Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504 |
Resumo: | Este trabalho é parte da pesquisa “Aprendizagem e Desenvolvimento: Concepções, Práticas e Interações no Espaço Escolar”, desenvolvida pelo Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade (LADES) e apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi utilizada a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski: seus escritos sobre a influência do contexto sobre o homem e sua relação dialética com a cultura. Essa discussão se faz importante por trazer a proposta de compreensão de alguns fatores que levam a Pedagogia a ser apontada como uma profissão eminentemente feminina: processos identificatórios, aspectos sócio-econômicos e de status. A metodologia fez uso de observações das práticas profissionais e entrevistas semi-estruturadas com oito professoras de duas escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza, cujos nomes, para fins de citação, foram substituídos por nomes fictícios por razões éticas de sigilo. A análise dos depoimentos das professoras apontou sua entrada na docência através da identificação com referenciais femininos, marcadamente com as mães. Pode-se apreender, a partir da análise dos dados, de que modo as mudanças concretas no cenário político permearam seus trajetos e influenciaram a escolha pelo magistério. As observações das práticas das professoras indicam características típicas do feminino e uma busca dos alunos pela função materna, gerando uma interação de conflitos e angústias.Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural, Feminino, Magistério, Pedagogia. PEDAGOGY AS A FEMALE PROFESSION: A PERSPECTIVE OF SOCIOHISTORICAL PSYCHOLOGY Abstract: This paper is a product of a larger research project entitled “Development and schooling: concepts, actions and social interactions inside schools”. The research is conducted by the Learning, Development and Subjectivity Laboratory (LADES) and sponsored by the Ceará Foundation for the Scientific and Technological Development Support (FUNCAP). Vigotski’s Sociohistorical Psychology was used as a theoretical framework to explain why pedagogy is seen as a female profession. The methodology included the observation technique and eight semi-structured interviews as instruments to evaluate female teachers from two different municipal public schools in Fortaleza. The participants’ names were replaced with fictional names to protect their identity. The analysis of the interviews revealed that the main reason for them to choose to be teachers is their identification with meaningful female models such as their own mothers. On top of that, data analysis indicates that changes in political scenario also led them to this profession (Pedagogy). The teachers’ daily practices are related to the female gender, and students seem to see them as surrogate mothers, which results in an interaction laden with conflict and anguish.Keywords: Female gender, Pedagogy, Sociohistorical Psychology. |
id |
EDUL-1_7204af1f56bae1cad9cd360928e492a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/504 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-CulturalPsicologia Histórico-CulturalFemininoMagistérioPedagogiaprofissionalização docenteEste trabalho é parte da pesquisa “Aprendizagem e Desenvolvimento: Concepções, Práticas e Interações no Espaço Escolar”, desenvolvida pelo Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade (LADES) e apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi utilizada a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski: seus escritos sobre a influência do contexto sobre o homem e sua relação dialética com a cultura. Essa discussão se faz importante por trazer a proposta de compreensão de alguns fatores que levam a Pedagogia a ser apontada como uma profissão eminentemente feminina: processos identificatórios, aspectos sócio-econômicos e de status. A metodologia fez uso de observações das práticas profissionais e entrevistas semi-estruturadas com oito professoras de duas escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza, cujos nomes, para fins de citação, foram substituídos por nomes fictícios por razões éticas de sigilo. A análise dos depoimentos das professoras apontou sua entrada na docência através da identificação com referenciais femininos, marcadamente com as mães. Pode-se apreender, a partir da análise dos dados, de que modo as mudanças concretas no cenário político permearam seus trajetos e influenciaram a escolha pelo magistério. As observações das práticas das professoras indicam características típicas do feminino e uma busca dos alunos pela função materna, gerando uma interação de conflitos e angústias.Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural, Feminino, Magistério, Pedagogia. PEDAGOGY AS A FEMALE PROFESSION: A PERSPECTIVE OF SOCIOHISTORICAL PSYCHOLOGY Abstract: This paper is a product of a larger research project entitled “Development and schooling: concepts, actions and social interactions inside schools”. The research is conducted by the Learning, Development and Subjectivity Laboratory (LADES) and sponsored by the Ceará Foundation for the Scientific and Technological Development Support (FUNCAP). Vigotski’s Sociohistorical Psychology was used as a theoretical framework to explain why pedagogy is seen as a female profession. The methodology included the observation technique and eight semi-structured interviews as instruments to evaluate female teachers from two different municipal public schools in Fortaleza. The participants’ names were replaced with fictional names to protect their identity. The analysis of the interviews revealed that the main reason for them to choose to be teachers is their identification with meaningful female models such as their own mothers. On top of that, data analysis indicates that changes in political scenario also led them to this profession (Pedagogy). The teachers’ daily practices are related to the female gender, and students seem to see them as surrogate mothers, which results in an interaction laden with conflict and anguish.Keywords: Female gender, Pedagogy, Sociohistorical Psychology.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativa de cunho exploratório.application/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 137-1552177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504/pdfAlves, Danielle Fernandes VasconcelosNunes, Ana Ignez Beleminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/504Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title |
Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
spellingShingle |
Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural Alves, Danielle Fernandes Vasconcelos Psicologia Histórico-Cultural Feminino Magistério Pedagogia profissionalização docente |
title_short |
Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title_full |
Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title_fullStr |
Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title_full_unstemmed |
Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
title_sort |
Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural |
author |
Alves, Danielle Fernandes Vasconcelos |
author_facet |
Alves, Danielle Fernandes Vasconcelos Nunes, Ana Ignez Belem |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Ana Ignez Belem |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Danielle Fernandes Vasconcelos Nunes, Ana Ignez Belem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Histórico-Cultural Feminino Magistério Pedagogia profissionalização docente |
topic |
Psicologia Histórico-Cultural Feminino Magistério Pedagogia profissionalização docente |
description |
Este trabalho é parte da pesquisa “Aprendizagem e Desenvolvimento: Concepções, Práticas e Interações no Espaço Escolar”, desenvolvida pelo Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade (LADES) e apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi utilizada a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski: seus escritos sobre a influência do contexto sobre o homem e sua relação dialética com a cultura. Essa discussão se faz importante por trazer a proposta de compreensão de alguns fatores que levam a Pedagogia a ser apontada como uma profissão eminentemente feminina: processos identificatórios, aspectos sócio-econômicos e de status. A metodologia fez uso de observações das práticas profissionais e entrevistas semi-estruturadas com oito professoras de duas escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza, cujos nomes, para fins de citação, foram substituídos por nomes fictícios por razões éticas de sigilo. A análise dos depoimentos das professoras apontou sua entrada na docência através da identificação com referenciais femininos, marcadamente com as mães. Pode-se apreender, a partir da análise dos dados, de que modo as mudanças concretas no cenário político permearam seus trajetos e influenciaram a escolha pelo magistério. As observações das práticas das professoras indicam características típicas do feminino e uma busca dos alunos pela função materna, gerando uma interação de conflitos e angústias.Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural, Feminino, Magistério, Pedagogia. PEDAGOGY AS A FEMALE PROFESSION: A PERSPECTIVE OF SOCIOHISTORICAL PSYCHOLOGY Abstract: This paper is a product of a larger research project entitled “Development and schooling: concepts, actions and social interactions inside schools”. The research is conducted by the Learning, Development and Subjectivity Laboratory (LADES) and sponsored by the Ceará Foundation for the Scientific and Technological Development Support (FUNCAP). Vigotski’s Sociohistorical Psychology was used as a theoretical framework to explain why pedagogy is seen as a female profession. The methodology included the observation technique and eight semi-structured interviews as instruments to evaluate female teachers from two different municipal public schools in Fortaleza. The participants’ names were replaced with fictional names to protect their identity. The analysis of the interviews revealed that the main reason for them to choose to be teachers is their identification with meaningful female models such as their own mothers. On top of that, data analysis indicates that changes in political scenario also led them to this profession (Pedagogy). The teachers’ daily practices are related to the female gender, and students seem to see them as surrogate mothers, which results in an interaction laden with conflict and anguish.Keywords: Female gender, Pedagogy, Sociohistorical Psychology. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa de cunho exploratório. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 137-155 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351818211328 |