbosa da
Carminati, Celso João
author_role author
author2 Carminati, Celso João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aldemir Barbosa da
Carminati, Celso João
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Manuais de Filosofia
Ratio Studiorum
Políticas educacionais.
Artigo
topic História da Educação
Manuais de Filosofia
Ratio Studiorum
Políticas educacionais.
Artigo
description Os manuais escolares são instrumentos da cultura escolar, tornando-se, para os historiadores, fonte privilegiada de investigação na História da Educação, permitindo que adentrem na relação entre a produção, a circulação e os usos desse objeto escolar, e o entrecruzam com as construções culturais e educacionais no campo historiográfico. Na primeira parte deste artigo, aborda-se um breve histórico da fundação e da representação do método pedagógico jesuítico Ratio Studiorum nas instituições educacionais católicas europeias e na colônia portuguesa brasileira. Na segunda parte, abalizam-se aspectos das reformas educacionais republicanas e sua relação entre as ausências e as permanências da disciplina escolar de filosofia no currículo oficial. Por fim, analisam-se os indícios da presença do Ratio Studiorum em três manuais escolares de filosofia aprovados/autorizados pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) na década de 1940, sendo uma relação estratégica para o movimento Reação Católica no país.Palavras-chave: História da Educação. Manuais de Filosofia. Ratio Studiorum. Políticas educacionais.Ratio Studiorum: traces in the 1934-1944 school textbooks of PhilosophyAbstract: School textbooks are instruments of school culture, becoming a privileged source of research for historians in the History of Education and putting them in touch with the relation between the production, circulation and uses of this school object and the interconnection with the cultural and educational constructions in the historiographical field. In the first part of this article, we present a brief history of the foundation and representation of the Jesuit pedagogical method Ratio Studiorum in European Catholic educational institutions and in the Portuguese Brazilian colony. In the second part, we emphasize aspects of the Republican educational reforms and their relation with the moments of absence and permanence of philosophy as a school unit in official curricula. Finally, we analyze the traces of Ratio Studiorum in three school textbooks of philosophy approved / authorized by the National Commission of Textbooks (CNLD) in the 1940s as a strategic relationship for the Catholic Reaction movement in the country.Keywords: History of Education. Textbooks of Philosophy. Ratio Studiorum. Educational policies
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/834
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/834/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 78-99
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352738861056