Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Danielle Fernandes Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nunes, Ana Ignez Belem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504
Resumo: Este trabalho é parte da pesquisa “Aprendizagem e Desenvolvimento: Concepções, Práticas e Interações no Espaço Escolar”, desenvolvida pelo Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade (LADES) e apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi utilizada a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski: seus escritos sobre a influência do contexto sobre o homem e sua relação dialética com a cultura. Essa discussão se faz importante por trazer a proposta de compreensão de alguns fatores que levam a Pedagogia a ser apontada como uma profissão eminentemente feminina: processos identificatórios, aspectos sócio-econômicos e de status. A metodologia fez uso de observações das práticas profissionais e entrevistas semi-estruturadas com oito professoras de duas escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza, cujos nomes, para fins de citação, foram substituídos por nomes fictícios por razões éticas de sigilo. A análise dos depoimentos das professoras apontou sua entrada na docência através da identificação com referenciais femininos, marcadamente com as mães. Pode-se apreender, a partir da análise dos dados, de que modo as mudanças concretas no cenário político permearam seus trajetos e influenciaram a escolha pelo magistério. As observações das práticas das professoras indicam características típicas do feminino e uma busca dos alunos pela função materna, gerando uma interação de conflitos e angústias.Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural, Feminino, Magistério, Pedagogia. PEDAGOGY AS A FEMALE PROFESSION: A PERSPECTIVE OF SOCIOHISTORICAL PSYCHOLOGY Abstract: This paper is a product of a larger research project entitled “Development and schooling: concepts, actions and social interactions inside schools”. The research is conducted by the Learning, Development and Subjectivity Laboratory (LADES) and sponsored by the Ceará Foundation for the Scientific and Technological Development Support (FUNCAP). Vigotski’s Sociohistorical Psychology was used as a theoretical framework to explain why pedagogy is seen as a female profession. The methodology included the observation technique and eight semi-structured interviews as instruments to evaluate female teachers from two different municipal public schools in Fortaleza. The participants’ names were replaced with fictional names to protect their identity. The analysis of the interviews revealed that the main reason for them to choose to be teachers is their identification with meaningful female models such as their own mothers. On top of that, data analysis indicates that changes in political scenario also led them to this profession (Pedagogy). The teachers’ daily practices are related to the female gender, and students seem to see them as surrogate mothers, which results in an interaction laden with conflict and anguish.Keywords: Female gender, Pedagogy, Sociohistorical Psychology.
id EDUL-1_7204af1f56bae1cad9cd360928e492a0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/504
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-CulturalPsicologia Histórico-CulturalFemininoMagistérioPedagogiaprofissionalização docenteEste trabalho é parte da pesquisa “Aprendizagem e Desenvolvimento: Concepções, Práticas e Interações no Espaço Escolar”, desenvolvida pelo Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade (LADES) e apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi utilizada a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski: seus escritos sobre a influência do contexto sobre o homem e sua relação dialética com a cultura. Essa discussão se faz importante por trazer a proposta de compreensão de alguns fatores que levam a Pedagogia a ser apontada como uma profissão eminentemente feminina: processos identificatórios, aspectos sócio-econômicos e de status. A metodologia fez uso de observações das práticas profissionais e entrevistas semi-estruturadas com oito professoras de duas escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza, cujos nomes, para fins de citação, foram substituídos por nomes fictícios por razões éticas de sigilo. A análise dos depoimentos das professoras apontou sua entrada na docência através da identificação com referenciais femininos, marcadamente com as mães. Pode-se apreender, a partir da análise dos dados, de que modo as mudanças concretas no cenário político permearam seus trajetos e influenciaram a escolha pelo magistério. As observações das práticas das professoras indicam características típicas do feminino e uma busca dos alunos pela função materna, gerando uma interação de conflitos e angústias.Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural, Feminino, Magistério, Pedagogia. PEDAGOGY AS A FEMALE PROFESSION: A PERSPECTIVE OF SOCIOHISTORICAL PSYCHOLOGY Abstract: This paper is a product of a larger research project entitled “Development and schooling: concepts, actions and social interactions inside schools”. The research is conducted by the Learning, Development and Subjectivity Laboratory (LADES) and sponsored by the Ceará Foundation for the Scientific and Technological Development Support (FUNCAP). Vigotski’s Sociohistorical Psychology was used as a theoretical framework to explain why pedagogy is seen as a female profession. The methodology included the observation technique and eight semi-structured interviews as instruments to evaluate female teachers from two different municipal public schools in Fortaleza. The participants’ names were replaced with fictional names to protect their identity. The analysis of the interviews revealed that the main reason for them to choose to be teachers is their identification with meaningful female models such as their own mothers. On top of that, data analysis indicates that changes in political scenario also led them to this profession (Pedagogy). The teachers’ daily practices are related to the female gender, and students seem to see them as surrogate mothers, which results in an interaction laden with conflict and anguish.Keywords: Female gender, Pedagogy, Sociohistorical Psychology.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativa de cunho exploratório.application/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 137-1552177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504/pdfAlves, Danielle Fernandes VasconcelosNunes, Ana Ignez Beleminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/504Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
title Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
spellingShingle Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
Alves, Danielle Fernandes Vasconcelos
Psicologia Histórico-Cultural
Feminino
Magistério
Pedagogia
profissionalização docente
title_short Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
title_full Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
title_fullStr Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
title_full_unstemmed Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
title_sort Feminização do magistério: dom. circunstância ou História? Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
author Alves, Danielle Fernandes Vasconcelos
author_facet Alves, Danielle Fernandes Vasconcelos
Nunes, Ana Ignez Belem
author_role author
author2 Nunes, Ana Ignez Belem
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Danielle Fernandes Vasconcelos
Nunes, Ana Ignez Belem
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Histórico-Cultural
Feminino
Magistério
Pedagogia
profissionalização docente
topic Psicologia Histórico-Cultural
Feminino
Magistério
Pedagogia
profissionalização docente
description Este trabalho é parte da pesquisa “Aprendizagem e Desenvolvimento: Concepções, Práticas e Interações no Espaço Escolar”, desenvolvida pelo Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade (LADES) e apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi utilizada a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski: seus escritos sobre a influência do contexto sobre o homem e sua relação dialética com a cultura. Essa discussão se faz importante por trazer a proposta de compreensão de alguns fatores que levam a Pedagogia a ser apontada como uma profissão eminentemente feminina: processos identificatórios, aspectos sócio-econômicos e de status. A metodologia fez uso de observações das práticas profissionais e entrevistas semi-estruturadas com oito professoras de duas escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza, cujos nomes, para fins de citação, foram substituídos por nomes fictícios por razões éticas de sigilo. A análise dos depoimentos das professoras apontou sua entrada na docência através da identificação com referenciais femininos, marcadamente com as mães. Pode-se apreender, a partir da análise dos dados, de que modo as mudanças concretas no cenário político permearam seus trajetos e influenciaram a escolha pelo magistério. As observações das práticas das professoras indicam características típicas do feminino e uma busca dos alunos pela função materna, gerando uma interação de conflitos e angústias.Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural, Feminino, Magistério, Pedagogia. PEDAGOGY AS A FEMALE PROFESSION: A PERSPECTIVE OF SOCIOHISTORICAL PSYCHOLOGY Abstract: This paper is a product of a larger research project entitled “Development and schooling: concepts, actions and social interactions inside schools”. The research is conducted by the Learning, Development and Subjectivity Laboratory (LADES) and sponsored by the Ceará Foundation for the Scientific and Technological Development Support (FUNCAP). Vigotski’s Sociohistorical Psychology was used as a theoretical framework to explain why pedagogy is seen as a female profession. The methodology included the observation technique and eight semi-structured interviews as instruments to evaluate female teachers from two different municipal public schools in Fortaleza. The participants’ names were replaced with fictional names to protect their identity. The analysis of the interviews revealed that the main reason for them to choose to be teachers is their identification with meaningful female models such as their own mothers. On top of that, data analysis indicates that changes in political scenario also led them to this profession (Pedagogy). The teachers’ daily practices are related to the female gender, and students seem to see them as surrogate mothers, which results in an interaction laden with conflict and anguish.Keywords: Female gender, Pedagogy, Sociohistorical Psychology.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa de cunho exploratório.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/504/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 137-155
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351818211328